segunda-feira, 3 de julho de 2017

TABERNA LA MONTILLANA - CORDOBA

 Espanha - Córdoba 
  EGG on the road -  


 NOITE MEMORAVEL 


 Que imenso prazer sinto quando pesquiso, checo diversas fontes, estudo o cardápio, comparo, me decido a fazer uma reserva  para que seja uma noite magica, e sou tao gratamente recompensado como na noite do 25 de Abril em Taberna Montillana.


Não é uma tarefa fácil acertar em cheio, que um restaurante atinja o patamar que você colocou nele, que cumpra o exceda expetativas, mas naquela noite, atendidos maravilhosamente por Alberto e Emílio nos sentimos em casa, nos deixamos levar pelas sugestões deles, nos mostrando o que a taberna tem de melhor e de autentica cozinha cordobesa/andaluza...e o resultado foi surpreendente.




Taberna La Montillana é uma taberna dum grupo que já possui alguns restaurantes em Córdoba, de fato por um problema de saúde perdemos a chance de conhecer outro que tínhamos reservado, a Taberna del Rio, mas moderno e de outra escala de preços.

Em Montillana a cozinha é de mercado, tradicional mais com interpretação contemporânea, com a assinatura do chefe, respeitando a historia mais acreditando que se pode oferecer uma versão diferenciada. 


















Aqui, começamos pela mazamorra de amêndoas com coulis de tomate e lascas de bacalhau; É uma sopa fria, como o salmorejo, tipicamente cordobés e que nós nestas latitudes não estamos tão acostumados.
Fresco, saboroso, diferente, e que serviu para abrir ainda mais o apetite.






As berinjelas com mel de Mortoro (um povoado próximo com seu D.O.P  famoso pela sua mel) e cubos de queijo de cabra provocaram os primeiros suspiros na mesa.
Fritadas num bom extravirgem, estabam leves, crocantes e com o equilíbrio justo entre  doce e salgado aportado pelo acompanhamento e a mel...notável








Seguimos com uns carnudos bacalhaus  fritos com salmorejo....um prato que nos complicou um pouco; nada que cobrar do bacalhau, porção generosa, bacalhau tenro, suculento e bem acompanhado de salmorejo, que acredito que nem seja oficialmente um prato do cardápio, mas a fartura nos tirou om pouco o apetite, e o melhora ainda estava por chegar.









O rabo de toro com oloroso, vinho tipico do sul da Espanha, desmanchava na boca... se fosse socialmente aceito tivesse até pego o prato com as duas mãos para passar a língua.
A maciez da carne perfumada com o oloroso, bem acompanhada de puré de batatas fechou com chave de ouro a parte da comida.
Todos os pratos perfeitamente harmonizados com vinhos D.O.Montilla Moriles, vinhos cordobeses duma gama ampla, de brancos jovens e sem passo por barrica, a outros de crianza até vinho de sobremesa, que acompanhou e muito bem o ultimo ato.




Este bolo da vovó (tarta de la abuela) com chocolate e biscoitos deixou luzir e muito o Pedro Jiménez de sobremesa dado de cortesia.


Noite especial, de aprendizado sobre os vinhos da região, jantando um bom leque da cozinha cordobesa e tudo isso sem sentir que nos foi enfiada a faca.



Repetiremos na próxima visita a Córdoba sem duvidas e fica a dica para todos os que visitam a cidade.

Taberna La Montillana
Calle San Alvaro 5 (detrás da Igreja San Miguel)
Córdoba

Nenhum comentário:

Postar um comentário