AMOR AO PRIMEIRO GOLE
EGG ON THE ROAD
A Ribera del Duero, uma região compreendida por vários municípios de Burgos, Valladolid, Segovia e Soria não foi escolhida por nós por acaso; além de ter vinícolas prestigiosas com um D.O.P reconhecido mundialmente, oferece ao visitante muito para ser visitada e admirada: castelos charmosos, mosteiros míticos, povoados com encanto e uma industria eno-turistica a par com alta gastronomia e hotelaria, tudo num entorno rural que convida a desconexão e aos prazeres.
Mesmo a historia se remontando ha 2000 anos, o Ribera del Duero como região com seu D.O. P própria e um conselho regulador tem menos de 35...muito nova se a comparamos com Rioja por exemplo; Porem, ha conseguido virar referencia mundial com seus "caldos" neste breve período.
As vinícolas que foram se instalando nesse solo especial interpretaram corretamente o interesse turístico que a região despertaria e assim começaram a desenvolver produtos e atividades para captar esse novo publico, o do turismo enológico, um nicho bem lucrativo e de varias pontas, bem cobiçado pelo perfil altamente consumidor e comprador.
Captar parte desse nicho gera lucro com as próprias visitas claro, mas também com a venda direta de vinhos, ao final é um publico cativo que as vinícolas recebem; Esse perfil de potencial consumidor que os visitantes mostram em media gerou um leque maior de produtos a serem oferecidos: azeites, queijos que as próprias vinícolas produzem ou compram de fazendeiros próximos, o que também serve para ativar as economias regionais.
A hotelaria e a gastronomia, o outro nicho explorado pelo setor para este segmento de publico também estão a altura, com opções para todos os bolsos e perfis.
A sinalização tanto nas autovias como nos caminhos vizinais são ótimas, o que permite chegar em destino sem necessidade de GPS ou aplicativos.
Nós estivemos só dois dias e vimos uma pequena amostra do que a Ribera del Duero tem a oferecer como atração turística e enológica e em breve estaremos publicando o material individualmente das vinícolas visitadas: Arzoaga Navarro, Matarromera, Pesquera Fernández, Convento de San Francisco, Emilio Moro y Áster.
Ate lá!
Nenhum comentário:
Postar um comentário