segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

CHIUSO BUENOS AIRES


Grande Italiano no bairro do Retiro  
EGG Internacional

O restaurante careça talvez da intimidade e do aconchego dum bistrô... o seu dono, um judeu baixinho e barbado, pouco tem a ver como esses restaurateurs galanes que vemos na tv e parece no encaixar no formato dum restaurante italiano; O glamour não passa nem próximo e mesmo vizinho a Porto Madero o ambiente frente a Plaza San Martín é outro.
Porem, a verdadeira razão para vir neste Chiuso é a comida...alta cozinha italiana, alta mesmo a preços bem razoáveis considerando que a Argentina em geral e Buenos Aires em particular estão muito mais caros para os brasileiros.

A alta cozinha italiana  aparecem tanto na efervescência dum meio-dia quanto na tranquilidade e no silencio quase melancólico da noite.
As entradas são de sonho e podem ser pedidas ao igual que os principais em meia porção, permitindo curiosear boa parte do cardápio: 
Burrata de verdade, com a cremosidade e e textura que uma boa deve ter, bem acompanhada de tomate cereja, tomate seco e manjericão (foto de capa).
Não desentonou nem um pouco o patê da casa, sabor marcante, untuoso, na textura e umidade certa.



Nas entradas quentes as opções são variadas, e a nossa escolha deu certo também: uma linguiça de coelho quase sem gordura, saborosa e ardida no ponto certo.



Nos principais beliscamos uma meia porção de  raviólis de coelho com emulsão de grappe-fruit que dividiu as opiniões na mesa; Carnudos e bem recheados... só que a combinação não foi das minhas favoritas, mas outros na mesa aprovaram

Os palmares o leva este grande prato (meia porção) de raviolis de rosbif com manteiga e salvia, un clássico que acompanha ao Mariano o dono desde sempre, desde a época do Doppio Zero.
Delicado, super recheado com a sálvia aportando esse toque herbáceo que o prato decididamente precisa. 



Outro prato que sobreviveu nos tempos do Doppio é este ossobuco om risoto, outra grande combinação de ingredientes pontos, texturas  e molhos; Jã falei dele bastante em outras matérias...é só procurar pela palavra Chiuso o Doppio no meu buscador. Outra grande pedida que não tem erro.







Em Chiuso  você não vai encontrar os rótulos tradicionais e os malbecs clássicos;  Mariano é sommelier e sempre procurou e procura surpreender com vinhos não tão conhecidos se afastando do Malbec, um porto seguro de quem visita Buenos Aires; Arriscado sim, mas vale a pena fugir do Malbec e se entregar ao que Mariano escolheu e colocou na carta, como este blend saltenho (não de Mendoza) de Cabernet com Merlot...delicioso, intenso, marcante e bem gastronômico 








Nas sobremesas os semifreddos são destaque... desta vez fomos em outro clássico, aquele com figos e avelas que talvez não estava no ponto de excelência de outras vezes, mas que não desmerece nem um pouco a gratíssima sensação geral


A conta atingiu com a gorjeta de 10% 1.000 pesos, uns 260 reais para três pessoas, com um muito bom vinho de 230 pesos (uns 60 reais).
Boa relação preço qualidade. considerando que foram duas meias entradas frias, uma entrada quente, dois meios principais e um inteiro, mais uma sobrermesa.

Chiuso
San Martín 1153 Buenos Aires




Nenhum comentário:

Postar um comentário