sexta-feira, 30 de junho de 2017

RIBERA DEL DUERO - CONVENTO SAN FRANCISCO

UM LUXO PESSOAL
 EGG - on the road 


No caso desta Bodega, eu já tinha experimentado e comentado no blog as minhas sensações com o Convento de San Francisco crianza 2011 e tinha bastante curiosidade em conhecer a bodega, mesmo que pelo momento ela não esta aberta ao publico em geral.
Contando com a excelente  predisposição da enóloga Raquel Acebes Peña, que muito atentamente nos recebeu na hora marcada, tive um "tète-a-tète"  para entender o espirito da vinícola, o que esta detrás dum bom vinho.

Bodega bem jovem, não tem 20 anos ainda mas que foi construída sobre os restos do que até o seculo XIII foi um Convento..o Convento de San Francisco claro. 
Além das vinícolas mas renomeadas da Ribera, queríamos também visitar e ter contato com uma sem tanta infraestrutura, a outra escala.


 A bodega,  nos começos de maio quando nos passamos, estava em plena obra para ampliar a sua capacidade, mas respeitando a arquitetura del lugar, montando um segundo deposito de barricas similar a este da foto..
As instalações da bodega são simples, sem luxo nem ostentação, e ainda se respira o ar sacro de seculos atras.

Percorremos rapidamente as instalações da vinícola e o procedimento de vinificação para logo nos concentrarmos em fazer uma cata dos vinhos.



Já estava disponível a safra 2012 de Covento de San Francisco, mas antes experimentamos o Convento de San Francisco Roble 2014, que passa dez messes em barricas francesas e americanas (50 e 50) mas de capacidade maior, dando ao vinho menos contacto com o carvalho.
O resultado foi um vinho com corpo medio, amável em boca, taninos domesticados, Carvalho bem suave, só estruturando o vinho. Fresco e equilibrado., na faixa dos 7/8 Euros lá. Vinho para ser bebido jovem.











O Convento de San Francisco 2012 - Crianza
Vinho que passou 19 messes em barrica ( 80% francês) antes de sair ao mercado.
Nariz perfumada, frutada e especiada, algo floral.
Equilibrado, mas com a impronta de Ribera...um vinho que ainda vai evoluir em garrafa, mas que esta pronto para ser bebido agora também.
Boca cheia de frutos vermelhos, voluminoso, amplo, de persistência alta  e bom final.
Difícil de compra-lo com o do 2011, pois a safra anterior eu a bebi a garrafa inteira, vendo a evolução do vinho taça a taça; Para julga-lo em comparação com o outro, deveria ter me trazido alguma garrafa...preferi me levar as ultimas que tinham da safra 2011 que tanto tinha gostado.


Fora da cata, me trouxe também deles um Lagar de Aldesoña 2008, a nova bodega dos donos do Convento.
Vinho da denominação Castilla y León e de produção limitada, menos de 10.000 garrafas.
Tempranillo de vinhas velhas com 17 messes de barrica novas de carvalho francês de 225l. 
Em 2017, aberto agora estava sensacional...era um caldo com taninos aveludadíssimos, fruta quase em compota, bem guloso, achocolatado.
Notas tostadas bem presentes, frutos secos (avelá).
Não lembro o valor direito, mas esta na faixa dos 16/19 Euros, vale cada centavo.


Agradecemos o valioso tempo dispensado pela enóloga Raquel na nossa curta visita.
Gracias Convento!

Convento de San Francisco 
Calle Calvario 22, Peñafiel 
Ribera del Duero




















Nenhum comentário:

Postar um comentário