segunda-feira, 5 de setembro de 2016

VECCHIA ROMA TRATTORIA - ROMA

  BOM e BARATO  



Disputadíssima  e centenária tratorria em Roma, no boêmio e cultural bairro de Esquilino.
Trattoria Vecchia Roma é uma cantina tipica romana, ponto de referencia gastronômico da cidade, onde os locais comem; agora com a internet e vários artigos em jornais europeus o lugar é também frequentado por turistas. 

Porções generosas e preços camaradas, com boa qualidade de matéria prima...da para pedir alguma coisa melhor numa cidade cara e com armadilhas para turistas em cada canto?
Não espere luxo ou sofisticação, nem um prato gourmet, nem uma carta de vinhos ampla e variada ou charme e mordomia no atendimento...aqui a estrela é a comida, farta, saborosa e barata para uma cidade gastronomicamente tramposa como Roma.

Não conseguimos mesa  a primeira noite que fomos, pois tudo estava já reservado, mas marcamos para o dia seguinte, e fizemos o repeteco em outra das seis noites em Roma que estivemos.

Para quem quer gastar pouco é ideal, pois pratos na media de 10 Euros (entre eles o carro chefe da casa) satisfazem duas pessoas; nos fomos em plano de degustar, pedimos alguns pratos um pouco mais elaborados, um bom Montepulciano de Abruzzo e não o vinho da casa e mesmo assim a conta não doeu no bolso.


O lugar não é charmoso, mas é uma trattoria aconchegante, limpa e ampla, com vários salões divididos em arcos que se espalham pelo gigante subsolo.




Nos dois dias degustamos varias entradas, e na imensa maioria  pratos bons, bem executados,  porções com RPQ  bem alto...vamos lá:



Os Mexilhões estavam muito bons, carnudos e grandes; porção correta, molho caseiro sem acidez e uns  pães torradinhos acompanhando. Porem quando pedi a marinara imaginei outro molho, mas aqui "a marinara" é com molho de tomate e especiarias; mesmo diferentes  esta entrada, das mais caras do cardápio, por 8 Euros não desiludiu nem um pouco.






Outro destaque nas entradas foram estas azeitonas all´ascolane, crocantes, bem fritadas e recheadas, e com preço atrativo, 4 ou 5 Euros.
























A pizza não sobressaiu tanto assim , mas em parte porque o garçom não entendeu o nosso pedido, e trouce outra pizza da que nos vimos na mesa do lado e ordenamos.
Esta que veio estava correta, mas eu esperava algo a mais, considerando que estávamos em Roma.



Nos principais o carro chefe da casa bucatini all´amatriciana fiambé 9,50 chegam da cozinha e são misturados na hora pelo garçom dentro da forma dum pecorino. 






A massa aqui é show a preços lógicos, não os valores pirados que se pagam em sampa por uma matéria prima tão barata.
Também fomos neste spaghetti caccio e pepe (também menos de 10 Euros)... bom spaghetti, bom pecorino mas o diferencia no prato estava na pancetta, untuosa,crocante, saborosa, delicada e de sabor marcante.




Escolhemos e muito bem um Montepulciano de Abruzzo bem gastronômico mas com personalidade, este da Cantina Frentana safra 2012 que esta justo no ponto para ser bebido agora; taninos doces, mas com bom corpo para um vinho jovem assim e que passa só alguns messes barricado.
Vinho na faixa dos 6/8 Euros, e de interessantíssimos 14 aqui na trattoria


Nas sobremesas não percam o tiramisu, é aquele que você sonhou com comer na Itália e ainda por cima a preço camarada.




A primeira vez os mexilhões, os bucatini para dividir e o tiramisu mais o cafe, a segunda os bolinhos com azeitonas e a pizza como entradas e os spaghetti como único prato principal para dividir.
As duas vezes com o mesmo vinho de 14 Euros e a conta não ultrapassou os 40 Euros, menos de 20 por pessoa; sem vinho pagamos na media de 13 a 15 Euros por cabeça, já com a gorjeta e tudo incluso.
Consegue penar nalgum restaurante em sampa onde comer assim e com vinho você pague 80 reais por pessoa?... e já estou tomando o Euro a 4,  apos da depreciação grande do real em Agosto.







Caso sim , me passa o dado.

Trattoria Vecchia Roma
Via Ferruccio 12B
Roma - Itália

Nenhum comentário:

Postar um comentário