quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

CHATEAUX FRANCESES - PONTET-CANET



 O SEGREDO MELHOR GUARDADO DE  PAUILLAC 



Situado no sul oeste da França, esta região é, junto com a Borgonha (e o centro sul do pais, com Pomerol como o terroir mais distinguido), a mais famosa do pais pela produção de tintos, uma meca para todo enófilo.
A região do sul oeste compreende o Bordeaux como o eixo e capital da região, e inclui ao Médoc, o Haut- Médoc, Pauillac. Margaux, Saint Estephe, Saint Julien, Pessac, Barsac e Sauternes, famosa por seus brancos doces..
A quantidade de Chateaux espalhados pela área é enorme e é aqui onde se encontram alguns dos mais renomeados produtores de vinho do mundo, logicamente um lugar que queria especialmente visitar.

Tivemos a honra de sermos convidados a algum deles para conhecer as instalações, observar as áreas de cultivo, dimensionar o terroir e claro, degustar parte da produção.


Assim que deixamos a capital da região Bordeaux, uma cidadezinha com ares de interior, a areá vira rural, quem pensa em visitar esta parte da França e espera glamour e sofisticação em cada canto talvez se desiluda.



Nesta região se respira vinho em cada canto, a vida gira em torno a esta industria; a paisagem rural por momentos contrasta com Chateuax imponentes que se divisam ao longo da pequena estrada.
Localizados dentro do departamento da Gironde e encostados no maior estuário da Europa estão Saint Julien, Saint Estephe e Pauillac...ate lá fomos  para ver de perto a varios Chateaux de classe internacional, entre eles o Pontet Canet.



 CHATEAU PONTET CANET 





Classificado como "Cinquiêmes Crus" pelo "Conseil des Grand Crus Classes em 1885", classificação esta que foi criada nesse ano para apresentar os mais famosos vinhos de Bordeaux e foi feita pela "Bordeaux Trade Brokers", responsabilidade dada pela Câmara de Comercio de Bordeaux.

Este Chateaux esta localizado em Pauillac, um povoado sem tanto encanto assim...mas a graça aqui não esta nos povoados, esta nos Chateaux e a qualidade dos vinhos que conseguem produzir.

A visita a este em particular tinha seus motivos, não só por ser uma vinícola consagrada e onde vários do seus vinhos conquistaram os prezados 100 pontos Parker, mas porque continuam fazendo seus vinhos como antigamente, sem agrotóxicos, usando maiormente cavalo e não trator, e pretendendo no curto prazo fazer tudo com cavalos, tentando interferir o menos possível para conseguir a excelência no produto final. 

Este Chateaux de 120 hectare e com vinhedos de mais de 40 anos em media produz o Hauts de Pontet-Canet e a sua grande estrela, o Pontet -Canet.


Gentilmente convidados por Daniel Ruitenberg e Violaine Figon do serviço de visitas para uma privativa, percorremos todas as instalações do Chateuax, vimos os cultivos, observamos o seu particular terroir, e conseguimos entender e sentir a paixão deles pelo que fazem num extenso e educativo passeio. 

















Também aproveitamos claro, para percorrer cada um dos cantos deste Chateaux, explorando as cavas onde os tesouros de velhas safras são guardadas e os lindos jardins que o circundam.




CHATEAUX PONTET - CANET 2007  - PAUILLAC 


 

 O vinho da viagem! , aquele que voo realmente a minha cabeça; com ele tive sensações diferentes, novas, um vinho que ficou e fica gravado na minha memoria.
Com 16 messes barricado este blend é maioritariamente Cabernet (75%) e Merlot (20%), mais o aporte leve do Cabernet Franc e o Petit Verdot
Em nariz é explosivo, intenso, aromas a frutos vermelhos e pretos; mineral.
Em boca é elegante, fino, de bom corpo, taninos firmes com um final persistente, delicioso e fresco. 
A garrafa já aberta ajudou e muito nessas sensações inicias, mesmo numa safra de condições climáticas difíceis.




As safras mais consagradas, as 2009 e 2010 com 100 pontos Parker estavam na faixa dos 200 Euros a garrafa; esta 2007 e outras também eram vendidas no próprio Chateaux, com preços na media de 90 Euros...ate hoje me arrependo não te las comprado, mas era o inicio da viagem e a complicação de ter que carrega-las a viagem toda (35 dias) me fez desistir da ideia.




HAUTS DE PONTET-CANET 2011 PAUILLAC

Blend com Cabernet sauvignon como uva predominante, este Hauts aporta uma nariz bem expressiva, frutos pretos  e toques minerais atacam diretamente seduzindo, pedindo boca.
Taninos suaves, aveludados... vinho bem estruturado que passa ágil pelo palato e com final cumprido e persistente.



Passamos uma manha verdadeiramente inesquecível, maravilhados com o lugar, com o atendimento e principalmente com os vinhos.
Voltaremos em um par de anos, já numa final de viagem, para carregar umas quantas garrafas para bebe-las pausadas e sem presa, aqui em casa.

Merci pour tout Pontet!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário