terça-feira, 15 de agosto de 2017

RIOJA - BODEGAS MUGA


 EGG on the road 

 ENOTURISMO LEVADO A SERIO 

Uma das vinícolas tradicionais e lendárias de Haro e que não podíamos deixar de visitar, aquelas do seleto grupo que circundam a famosa estação.
Bodegas Muga, fundada por Isaac Muga em 1932 é um player gigante em Rioja, com uma produção de quase 2 milhões de garrafas anuais, das quais  exporta quase a metade.
Hoje o 100%  da vinícola voltou a pertencer a família, a terceira geração dos Muga- Caño.

Alem de produzir vinhos de fama internacional é uma das poucas que produz suas próprias barricas de carvalho, importando a madeira e curando elas no exterior por ao menos dois anos para logo servir como matéria prima para as barricas.

 

A bodega dispõe dum mestre de cubas e trés toneleiros, caso único na Espanha. os que transformam a madeira em barricas, umas 2.000 ao ano.
O interesse da visita nesta famosa bodega familiar se focava na produção das barricas como um elemento diferenciador...neste sentido a guia oferece uma explicação detalhada de como é todo o procedimento desde que a madeira chega, bem educativo.
 

O universo do enoturismo na Rioja é grande, mas Bodegas Muga oferece este diferenciado, a possibilidade de visitar as oficinas onde o carvalho é trabalhado e com sorte, ver a produção duma barrica.


 



Aqui o enoturismo, mesmo em Maio mês da nossa visita, é intenso. A vinícola recebe mais de 20.000 visitas anuais, e nós participamos do tour com um grupo de ao menos 10 americanos. O tour, clássico, alem das oficinas de produção de barricas,conta a historia da vinícola e passeia pelas distintas áreas de produção. 


Bodegas Muga oferece um cardápio recheado com opções para o enoturismo e para todos os bolsos: desde viagens exclusivos em balão sobrevoando Rioja com almoço incluído até a clássica visita a bodega com degustação.
Para info mais completa, detalhada e atualizada, chequem este link: http://www.bodegasmuga.com/enoturismo-rioja/actividades/



A visita percorre as naves onde as barricas com os caldos são estibadas mas também as cavas onde as joias das velhas safras são guardadas, a quantidade impressiona.




Não participei da cata clássica inclusa no tour por motivos da agenda, mas voltei após a visita de outra bodega da estação para uma cata privada oferecida gentilmente pelo departamento de relações publicas da bodega, representado por Berta Cueva Garcia, com quem coordenamos tudo com antecedência e agradecemos o detalhe.




O wine bar é realmente agradável para passar e beber as joias da bodega, neste sentido a flexibilidade da vinícola em referencia ao enoturismo é total, deixando ao consumidor escolher a sua melhor opção, como a de visitar só o wine bar e pagar por taça por exemplo.



Eu catei só dois vinhos, o primeiro foi o Muga Crianza 2013

Os crianza constituem em Rioja os motores de qualquer bodega, e Muga não escapa dessa premissa. A relação preço qualidade os coloca como os preferidos para os consumidores na hora da compra como também para acompanhar o tapeo, arraigado na cultura espanhola.
Este Crianza 2013, que passa 24 messes em barricas e 12 messes engarrafado antes de sair ao mercado, é um tempranillo, mas com aportes de garnacha, mazuelo e graciano.
Nariz intensa e convidativa, muita fruta vermelha, bem floral.
Em boca entra fresco, licoroso, equilibrado; Bom final com persistência media alta.
Na faixa dos 15 Euros lá...aqui a sua importadora Epice não revela o preço no site. 

O grande finale foi este Prado Enea Gran Reserva 2009.

Um vinho de guarda e de culto, outro tempranillo com pequenos aportes de garnacha, mazuelo e graciano.
12 messes  em depósitos de carvalho, mas outros 36 messes barricado e outros 36 em garrafa antes de sair a venda.
Conhecia e tinha gostado a safra 2006, no 2007 e 2008 o vinho não se produz, pois é elaborado só em safras especiais, e a 2009 é sem duvidas uma delas.
Caldo de gente grande, com uma primeira nariz 
Nariz especiada, frutada, algo doce.
Palato sedoso, taninos presentes mas que serão domados com a evolução em garrafa.
Vinho bem estruturado e com explosão de fruta, num surpreendente equilíbrio.
Voluminoso, fresco e com grande poder de evolução. Final de filme pedindo mais.
Evolução que seguirei pois penso abrir os dois adquiridos daqui a 2 anos e desfruta-lo a garrafa inteira, gole a gole, taça a taça., porque nunca uma taça é igual a outra em vinhos desta catega.

Não e um vinho barato, na faixa os 35 a 45 Euros lá, mas não é caro pelo que entrega...emoções em cada taça.

Resumo da opera: Vinícola que merece ser visitada, vinhos de qualidade, bodega lendária e a possibilidade de entender como uma barrica é feita.

Gracias Bodegas Muga!

Bodegas Muga
Barrio de la Estación s/n
Haro - Rioja

Nenhum comentário:

Postar um comentário