terça-feira, 8 de agosto de 2017

RIOJA - VIVANCO RESTAURANTE


 EXCELENTE CUSTO BENEFICIO  
 EGG on the road 
 Eno turismo 

O mundo dos restaurantes nas vinícolas acostuma ser uma roleta rusa, com preços muitas vezes fora de padrão mas principalmente com cozinhas que não entregam um bom custo beneficio.
Alguns são chiquérrimos a mais, outros exageram no visual dos pratos, outros entregam pouco pelo que custam... é bom então destacar aqueles que se esforçam por brindar uma experiencia culinária num ambiente aconchegante, com ingredientes do mercado sem que a visita doa no bolso.

Inicialmente acostumo desconfiar deste tipo de experiencias, mas no caso do restaurante Vivanco, localizada dentro da Bodega, a cozinha comandada com estilo por Patricia Cuenca oferece uma proposta moderna com contraste de sabores e de qualidade, por um custo razoável. 


Nos degustamos em versões reduzidas vários pratos da carta, de diferentes menus já montados e assim ter uma ideia completa do nível que a cozinha atinge.

Começamos com um bom jamón e um delicioso e aditivo pão de cristal; Porção que pareceu o tamanho real do prato, generoso é um promissor começo.
O pão de cristal é coisa séria, crocante, leve e com pouco miolo...acabei girando por padarias em Haro o procurando, sem sorte.


Uma das estrelas do almoço foi este foie com caviar.

A untuosidade do foie de pato marinhado em vinho contrastou bem com o caviar...prato de difícil equilíbrio mas perfeitamente conseguido; a crocancia, necessária, aportada pelas torradinhas e a farofa. Prato que entre pelos olhos mas que confirma no palato as expetativas criadas.
harmonização acertadíssima com o 4 Varietales da bodega, cujas grandes sensações comentei na matéria sobre a visita a bodega: https://enogastrogringo.blogspot.com.br/2017/08/rioja-bodega-e-museu-vivanco.html




Continuamos com as alcachofas recheadas, prato que não fico tatuado na minha memoria mas uma entrada quente bem harmonizada com o branco tri varietal da casa. 





Nos principais a merluza com molho de camarões estava delicada e convidativa.
Pimentões vermelho e verdes, cebolas apenas caramelizada no azeite e zucchinis aportaram o toque da terra; O purê de batatas, clássico, aportou a cremosidade, a textura faltante.
Leve e saboroso, excelente apresentação; O branco tri varietal também foi um bom parceiro aqui.


O serviço é outro destaque, os pratos chegam nos tempos corretos, na temperatura certa, e o atendimento da Sonia primoroso, nos explicando ao detalhe cada uma das iguarias.


Mesmo super satisfeitos fizemos questão de experimentar e dividimos um ibérico com champignones e zucchinis em fundo de purê de batatas, outro prato delicado e equilibrado.
Destaque para os cogumelos, que dividiram o protagonismo com o ibérico, grande textura, tamanho e sabor. 

Neste ultimo o Vivanco Reserva 2011 não pareceu o sócio perfeito, o prato pedia algo mais leve, mas estava delicioso e não sempre tudo deve harmonizar.
Harmonizei com o branco e logo o desfrutei ao fim do almoço, um dos melhores custos benefícios da região, como mencionei na matéria sobre o museu e a bodega.
Outros do que comprei mas que os torpes da Tap/Azul quebraram ao despachar a bagagem.  








Fechamos e com chave de ouro a refeição com uma peras ao vinho (tempranillo), com sorvete e escarcha de zurracapote, uma bebida local macerada a base de vinho, açúcar, limão e canela.
Original e autóctone.


A dica então, para quem visita Rioja, é a de dedicar um dia completo em Bodegas Vivanco, sem presas, curtindo tudo o que o museu tem a oferecer, que é muito como apontado na matéria anterior, fazendo um corte para aproveitar este restaurante de excelente custo beneficio, com menus que começam na faixa dos 35 Euros (uns 130 reais) com vinho incluso.


O pequeno povoado de Briones, na foto ao fundo, merece ser visitado e completou um dia mágico para nós.

Agradecemos a toda a família Vivanco os mimos recebidos.


Bodegas Vivanco
Carretera Nacional 232, Briones
La Rioja




Nenhum comentário:

Postar um comentário