terça-feira, 4 de março de 2014

JIQUITAIA

 A TERCEIRA IMPRESSÃO É A QUE FICA 


Nova resenha Julho 2015 -  http://enogastrogringo.blogspot.com.br/2015/07/jiquitaia-reloaded.html

Quando o Jiquitaia abriu as portas ha dois anos na Bela Vista bem ao lado da Av. Paulista, visitei eles duas vezes e não tinha me deixado uma lembrança inesquecível: Pratos corretos mas em porcões enxutas e mesmo com a tentadora proposta  de 50 reais por entrada, principal e sobremesa e até a chance de levar seu próprio vinho (eles não cobram a rolha da primeira garrafa) não tinha conseguido me empolgar o bastante para voltar, tendo tanta opção culinária em sampa.

Por essas coisas do destino o Jiquitaia apareceu na minha mente de novo de cara a uma janta a três num sábado e decidi testa los outra vez.agora,.. agora as sensações foram bem diferentes

Para começar mudou o preço, de 50 para bem entendíveis 59 apos dois anos pelos mesmos três passos, mas percebi uma notável melhora geral, não só na cozinha.
A sensação foi que o Jiquitaia, comandado pelos irmãos e donos Marcelo e Nina Bastos, evoluiu, se desenvolveu, adquiriu uma identidade própria se mostrando como um restaurante de cozinha de autor simples na apresentação do Restó mas caprichando e muito nos pratos: só com isso para mim alcança para se posicionar bem acima na minha lista na hora de decidir sair e jantar fora, o que não é pouca coisa não.

A melhora geral está não só nos tamanhos dos pratos, mas nos sabores, como esta entrada de linguiça artesanal, deliciosa, com purê de batatas, nitidamente superior a as duas outras pedidas, a batata doce com gorgonzola e castanhas do Pará (correto) e a carne seca (que saiu muito bem na foto mas que não provocou suspiros na mesa).








A grande e grata surpresa estava por vir: três principais, três execuções admiráveis


O magret de pato com arroz de pato no tucupi apresentava o magret na quantidade certa e no ponto certo de cozimento; o arroz saboroso, bem especiado que poderia ate ser um prato em si próprio.

Uma moqueca de camarão que não experimentei, mas elogiada por quem a escolheu.
Mesmo sem ter testado ela da para ter uma muito boa impressão só olhando: servida na cumbuca certa para manter o calor do prato, o contraste de cores é bem convidativo, uma apresentação imelhorável!
Eu, que roubei o 70% do pato da minha esposa, fui na costela de porco na sal grossa com barbecue de tamarindo bem acompanhado por batatas doces e roxas.


As sobremesas podem melhorar, nem o figo cozido no vinho com creme nem a mousse de chocolate com creme de cupuaçu (me considero um especialista em chocolates) tinham esse algo a mais, mas fecharam bem o jantar.





Independentemente das sobremesas sem destaque ou dalguma entrada só correta, hoje em dia existem poucos lugares em São Paulo para comer entrada, principal e sobremesa de cozinha de autor por esse dinheiro (Lá da Venda vem a minha memoria rapidamente), pelo que fico contente de divulgar este empreendimento dos irmãos Bastos.... e o tipo de restaurante que eu gosto, cozinha de autor sem esse ar de glamour que odeio, sem que o cozinheiro se ache mais do que o cliente.

Voltarei sem duvidas para experimentar outros pratos!!

Voltei um Sábado de Junho em 2015 e estas foram as minhas novas sensações:
 http://enogastrogringo.blogspot.com.br/2015/07/jiquitaia-reloaded.html

Jiquitaia
Rua Antonio Carlos 268, Bela Vista

Um comentário:

  1. Essa semana estivemos novamente no Jiquitaia, e que alegria e satisfação por sabe que continua como uma comida maravilhosa, que adoro.

    ResponderExcluir