segunda-feira, 19 de outubro de 2015

PARIS GASTRONOMIA AU PETIT SUD OUEST - LES PAPILLES - LE CHENIN

 lugar - AU PETIT SUD OUEST - 79 pts
Comida 29/40, Apresentação 4/5, Serviço 14/15, Ambiente 10/15 e preço 22/25

Localizado próximo a torre Eiffel e numa avenida elegante, este bistrô da mais pra curti-lo nas mesinha fora do que dentro, com visual de cantina e toalhas de mesa xadrez...as mesinhas fora fazem toda a diferencia se pegar Paris numa boa estação.

Aqui as grandes estrelas, os carros chefe da casa são o foie grãs e o pato, que eles trazem do sul do pais, tudo seu cardápio se baseia nestes produtos... A isso fomos e isso pedimos, com resultados diversos.

De entrada o foie claro, um bom foie grãs, mais não extraordinário, que era o que esperava.
Boa porção, generosa, com um pão, parceiro ineludível, que definitivamente poderia ser melhor estando na França.
Saboroso, untuoso, delicado mais insisto, não se destacou por sobre outros que comi também nesta cidade (La Billebaude por exemplo) e onde esta iguaria é uma a mais no cardápio.
Existe a possibilidade de pedi lo quenta como entrada também...fiquei com a duvida que matarei na próxima visita no 2016.



No principal o pato sobressaiu: tenro, macio, no ponto exato de cozimento, suculento; porção abundante que matei sozinho,
As batatas fritas redondas acompanharam bem, mesmo imaginando que outro acompanhamento, um purê harmonizaria melhor...mas não e uma critica, talvez existia essa opção de acompanhamento no cardápio e eu por causa do idioma perdi.



Lugar para ter bem em conta, ate porque os preços não são privativos; esse dois pratos mais o couvert deram 49 Euros, com um muito bom vinho do Medoc, o Chateau Grand Lacaze 2004 Grand vin de Bordeaux.

Outro ponto alto que merece ser destacado e muito é o atendimento, desde o  momento que reservei até o ultimo minuto da visita... garçom cancheiro e atencioso e a dona, com quem intercambiei emails antes da viagem, uma senhora super simpática e agradável.

AU PETIT SUD OUEST
46 Avenue de la Bourdonnais, 75007 Paris




5° lugar - BISTROY LES PAPILLES 72  pts
Comida 30/40, Apresentação 5/5, Serviço 11/15, Ambiente 10/15 e preço 16/25

A diferencia de qualquer outro bistrô, aqui você não tem escolha, o menu é fixo e você se entrega ao que o chef preparou para essa noite.
Não é para qualquer um...não tudo mundo gosta de ficar nos caprichos do chef a uma unica entrada, principal e sobremesa.
A localização não é a melhor, a estação St Germain de Prés é a mais próxima e fica numa avenida meia sem graça a noite.
Desta vez eramos quatro, minha cunhada e uma amiga dela se juntaram.
Por dentro o bistrô tem algum charme, não graaande assim, mas ta bacana...a dificuldade passa porque não existe uma carta de vinhos, os vinhos são aqueles que estão nas prateleiras do rack que se ve na primeira foto. e para poder tentar pegar algum tem que incomodar os outros comensais; resumo da opera: você  deve se entregar também a escolha do dono do restaurante...a escolha foi ótima, um Les Lezandes Syrah 2009, delicioso, mas uma escolha salgada! 40 euros a garrafa.








A comida agradou bastante:
O primeiro prato era sopa, onde primeiro é colocado no prato cenouras cortadas em juliana, cubinhos de pão torrado, um creme cheese , mini chips de presunto cru e salsinha....Jesusisss, que sopa! ainda é deixada na mesa, pra repetir quem quiser.






O principal era Ossobuco...muito bom, mas esperava algo um pouco más criativo, uma carne menos pesada para um jantar.
Carne bem maturada e temperada, suculenta, mais para uma janta e sendo a unica escolha, algo um pouco mais leve teria caido melhor.



A sobremesa bem francesa, queijo...saboroso mas inoportuno: após essa sopa e principalmente após do Ossobuco o corpo grita por algo doce, pra contra restar o salgado do jantar.





Boa experiência em geral, caiu a pontuação da comida um pouco por causa da sobremesa e da escolha do ossobuco como prato principal: Um custo benefício médio... deu 50 Euros por cabeça, que não achei barato. Não acho que voltaria, ao menos que soubesse com antecedência o menu do dia e ter a opção de ver a carta de vinhos...foi o vinho mais caro que paguei na viagem.

BISTRO LES PAPILLES 
30 Rue Gay-Lussac, 75005 Paris




6º lugar LE CHENIN - 72 pts
Comida 28/40, Apresentação 5/5, Serviço 10/15, Ambiente 11/15 e preço 18/25


Boa opção caso você se hospede próximo o 10 arr como foi o nosso caso.
Eles, a diferencia dos outros bistrô não tem a "formule" aquele preço fixo pelos 3 pratos, mas somando as opções acaba dando mais ou menos isso, e você não precisa nem se obriga a pagar esse montante, caso quera alguma jantar leve com um prato principal só. Não foi o nosso caso, foi o dia que chegamos em Paris desde SP, queríamos algo perto do hotel e logisticamente a escolha foi perfeita.
O bistrô tem charme, tem um dono mais simpático do que o outro e uma comida boa, saborosa, mas nada espetacular nem imperdível
A impressão em referência a comida é que depende muito da escolha; se quer ver o copo meio cheio...ou analisando lo negativamente; em definitiva,  a cozinha é irregular 
O salmão da entrada estava bom, boa porção dum bom salmão, mas a charcurterie, embora bonita na foto, não era saborosa, diferenciada num pais com grandes presuntos e queijos.





Nos principais a diferencia foi gigante.Eu, que perdi na escolha da entrada peguei "o prato" da noite. Três tipos de carne diferentes num prato só, acompanhado por um molinho ágrio; o steak tartare bem feito , boa textura e bem temperado, as carnes cozidas bem no ponto que eu as pedi, macias,saborosas.
Um prato sensacional....bem acompanhado por batatas fritas.


 Contrastando, o opção peixe deixou e muito a desejar, um filezinho só com um molho e algumas legumes cortadas em juliana; fraco, fraquíssimo.



 A sobremesa (escolhemos a mini degustação das sobremesas da casa) super bem apresentada mostrou mais do mesmo... suspiros bem ganhados com o tartin de framboesas se perderam com uma mousse sem graça.


Não acho que voltaria, mas para a noite do arribo a Paris e a Europa valeu para nos.

LE CHENIN
33 Rue le Peletier, 75009 Paris






Nenhum comentário:

Postar um comentário