segunda-feira, 25 de abril de 2016

PARIS - LA BALANÇOIRE

  INDECISO DEMAIS  
 EGG - on the road 

La Balançoire ficou gravado nas nossas memorias gustativas por causa do sensacional foie gras servido como entrada quando o visitamos em 2013: http://enogastrogringo.blogspot.com.br/2015/10/paris-gastronomia-la-balancoire.html
Tivemos a sensação que naquela vez erramos na escolha dos principais, que não sobressaíram.

Por ser um dos poucos que estavam abertos no Domingo a noite, por estar a 200 mts de onde alugamos apto esta vez e por aquele foie gras tatuado no meu cérebro é que decidimos repetir a experiencia, agora com resultados já definitivos. 

Bistrô pequeno da nova guarda em Monmartre, cozinha de autor, dono e chef canchero, atento e cordial e menu "formule" com a opção de, ante a dúvida, escolher tanto na entrada quanto na sobremesa a opção "indeciso", podendo degustar varias em versões mini.


Decidimos não matarmos e fomos só com uma entrada e uma sobremesa, até para reduzir um poco os custos, mas ao mesmo tempo, para ter uma boa amostra do que no bistrô se faz, escolhemos a "indecisa" na entrada, aquela que também traz o foie gras, mas é acompanhada por outras duas opções de entrada, reduzidas claro.
O foie gras continua sensacional, repetindo todas as excelentes sensações do 2013: cremoso, untuoso, sabor marcante, textura perfeita.
Vi passar também um teriaki de salmão com muito boa pinta, mas não estava como opção no prato dos indecisos; nele recebemos uma salada com queijo de cabra empanado, correto, e uma sopa gostosa, não memorável.




Chegamos aos principais e DE NOVO, não brilharam; eles estão corretos, só isso, e numa capital gastronômica como Paris eu espero outro patamar, outra excelência nos pratos, que sim achei em outros bistrôs do mesmo padrão.


O confit de canard, prato bem francês não desapontou mas não luziu, que era o esperado.
O pato quando cozido perde boa parte do seu sabor, eu sempre prefiro o magret de canard, o peito, que e servido mal passado.
Para o confit brilhar o molho deve ser protagonista, para adocicar, lubricar e acentuar o sabor do pato. O segredo deveria estar no molho, na forma e preparo, na marinhada, nas emulsões... aqui no La Balançoire é um prato comum, sem magica alguma.




O peixe careceu de sabor e de abundancia, outro pedida ruim. 

O maior aborrecimento foi  ainda ver um casal do lado da nossa mesa optar  por no ir na "formule" e pedir diretamente o principal como único prato; Talvez por serem clientes habituais ou pela unica escolha o mesmo prato de peixe chegou bem mais substancioso que o prato da minha esposa.
A diferencia da pedida por separado e por formule é insignificante, 2 ou 3 Euros, pelo que é injustificável a diferencia no tamanho das porções.
As minhas limitações para discutir em francês e o ambiente um tanto intimista do lugar me fizeram desistir de montar uma cena, mas para mim isso foi definitivo para não cogitar em retornar, mesmo com aquele fantástico foie gras.


Nas sobremesas dos indecisos o cheesecake de limão estava ótimo, queijo suave, fofo em perfeita harmonia com a doçura e o cítrico.  
O bolo de chocolate com nozes, embora bem apresentado e servido num copo foi só correto no sabor enquanto deixou a desejar o particular tiramisu aux brownies: nem o particular sabor do mascarpone, nem do cafe apareceram marcantes...a mistura com um brownie meia boca e sem sabor intenso não agradou.


A conta atingiu, com um bom vinho de 15 Euros, o total de 73, que achei finalmente caro pelo recebido.
Existem em Paris muitos outros bistrõs que pelo mesmo dinheiro, 30 Euros por cabeça sem vinho, entregam algo a mais.
Voltei 3 anos depois, os principais continuam sem se destacar, motivo suficiente para não retornar.


LA BALANÇOIRE
6 Rue Aristide Bruant, 75018 Paris

Nenhum comentário:

Postar um comentário