quinta-feira, 20 de março de 2014

RESTAURANT WEEK - VINO!

TINHA TUDO PARA DAR CERTO, MAS...

Não tinha como me resistir, um enófilo como eu e uma proposta deste naipe: vinho que você leva da prateleira para a mesa e um menu atrativo pareciam preencher  todos os quesitos que eu preciso na hora de sair jantar fora, junto om a chance de conhecer um lugar novo que imaginei ia adotar pra sempre.

O que o VINO! escolheu como menu para o restaurant week, somado a que o calor apertava demais na noite de quarta feira em sampa harmonizavam perfeitamente com um branco, Chardonnay especificamente... e aí a historia começou a se complicar.

Vino! é uma loja de vinhos, bar e restaurante todo em um, onde um 95% dos rótulos são tintos:  NÃO FAZ SENTIDO então preparar um menu orientado aos brancos, simplesmente porque o cliente, nos, ficaremos sem opções e o jantar promissor virara uma experiencia FRUSTRANTE... foi o que aconteceu comigo ontem.
Eles insistiam num Chardonnay reserva chileno, mas caro a 99 reais e da mesma adega o básico deles a 59, só que a safra era 2010 e um chardonnay sem madeira dessa data já não esta no ponto...reconhecido incluso pelo próprio sommelier da  loja quando confrontado.

Isso para mim é um divisor de águas: quem investe num empreendimento destes alem de quer faturar e ganhar dinheiro precisa ter paixão pelo vinho também, e num pais onde a cultura vinícola não é grande, esta ainda surgindo, crescendo ano a ano (tentando captar ao imenso publico da cerveja), este tipo de empreendimentos deveria cumprir na minha visão ate uma função pedagógica, aproximando aos curiosos a este apassionante mundo.
Os inexpertos tem que se sentir protegidos, amparados, e não serem os alvos de vinhos sem saída na hora certa.
O simples fato de ter na prateleira aquele Chardonnay 2010 sem madeira e pior ainda, um Torrontés 2010, uva que pede para ser bebida ainda jovem, mostra no minimo o desinteresse pelo cliente e é definitivamente um lugar ao qual não voltarei.
A essência, quase que o mandamento dum restaurante-bar a vin-vinoteca deveria ser o respeito com o cliente em relação ao vinho...ter esses brancos a venda  vão no sentido contrário.
Meu aborrecimento foi tal que acompanhei o jantar com dois refri.

A comida? corretas entradas, a polenta com linguiça estava realmente boa mas o nhoque não tinha caráter, mesmo bem apresentado e acompanhado de camarões deixou a desejar um pouco.




O principal um bacalhau com muita boa cara na foto (meia tremidinha reconheço) mas não me impressionou no palato: até a minha esposa que adora peixe não acabou o seu.
Em definitiva a comida não é a estrela do lugar, claro, mais acompanha.
Mas a polenta acompanhada duma linguiça bem especiada pede a gritos um branco, o palato precisa dum vinho que o refresque, não que brigue...talvez um pinot  ou um tempranillo jovem (mais neutros) até poderiam ter acompanhado, mas se um dos principais é o bacalhau ja aí não tem jeito.
Infelizmente o "gênio" que criou o cardápio mostrou uma dessintonia com o carro forte da casa, os tintos, e aí você não tem o que acompanhar a menos que quera gastar de 100 pratas para cima, o que não era meu caso.




Bom tiramisu de cupuaçu, bom mesmo fechou porem um jantar bem decepcionante, pois fui achando que virariam uns dos meus restaurantes prediletos e senti quase que uma faca nas costas.
O serviço bem irregular, enquanto a host num bom gesto abriu uma garrafa dum branco italiano para que experimentasse, me liberando do compromisso de compra-la se eu não gostasse, o garçom da messa não agradou nem um pouco.

VINO! 66 pontos
Comida 41/60
Ambiente 13/20
Serviço 5/10
Apresentação 7/10

Vino!
Rua Tamandaré Toledo,51
Itaim -SP



Nenhum comentário:

Postar um comentário