sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

CHATEAU PALMER



 Oh là là ! 




Outro chateau que eu tinha especial interesse em conhecer e ao qual também fomos convidados pela muito atenciosa Celine Carrion.
Localizado no rural povoado de Margaux e na ruta dos chateaux, a D2, o Palmer esta do lado do Gironda e vizinho de outros chateaux famosos, o Margaux e o d´issan entre outros..
Um chateau surpreendente em todos os sentidos, não só pelos seus excelentes vinhos.

As suas instalações o assemelham mais a uma vila, a uma aldeia, a uma comunidade do que a um Chateau clássico, só com um castelo imponente.




Essa aldeia funcionou na  antiguidade, onde cada uma das charmosas casas estavam ocupadas pelos diferentes elos da corrente de produção dos vinhos; mesmo hoje estando só algumas delas ocupadas, se percebe o espirito de como isso funcionou plenamente no passado.

















Fomos super bem recepcionados por Sylvain Ménard, que falando um muito bom espanhol nos mostrou e explicou as caraterísticas do terroir, as diversas instalações e cada um dos passos para o vinho ser finalmente estacionado.
























A didática e educativa visita de quase duas horas  acabou claro, com uma degustação dos vinhos que aqui se produzem. 



  CHATEAU PALMER 2012 - MEDOC  
Um blend extraordinário 


Blend de Merlot e Cabernet Sauvignon com um leve toque de Peit Verdot, este Chateau Palmer 3me Cru Classé 2012 mesmo jovem e sendo um vinho que eu preferiria abri lo daqui a 10 anos, já mostrou o poder de evolução que tem pela frente. 
A safra 2012 foi de contrastes e de extremo cuidado. mas o esforço veio bem recompensado no produto final, um vinho notável!.
Este Palmer é um vinho elegante, elegantíssimo...estava um pouco "duro" e talvez não permita a quem o abra agora desfrutar do ápice ao que este grande blend pode chegar. 
Charme e estilo o definiriam perfeitamente.
Uma nariz ainda fechada, discreta mas que soltou fruta preta, chá preto, ameixa
Em boca se mostra suculento,  poderoso, redondo... especiado, de muito bom corpo e taninos firmes mais amáveis. 
Nítida presença de fruta preta e pouca da madeira de primeiro uso onde o 70% do vinho dormiu de 18 a 20 messes, dando corpo mas sem virar protagonista.  
Um vinho perfeitamente equilibrado e com um final persistente, muito persistente, algo herbáceo.
Mal posso esperar para bebe lo daqui a 5/6 anos e confirmar o potencial que este vinho tem...irei juntando as moedinhas, pois é um vinho na faixa dos 350 Euros na França.

ALTER EGO 2012 - MEDOC



As dificuldades da safra, explicadas no vinho anterior, fizeram sofrer a uva, mas o resultado foi especial, uma safra extraordinária.
Este é supostamente o segundo vinho do chateau, mas numa cata a cegas passaria como um Grand Cru de qualquer Chateau, surpreendente e a um preço interessantíssimo, na faixa dos 40/60 Euros
O blend desta safra foi Merlot 51%, C.Sauvignon 40% e 9% Petit Verdot.
Rustico ainda, precisará evoluir em garrafa os próximos 5 anos, mas apresenta já toques defumados em nariz, frutas vermelhas; nariz algo floral que imagino explodira em violetas em 4/5 anos e com ´45  a garrafa aberta.
Em boca tem a textura dum primeiro vinho; suculento, taninos finos, fresco, boa fruta e uma persistência inusual para um segundo vinho.
30% deste Alter Ego passou por madeira francesa por 16 a 18 messes e deixou como resultado um vinho de bom corpo, equilibrado e com alto poder de evolução.






Agradecemos profundamente a receptividade do Chateau, a comunicação antes da chegada e todas as atenções recebidas no dia da visita e o tempo dedicado...não será a ultima!
Merci pour tout Sylvain et Celine!
Merci poir tout Palmer!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário