terça-feira, 27 de junho de 2017

RIBERA DEL DUERO - ARZUAGA NAVARRO

  DESCONECTAR   

 EGG on the road 



Uma das boas opções eno-turísticas na Ribera del Duero. 
Esta Bodega, fundada por Florentino Arzuaga é jovem como a maioria das que estão na Ribera, com menos de trinta anos.
As vides para a produção de vinhos são 150 hectares distribuídas entre o espaço próprio da vinícola em Aranda del Duero, mais a finca em Quintanilla del Onésimo (foto do capa), a uns 10 minutos de carro da nave principal.

O leque de opções para o eno turista em Arzuaga Navarro é bem amplo, com opções básicas de visita e degustação que começam em 7 Euros, e algumas outras que incluem a visita a esta finca para a apreciação de fauna local onde porcos e cervos convivem, orientada talvez mais a uma visita familiar.





A finca é bem bonita, com arvores centenários e muito verde, vale muito a pena a visita alem dos animais.


O mais interessante, a estrela, além dos vinhos claro, é o Hotel & Spa Arzuaga, onde os madrilenhos, espanhóis em geral e estrangeiros desconectam aproveitando o entorno rural, combinando paz e relaxo com o enoturismo.
A proximidade da Ribera del Duero com Madri, uns 150 km, é chave para o desenvolvimento turístico da região, que acostuma ser mais movido nos fins de semana, mas isso da a quem viaja daqui a opção de programar a visitar de segunda a sexta, onde não se precisa reservar nos restaurantes e a hotelaria, como é o caso de Arzuaga Navarro também, oferece bons descontos.



Atenciosamente recebidos pela Responsável de Comunicação Beatriz Olivar Diez, vimos muito por cima as instalações do Hotel Restaurante &Spa na nossa visita, que foi mais orientada ao enoturismo clássico de visita e degustação.


O restaurante, de grandes janelões envidraçados, permite o aproveitamento do bonito marco cênico do exterior o ano inteiro. Nos não almoçamos aí para sugeri-lo pela comida, mas se enxerga senhorial e convidativo com a luz natural como o grande aliado.


Para ver as inúmeras possibilidades de combinar Hotel, cata e visita dão uma olhada no site deles: http://www.hotelarzuaga.com/index.php/ofertas/tarifas


A nossa visita incluiu a finca para ver os animais e o percorrido pelas instalações da bodega, moderninha com a última tecnologia, onde se explica passo a passo a elaboração do vinho.


A visita concluiu com a cata de trés vinhos; Dependendo da visita escolhida, a degustação pode ser básica, premium ou ultra premium.
Vinhos bem interessantes e nalguns casos de alta relação preço qualidade como o Arzuaga Crianza ou o Arzuaga Reserva Especial, fora da cata mas que eu já conhecia de antes.


O Rosae 2016 foi o primeiro a ser catado, o rosé da casa feito com a mesma uva tempranillo, mas que colhido antes e em determinados horários, somados a um prensado suave e a uma fermentação alcoólica a baixa temperatura e lenta, dão como resultado um rosé bem fresco, vivaz, divertido, frutado e que passa ágil pela boca...bem "Provence". Um vinho na faixa dos 8/10 Euros na Espanha.



ARZUAGA NAVARRO CRIANZA 2014
Este tempranillo 100%, carro chefe da casa,  passa 16 messes em barricas, 60% roble francês y 40% roble americano, antes de sair ao mercado.
Nariz de aromas intensos, em boca é meloso, com volume, persistência alta...elegante e saboroso.
Fruta presente, madeira integrada e não invasiva, redondinho.
Um dos grandes exponente dos crianza de Ribera, um vinho que custa lá algo a mais da media, mas muito bem investidos.


O Pago Florentino 2013, o terceiro da cata, tem a denominação de origem vinho de pago, uma das mais exclusivas na Espanha.
É  um vinho das propriedades do grupo em Castilla La Mancha, feito com a uva Cencibel e que passa 12 messes em barrica.
Vinho fresco, sem tanto corpo, nariz intensa e passo fácil em boca.



De fácil acesso, na rota que una Valladolid com Aranda del Duero, é bom dar um pulo por aqui; A bodega impressiona pela sua fachada em pedra com imponentes arcos e se tem a possibilidade também de passar só par comprar os vinhos numa simpática lojinha dentro da vinícola.



Fica a dica então para que escolhe a Ribera del Duero como opção para as suas ferias.

Gracias Arzuaga pela receptividade!

Bodega Arzuaga Navarro
Ctra. N.122 Aranda-Valladolid, Km. 325
Quintanilla de Onésimo




Nenhum comentário:

Postar um comentário