segunda-feira, 6 de abril de 2015

RESTURANT WEEK 2015 - HUACO

HUACO - Restobar Peruano

 VAI JÁ!  -   VAI JÁ?? 

Duas sensações completamente diferentes em duas visitas separadas por 10 dias.



Na primeira visita eu postei e elogiei muito a proposta do Huaco, e escrevi isto: 

É possível sim!
Quando o evento Restaurant week chega a São Paulo geralmente temos dos bandos: aqueles que pagam o fee aos organizadores para aproveitarem e faturar, sem visão alguma de futuro, e a outra, entre os quais esta HUACO, que aproveitam o evento para ter um lucro minimo o nulo durante as três semanas do festival mas com um potencial lucro futuro, se expondo a um novo publico, projetando, posicionando o estabelecimento como opção de saída para esses clientes novos.
Ganhar um novo cliente também tem valor, só que alguns restaurateurs não conseguem enxergar além.

Huaco entendeu a oportunidade, o valor incalculável de ganhar novos adeptos, de seduzir no week não só pelo preço econômico mas pela comida, e por isso decidiu, com ótimo critério, servir no evento o que já acostuma estar no seu cardápio.
































HUACO é um autentico restaurante de cozinha peruana, feita e administrada por peruanos.
Abriu ha mais dum ano, no limite entre Pinheiros e Vila Madalena, e pra este SPRW chegou chegando:

Primeiro com uma cortesia fora do week, para ir matando a fome, estas batatas cozidas servidas em cubos e bem temperadinhas.







Já no menu próprio de entrada agradou e muito este ceviche, porção generosa que vale a pena sublinear
Peixe branco marinhado em leite de tigre, coentro, pimentas peruanas, cebola roxa, um ceviche clássico, com sabor marcante.


Acompanharam grãos de milho crocante e chips de batata doce...entrada contundente, em sabor, em quantidade e em autenticidade.

Entusiasmou só um pouquinho menos as "papas a la huncaína", outro prato autentico baseado em batatas cozidas com molho de pimentão amarelo servido frio.




Nos principais não duvidamos e fomos no "chaufa de pollo", arroz com cubos de frango puxados na cebolinha, bastante gengibre...tudo num molho soyu e de ostras com umas fatias de frango empanado.
Prato fusion entre a cozinha peruana e a chinesa, mas muito boa por sinal.


Fotos antes e depois da "desconstrução", em verdade queria testemunhar o tamanho da porção, que mesmo saborosa eu não consegui acabar.




Ainda o melhor estava por vir, duas sobremesas criativas, autenticas, que despertaram suspiros na minha esposa.

Este "ladrillo de pisco", uma mousse de capim santo aromatizada em pisco com base de crocante de chocolate amargo , com geleia de morango; sobremesa surpreendente, em texturas e sabores.















Não fico atras o sorvete de chicha morada, delicioso, refrescante e  diferente a tudo o que já tinha experimentado em sorvetes...Sorvete feito de milho roxo, aromatizado em canela e frutas tropicais.
Sabor exótico, uma doçura quase aditiva, e minhas papilas gustativas agradecidas.
























Uma experiencia culinária deste porte por 37,90 nas três semanas que rola o week é para não desaproveitar


Na segunda visita, a noite e com um faturamento maior (a janta no week sai por 49 reais) a desilusão foi geral, ao ponto de me perguntar se eu estava no mesmo restaurante.
"Querida, encolhi as porções!!" 
Alguém deve lembrar do filme nê ? desta vez não houve batatas de cortesia (tudo bem, não estavam obrigados) e magicamente os tamanhos das porções, tão elogiados por mim na primeira visita, se reduziram pela metade.
Fiz questão de dizer que eles aproveitavam o week como uma vitrine, colocando os mesmos pratos do menu...só que desta vez pela metade: os rolinhos de lomo são 6 pedidos fora do week e só 3 durante o evento.













A batata que era a outra opção de entrada, era minuscula, quase que uma tapa...bem diferente daquele ceviche da primeira visita.
Olhem o tamanho das porcões comparado com o prato.







Nos principais o mesmo arroz chaufa foi também reduzido, e o prato novo, o peixe, o "pescadito peruano oriental", super descritivo no site, era dum tamanho pequeno; o prato parece gigante, mas 80% dele é purê de batata e mandioquinha, o peixe é só aquele no meio da foto, pois aos lados estão os dois croquetes de arroz.




O pior estava por vir...as mesmas sobremesas que são oferecidas ao meio dia , são as da noite, e mesmo com um preço final maior as porções vieram diminutas.





Lamento aqueles que se aproximaram a Huaco tentados e seduzidos pela matéria inicial que eu publiquei, mas foi a mesma ração pela qual voltei, e com resultados completamente diferentes.
Contestado o chef, ele não reconheceu diminuição alguma, só o formato que mudou segundo ele.



Um comentário:

  1. Hola Alejandro
    Fue un placer conocerte hoy en Gran Cru Buenos Aires, te felicito por el blog. Esta nota me dejo con ganas de ir a Sao Pablo a conocer Huaco!

    ResponderExcluir