quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

LUCA - OS VINHOS DA LAURA CATENA






Os LUCA são o empreendimento pessoal da filha do Nicolás Catena Zapata, a Laura.
Mulher influente na industria e responsável pelo crescimento do Malbec na Argentina desde a própria Catena Zapata.
Se o Nicolás é ó cara, o rei do vinho, muito influiu a Laura em convence -lo que as terras mendocinas eram perfeitas para o Malbec também, alem do cabernet, a ideia original do Nicolás.

Laura é outra visionaria, não só a filha dum grande...passou por varias funções e hoje é a diretora da vinícola mais importante do país: a Catena Zapata.
Divide seu tempo entre os Estados Unidos e Argentina e seus vinhos, embora menos conhecidos dos que os Catena, são igual de impressionantes.

Da linha LUCA, vinhos mais artesanais, rendimentos pequenos e focados no terroir experimentei alguns deles, e TODOS são duma relação preço qualidade excelente.


 LUCA CHARDONNAY 2011 

Até experimentar este, achava que o Angelica ZapAta chardonnay era o melhor da Argentina, hoje já não tenho essa certeza.
Um chardo estiloso, elegante, um pouco menos mineral que o Angelica;
Os 14 messes de barrica de primeiro e segundo uso dão estrutura e concentração mas não uma madeira invasiva.
Nariz sedutora, amendoada e frutal (pêssego). Uma boca gulosa, corpo médio, final persistente
Tudo o que espero dum chardonnay esta aqui: brincalhão e sedutor em nariz, guloso e elegante em boca e com final longo pedindo mais...vinho de alta gama, super pontuado e a um preço convidativo considerando o produto final: na faixa dos 140/150 reais.
É  possível acha-lo a preços menores fora da sua importadora Mistral...muitos empórios tem stock com preços anteriores ao aumento, e pode ser achado por menos de 125.



 LUCA MALBEC 2011 




Malbec 100% de vinhedos do Valle de Uco,  e blend de terroirs pois as uvas que compõem o produto final são de Altamira, La Consulta, Gualtallary e Tupungato. de vinhedo s de quase 50 anos.
Os 14 messes de barricas de primeiro e segundo uso dão um vinho muito bem balanceado e que acho ainda vai evoluir em garrafa, para quem consegue resistir a tentação de te-lo na adega e não abri -lo.
Aberto agora (não consegui resistir) expressa aromas especiados em nariz mais em boca é onde mostra o seu melhor:  suave e elegante mas powerful, com personalidade; boa acidez, longo e apaixonante final, esse que você imaginou dum vinho desta categoria.
Comprei mais duma garrafa, prometo abrir a próxima daqui a 2 anos para comparar sensações.





  LUCA BESO DE DANTE 2011  









Um blend de Cabernet e Malbec com um toque de Cabernet Franc do qual me apaixonei ao primeiro gole.
Suave e elegante como o Luca Malbec, mas entrega uma doçura em boca,uma exuberância que o torna aditivo...um blend de gente grande!
Final de sonho, cremoso, pronto para beber agora, mas fico curioso o que mais um ano pode fazer deste magico blend...adquiri bastantes garrafas, espero que alguma chegue ao final do 2016 para poder comparar.







Nenhum comentário:

Postar um comentário