quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

XIMÉNEZ SPINOLA EXCEPTIONAL HARVEST 2015

 OUTRO GOLAÇO COM A PEDRO XIMÉNEZ  


Se trata dum vinho especial. diferente, pois as uvas se deixam madurar mais 3 semanas antes da colheita, para logo ficar em barricas de carvalho de vários usos mas que comportaram vinhos oxidativos, o que incorpora aromas e sabores únicos.

O nome Gera inicialmente alguma confusão, pois da a entender que se trata duma safra especial, quando simplesmente é o nome do vinho.
Fora a movida marqueteira o vinho é enigmático, único, ao ponto que comprei umas garrafas para degustar tranquilamente em casa. Fomos maravilhosamente atendidos na vinícola por José Antonio Zarzana quem nos explicou tudo referente a versatilidade desta uva com a cata de cada um do seus produtos; A matéria completa da visita aqui: 
https://enogastrogringo.blogspot.com.br/2017/07/bodegas-ximenez-spinola.html
É um vinho artesanal, que se elabora a partir de uvas sobre maduradas para ganhar esse adocicado extra e logo macerar junto com a pele em inox; Posteriormente passa a barricas de carvalho de 225l de vários usos por onde passaram caldos de crianza oxidativa, como o brandy por exemplo.
Repousa por 4 messes antes de ser engarrafado ...o resultado é um vinhaço!


Atrapa visualmente esse dourado brilhante e a nariz, intensa e complexa, seduz com toques especiados, outros cítricos e fruta (figo). 
Boca gulosa, untuosa, com novos sabores e diferentes levezas e intensidades surgindo a cada oxigenação do vinho.
Vinho algo adocicado e licoroso, mas bem longe dum sherry...este é um vinho seco, diferente, para não perder.
Na faixa dos 18/20 Euros lá, vale cada centavo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário