quinta-feira, 20 de julho de 2017

RIOJA ALAVESA - MARQUES DE RISCAL

 TRADIÇÃO E MODERNIDADE 
 EGG on the road 


 ENO TURISMO 

Lendária Bodega da Rioja Alavesa, do Seculo XIX, e uma das mais admiradas da Espanha.
Marques de Riscal é um ícone, um dos grandes transformadores para que o D.O.C Rioja seja hoje o que ele é. 
Claro perfil exportador, 65% de toda a produção se vende fora da Espanha.
A bodega é das tradicionais, mas as instalações de hotelaria e restaurante, que conta com estrela Michelin, dominam a paisagem da bucólica Elciego.


A sua construção, feita pelo mesmo arquiteto do Guggenheim Frank Gehry gerou debates, mas hoje é uma dos hotéis mais fotografados do mundo.
Conta também com um wine-bar bem acolhedor com um terraço de sonho...nos o vimos e pegamos um dia bem ventoso e dai essa imagem deserta acima.



Nem ficamos hospedados nem experimentamos a culinária para falar sobre eles, pelo que nesta matéria nos concentraremos na proposta eno turística da vinícola, mas o visual do hotel é de tirar o fôlego.



Para um detalhe completo da ampla oferta eno turística da Bodega, é só entrar no site deles: http://www.marquesderiscal.com/secciones/44



Participei da visita junto com outros dos casais, aquela clássica de conhecer os procedimentos de elaboração do vinho desde que a uva é colhida até ser engarrafada.
Um diferenciado nesta visita é que muita das explicações técnicas e de elaboração estão padronizadas em videos, que são projetados em grandes telas planas espalhadas pela bodega, o que aporta um efeito visual por sobre o tradicional papo da guia.

Se respira paz e tranquilidade em toda a bodega, bem arborizada e com muito espaço externo. 

A cata em si própria trouxe só dois vinhos: um branco e um tinto.




O branco Marqués de Riscal Rueda Verdejo 2016

Vinho na faixa dos 6/7 Euros, fresco equilibrado, perfumado e convidativo em nariz.Vinho de fim de tarde para beber solo, mas versátil pois harmoniza e muito bem com peixes e frutos do mar, bem gastronômico.

Um bom exponente do Rueda, 100 % verdejo, com um toque amargo final, típico da uva e de persistência media no palato.


Também catamos, no elegante e descontraído salão anexo ao wine-bar o famoso, aquele da redinha, Marqués de Riscal Reserva 2012.

Tempranillo da Rioja Alavesa de vides de mais de 45 anos, com um leve aporte de Graciano 7% e Mazuelo 3%.
Vinho que passa dois anos em barricas de carvalho mais um ano de estiba em garrafa antes de sair ao mercado, e com um alto poder de evolução em garrafa para quem comprar e esperar.
Bebido agora, mostrou uma primeira nariz algo austera, mas com a devida oxigenação já soltou parte do seu grande potencial, aparecendo vivaz e complexo, com aromas especiados e frutas em compota.
Boca ampla, carvalho não invasivo, bem integrado, passo pelo palato com elegância; Sera ainda mias aveludado para quem deixe evoluir o vinho na sua adega particular.
Um clássico riojano duma bodega centenária.
Fama e prestigio bem ganhados, vinho duma relação preço qualidade excelente.

Resumo da Opera: vale a pena a visita tanto pela imponência da paisagem quanto pela joia arquitetônica feita por Gehry, mas alem disso a bodega é uma das mais tradicionais e conta com uma das tecnologias mais modernas.
A visita é atrativa pois percorre cada uma das naves que representam a historia e a alma da bodega.








Bodega Marqués de Riscal
Torrea, 1, Elciego, 
Rioja Alavesa - Álava

Nenhum comentário:

Postar um comentário