terça-feira, 18 de julho de 2017

RIOJA ALAVESA - BODEGA LUIS CAÑAS

 PROPOSTA ORIGINAL E DIFERENCIADA 
 EGG on the road 

  ENO TURISMO  

A denominação de origem Rioja se divide em trés sub-zonas, a Rioja Alta, a Baja e a Alavesa, que esta na Província de Alava, ao norte do rio Ebro.
Como paisagem a Rioja Alavesa é a mais bonita das trés, com a espetacular serra da Cantábria amortecendo os ventos marinhos, já passando o limite de Rioja e ingressando no País Vasco. 
Ate lá fui para conhecer a Bodega Luis Cañas.

Fui muito bem acolhido desde o primeiro contato pelo departamento de Relações Publicas da bodega e desfrutei e muito da visita compartilhada com dois cassais de catalães bem alto astral. 
A Visita foi muito breve, pois a logística desse dia em Rioja era complicada... tinha varias visitas apontadas em Rioja Alta pela manhã e em Rioja Alavesa pela tarde, e nestas as distancias entre vinícolas são maiores que em Haro.



A visita se diferencia de todas as outras pois propõe, taça em mão, ir percorrendo a vinícola.
Assim, no instante que o visitante chega, ele já é recebido com uma taça do branco para acompanha -lo  no decorrer do passeio num prático porta taça para pendurar... ideia original a ser imitada.


A visita eno turística a Bodegas Luis Cañas propõe diferentes catas durante o percorrido, não só a inicial, numa ideia inovadora fugindo dos padrões tradicionais de cata/degustação só no final.
Faz muito mais sentido ir percorrendo as instalações da vinícola já desfrutando dum vinho do que ter que ouvir o clássico ritual de como o vinho se faz, que no caso de quem percorre mais do que uma bodega e tem alguma ideia de vinhos chega até cansar um pouco; Começo muito promissor.


Após a explicação clássica de como o vinho é feito, aparece o segundo diferenciado, uma degustação no meio da visita, no charmoso espaço exterior "El Mirador" (foto do capa também) totalmente envidraçado com vistas aos vinhedos.


Bodegas Luis Cañas conseguiu dar um novo conceito em visitas as vinícolas, associadas a lugares fechados e escuros; Proposta alegre, fora do padrão, inovadora ...parabéns!












As opções eno turísticas na vinícola são bem amplas, com a clássica visita com cata final no wine bar de 10 Euros, as que passam pelo El Mirador que começam em 15, até experiencias completas, que podem até incluir hospedagem.
É bom checar todas as opções no site deles nestes links:
http://www.luiscanas.com/enoturismo/tipo-visita
http://www.luiscanas.com/enoturismo/experiencias



A visita que passa pelo "El Mirador" permite catar vinhos diretamente da barrica, diferenciando um pronto dum em elaboração,outro diferenciado.
A experiencia é bem didática mas desestruturada, absolutamente diferente ao resto.
Não fiquei até o final para a cata de fechamento, mais no "El Mirador" fomos surpreendidos pelo vinho Angeles de Amaren, de outra vinícola do grupo.
Este vinho, 85% tempranillo e 15% graciano passa 16 messes em barricas de carvalho francês e americano de primeiro uso, em partes iguais.
Eles são elaborados separadamente e unidos pelo enólogo no engarrafamento, na proporção que ele escolher, neste caso 85 e 15.
O graciano, mesmo em porcentual menor aporta não só a brilhantez cor, mas as notas especiadas e herbáceas em nariz.
Boca gulosa pedindo mais, algo duro pois estava recém aberto, mais com potencial enorme.
Vinho para aqueles que procuram e se aventuram a sensações diferentes, pois não é um clássico riojano.

Gosto e muito dos vinhos do grupo, de fato já fiz algumas matérias sobre outros vinhos deles:
https://enogastrogringo.blogspot.com.br/2016/07/riojanos-luis-canas-marques-de-murrieta.html
https://enogastrogringo.blogspot.com.br/2016/07/luis-canas-crianza-2009.html



O escasso tempo em Rioja em geral me impediu curtir esta bodega com mais tranquilidade, mas fica a dica para todos, daqueles que gostam de lugares abertos e não ficar confinados dentro duma bodega.


Uma das melhores visitas a serem feitas em Rioja, pela originalidade da proposta e pelo excelente custo beneficio. 

Bodega Luis Cañas
Crtra Samaniego 10
Villabuena de Alava

Nenhum comentário:

Postar um comentário