O SEGREDO MELHOR GUARDADO DE PAUILLAC
Situado no sul oeste da França, esta região é, junto com a Borgonha (e o centro sul do pais, com Pomerol como o terroir mais distinguido), a mais famosa do pais pela produção de tintos, uma meca para todo enófilo.
A região do sul oeste compreende o Bordeaux como o eixo e capital da região, e inclui ao Médoc, o Haut- Médoc, Pauillac. Margaux, Saint Estephe, Saint Julien, Pessac, Barsac e Sauternes, famosa por seus brancos doces..
A quantidade de Chateaux espalhados pela área é enorme e é aqui onde se encontram alguns dos mais renomeados produtores de vinho do mundo, logicamente um lugar que queria especialmente visitar.
Tivemos a honra de sermos convidados a algum deles para conhecer as instalações, observar as áreas de cultivo, dimensionar o terroir e claro, degustar parte da produção.
Nesta região se respira vinho em cada canto, a vida gira em torno a esta industria; a paisagem rural por momentos contrasta com Chateuax imponentes que se divisam ao longo da pequena estrada.
Localizados dentro do departamento da Gironde e encostados no maior estuário da Europa estão Saint Julien, Saint Estephe e Pauillac...ate lá fomos para ver de perto a varios Chateaux de classe internacional, entre eles o Pontet Canet.
Localizados dentro do departamento da Gironde e encostados no maior estuário da Europa estão Saint Julien, Saint Estephe e Pauillac...ate lá fomos para ver de perto a varios Chateaux de classe internacional, entre eles o Pontet Canet.
Classificado como "Cinquiêmes Crus" pelo "Conseil des Grand Crus Classes em 1885", classificação esta que foi criada nesse ano para apresentar os mais famosos vinhos de Bordeaux e foi feita pela "Bordeaux Trade Brokers", responsabilidade dada pela Câmara de Comercio de Bordeaux.
Este Chateaux esta localizado em Pauillac, um povoado sem tanto encanto assim...mas a graça aqui não esta nos povoados, esta nos Chateaux e a qualidade dos vinhos que conseguem produzir.
A visita a este em particular tinha seus motivos, não só por ser uma vinícola consagrada e onde vários do seus vinhos conquistaram os prezados 100 pontos Parker, mas porque continuam fazendo seus vinhos como antigamente, sem agrotóxicos, usando maiormente cavalo e não trator, e pretendendo no curto prazo fazer tudo com cavalos, tentando interferir o menos possível para conseguir a excelência no produto final.
Este Chateaux de 120 hectare e com vinhedos de mais de 40 anos em media produz o Hauts de Pontet-Canet e a sua grande estrela, o Pontet -Canet.
Gentilmente convidados por Daniel Ruitenberg e Violaine Figon do serviço de visitas para uma privativa, percorremos todas as instalações do Chateuax, vimos os cultivos, observamos o seu particular terroir, e conseguimos entender e sentir a paixão deles pelo que fazem num extenso e educativo passeio.
Também aproveitamos claro, para percorrer cada um dos cantos deste Chateaux, explorando as cavas onde os tesouros de velhas safras são guardadas e os lindos jardins que o circundam.
CHATEAUX PONTET - CANET 2007 - PAUILLAC
O vinho da viagem! , aquele que voo realmente a minha cabeça; com ele tive sensações diferentes, novas, um vinho que ficou e fica gravado na minha memoria.
Com 16 messes barricado este blend é maioritariamente Cabernet (75%) e Merlot (20%), mais o aporte leve do Cabernet Franc e o Petit Verdot
Em nariz é explosivo, intenso, aromas a frutos vermelhos e pretos; mineral.
Em boca é elegante, fino, de bom corpo, taninos firmes com um final persistente, delicioso e fresco.
A garrafa já aberta ajudou e muito nessas sensações inicias, mesmo numa safra de condições climáticas difíceis.
As safras mais consagradas, as 2009 e 2010 com 100 pontos Parker estavam na faixa dos 200 Euros a garrafa; esta 2007 e outras também eram vendidas no próprio Chateaux, com preços na media de 90 Euros...ate hoje me arrependo não te las comprado, mas era o inicio da viagem e a complicação de ter que carrega-las a viagem toda (35 dias) me fez desistir da ideia.
HAUTS DE PONTET-CANET 2011 PAUILLAC
Blend com Cabernet sauvignon como uva predominante, este Hauts aporta uma nariz bem expressiva, frutos pretos e toques minerais atacam diretamente seduzindo, pedindo boca.
Taninos suaves, aveludados... vinho bem estruturado que passa ágil pelo palato e com final cumprido e persistente.
Passamos uma manha verdadeiramente inesquecível, maravilhados com o lugar, com o atendimento e principalmente com os vinhos.
Voltaremos em um par de anos, já numa final de viagem, para carregar umas quantas garrafas para bebe-las pausadas e sem presa, aqui em casa.
Merci pour tout Pontet!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário