quinta-feira, 6 de julho de 2017

RIBERA DEL DUERO - EMILIO MORO

 PAIXÃO FAMILIAR 
EGG on the road



Curta mas proveitosa visita a Bodega Emilio Moro.
O sobrenome Moro esta associado em Espanha ao vinho e foi Seu Emilio quem começou esta aventura a mais dum século conseguindo transmitir para as seguintes gerações a paixão ao qual faz referencia o título da matéria.


José Moro, terceira geração e atual Presidente da bodega, foi quem decidiu começar a comercializar os vinhos que seu pai e seu avó Emilio faziam e que passaram essa cultura do vinho para os filhos.
A comercialização começou já com a denominação de origem Ribera del Duero instaurada no mercado. 






Atenciosamente recebidos pelo pessoal de Comunicação e R.R.P.P. da vinícola, percorremos as instalações, aquelas destinadas para a produção do vinho, a bodega propriamente dita, e as bem completas áreas destinadas ao enoturismo, que com o crescimento exponencial da demanda a bodega continua ampliando o seu leque de opções para os visitantes.


Os tours de visita e degustação aqui começam a partir dos 10 Euros o básico, e pode chegar até 60 incluindo um almoço regado por alguns dos vinhos topes da bodega.
Salões privados, cata com o enólogo, catar direto desde a barrica som também possíveis em Emilio Moro, fugindo dos tours tradicionais.
Para ter uma ideia acabada de pacotes e valores é só checar no site deles as diferentes alternativas: https://www.emiliomoro.com/es/enoturismo 


Nos foi preparado um tour pela bodega, da qual vimos as instalações mais poupamos desta vez as explicações de como o vinho é feito, pois não difere muito duma vinícola a outra, fora detalhes, e precisávamos administrar nosso breve tempo na Ribera ao máximo.


Demos um pulo pelo interessante museu do vinho, com gráficas explicações dos distintos tipos de solo do qual cada vinho é feito.


Na cata, testamos num salão privado dois dos vinhos topes da Bodega, O Malleolus 2014 e o Malleolus de Sanchomartín 2011.





O Malleolus 2014  impactou pela cor, por uma nariz perfumada e pela intensidade e persistência em boca; A força da Ribera del Duero bem expressada neste vinho, na faixa dos 30 a 40 Euros lá. 



Malleolus de Sanchomartín 2011
Vinho de vides de mais de 50 anos, e que passa 18 messes por carvalho francês antes de sair ao mercado, a um preço para poucos, na faixa dos 120 Euros. 
Safra esta considerada para toda a Ribera das melhores pelo órgão fiscalizador.
Vinho de pago (Sanchomartín), uma das denominações mais prestigiosas na Espanha.
Cor sedutora somados a uma nariz intensa e complexa, colocaram as expetativas bem altas; Em boca confirmou todas as expetativas criadas.
Entra power, mas não é pura força não, um tanino brincalhão acompanha a um vinho muito equilibrado e com alto poder de evolução em garrafa.
Para um publico seleto, dispostos a pagar mais de 100 Euros a garrafa.



Desta vez não me trouxe umas garrafas para catar tranquilo e em casa para analisar incluso a evolução do próprio vinho taça a taça, vinha já excedido em quantidade de garrafas que podia entrar no Brasil, mas os vinhos impressionaram bem.
Não catei os da línea de entrada, os Finca Resalso, na faixa dos 8 Euros nem o Emilio Moro entre 15 e 20 Euros, ficarão para uma próxima visita.

Gracias Bodega Emilio Moro!



Bodega Emilio Moro
Ctra. Peñafiel-Valoria, S/N
Pesquera de Duero



Nenhum comentário:

Postar um comentário