segunda-feira, 24 de julho de 2017

LA VIÑA DEL ENSANCHE - BILBAO

 ALTA COZINHA NO MENU DEGUSTAÇÃO 
 EGG - on the road 



Checado em diversas fontes, este era dos bares/restaurante que mais queria conhecer em Bilbao, um dos mais tradicionais com quase um século de existência; Mobília ainda de madeira escura e pesada, piso dos que já não se encontram, lugar de confraternização de meio Bilbao, pois o lugar explodia num sábado ensolarado de maio ao fim da tarde. 
Nos reservamos com antecedência e fomos no menu degustação:


Os cardápios da barra e das mesas são diferentes, e sugiro enfaticamente para evitar tanto a maluquice da barra quanto de comer em pé de reservar uma mesa, mas isso não significa necessariamente entrar no menu degustação, se pode pedir pontualmente o que se deseja, mas pratos e não tapas ou raciones.


Bom jamón com pão (ciabatta) quentinho, gostoso e em poção generosa para dar início a degustação.


As croquetas de jamón, embora saborosas, não empolgaram nem deixaram uma marca. Leveza na fritura, porção algo escassa, mas correta.






O terceiro passo foi o Atum vermelho marinhado: sabor marcante, boa largura, selado só nas bordas; Pecou pela falta dum bom acompanhamento, o arroz sushi não somou, talvez alguns legumes grilhadas ou puxadas num bom extravirgem poderiam ter feito uma melhor parceria. O Atum realmente bom, mas não provocou esses suspiros adicionais que esperávamos.



No quarto passo apareceu umas das estrelas da noite, esta copa ibérica Joselito (uma das mas prestigiosas marcas de jamones no mundo) apenas forneado num delicioso pão de cristal, com queijo gratinado, maçã e foie.


Delicado, a doçura da maça cortando a gordura e untuosidade do foie, um pão a altura e uma copa top de linha, outro patamar que o jamon apresentado no passo inicial.


Concluídas as entradas frias e quentes, que são divididas entre duas pessoas, se continua com pratos quentes individuais.


O Primeiro, do qual não tirei foto, foi o bacalhau na chapa com pimentões assados
O seguinte foi o grande destaque: esta carrillera ibérica que desmanchava na boca, suculenta e na medida certa, considerando todos os passos anteriores.





O gratinado de frutos vermelhos mostrou alta qualidade tanto na  apresentação quanto na execução.
Não consegui identificar qual era o queijo, mas embora apresentado como sorvete estava gratinado a maçarico e bem acompanhado também de chocolate.
Eu não sou fão assim de queijo na sobremesa, mas o "queijo e doce" frio,  tão representativo das sobremesas argentinas por exemplo foi  belamente "aggiornado" a culinária moderna.




A mousse de chocolate fechou e muito bem a nossa janta.
Chocolate de qualidade e mousse bem lograda.




Resumo da Opera: Bar/Restaurante altamente recomendável, cozinha diferenciada e alta matéria prima... não fiquei tão convencido que o menu degustação, de 30 Euros por barba, seja a opção mais apropriada., mas repetiria o lugar sem sobra de dúvidas pela cozinha, boa, muito boa por sinal. 


La Viña del Ensanche
Calle Diputación 10
Bilbao

Nenhum comentário:

Postar um comentário