terça-feira, 23 de janeiro de 2018

GRAN RESERVA 904 - 2007 - LA RIOJA ALTA

 ÉPICO 




Uma das vinícolas mas prestigiosas da Espanha. com alguns vinhos,como este, que são ícones no mundo todo; 90% Tempranillo e 10% Graciano para um vinho de sonho.

Fazendo um pouco de história, 1904 foi o ano da fusão de duas vinícolas: La Rioja Alta e Bodega Ardanza, de Alfredo Ardanza, que também era um dos fundadores de Rioja Alta; O número no vinho representa aquela união, só tirou o 1 na frente (ao igual que o ícone 890) para não confundir aos compradores entre safra e nome do vinho.

O 904 é um vinho delicado, fino sutil, elegante, equilibrado mas complexo... aveludado e de fruta intensa (mas em boca que em nariz, cereja, ameixa principalmente), 
Aqueles riojanos que pela densidade na cor e pelos aromas que solta na primeira e segunda nariz dão a entender logo de cara que é um vinho para desfrutar aos poucos e ao meu ver sem comida, sem harmonizar nada. 

A safra 2007, cujo coupage foi engarrafado em 2012, ficou outros 4 anos em garrafa antes de sair ao mercado em 2016.
Vinho que mesmo com alto potencial de guarda, já oferece tudo o que promete agora. pois em definitiva esse é o espirito da bodega, de colocar no mercado um produto que mesmo com poder de evolução e guarda, esta pronto para expressar as suas raízes.
A evolução inicial do vinho então  se produz na vinícola, no envelhecimento em barricas e garrafa, de 8 anos no total neste caso. 
O potencial de guarda da um plus para quem sabe e pode esperar, pois tem carretel para 10 a 15 anos mais.
.

Um vinho que todo apreciador deveria beber ao menos uma vez na vida.
Todos os quesitos dum grande vinho estão aqui: aveludado, taninos amáveis,estrutura e corpo,carvalho integrado, super equilibrado.
Vinho Gigante, na faixa dos 40/50 Euros lá. 



Tive a sorte de aprecia-lo em loco, na própria vinícola na nossa visita em maio, e trouxe algumas garrafas para seguir a evolução nos próximos anos

É um vinho custoso mas não caro, considerando o leque de sensações que ele entrega taça a taça...saúde !

Nenhum comentário:

Postar um comentário