segunda-feira, 31 de julho de 2017

RIOJA- BODEGAS BERONIA


 RIOJANO COM ESTILO PRÓPRIO  

 EGG on the road 

Fundada na década do 70 por quatro amigos wine-lovers e amantes da boa gastronomia, hoje já faz parte do Grupo González Byass, um gigante com domínios em toda Espanha (Tio Pepe produtora de vinhos de Jeréz entre outros), e se espalhando pelo mundo, com bodegas controladas também no Chile.

Aqui, com 25 hectares de vinhedos próprios e 950 controlados, Bodegas Beronia tenta respeitar a sua filosofia, mantendo e mostrando o que o terroir tem a dizer na pacata Ollauri, na Rioja Alta, mas com estilo próprio.


Muito bem acolhidos pelo departamento de relações publicas e de enoturismo da bodega, sob o comando de Leticia Sanz Herrera, percorremos as instalações, conhecemos os vinhedos (a manhã ventosa e fria complicou um pouco), tomamos real dimensão da vinícola em suas áreas internas, passando por todas os setores aonde o mosto se desenvolve para virar vinho até as linhas de engarrafamento e de rotulação de cada um deles.




Apreciamos também , as famosas barricas mistas, de corpo americano e fundos franceses, entregando a os vinhos que passam por carvalho o diferenciado "estilo Beronia". Riojano mas com uma complexidade diferente.


O Enoturismo esta bem desenvolvido aqui, da clássica visita com degustação de trés vinhos até cursos de cata mais profissionais, ou visitas premium que podem incluir produtos típicos da região...o leque é amplo; Para mais detalhes, é bom checar o site deles neste link: http://www.beronia.com/es/enoturismo/




Nós catamos a línea clássica da bodega, a mais comercial e pela que a bodega virou famosa.
Existe também uma línea de coleção e outra premium, de vinhos de parcelas especiais, de vinhas velhas, de mono varietais como o Mazuelo ou o Graciano. mas nós não as catamos para darmos uma opinião.




O primeiro naturalmente foi o branco, o Beronia Viura 2016
Não pretende ser mais do que ele é, um branco jovem, alegre, fácil de beber.
Sem passo por barricas, ele só passa dois messes engarrafado antes de sair ao mercado.
Primeira nariz herbácea, algo floral, fruta verde, abacaxi.
Boca: se o sente jovem, fresco, bem frutado; vinho para ser bebido só nos primeiros anos. 
Vinho sem mistérios nem complexidades, a primeira taça igual a segunda; um bom viura a um preço acessível, na faixa dos 6/7 Euros.



O Rosé de tempranillo 2016 segue os padrões do branco, não passa por barricas e dois messes na cava antes de sair a venda.
Nariz sugestiva, frutada com marcado morango.
Em boca entra suave...é simpático, fresco, um bom exponente do gênero fácil de beber com persistência media, na faixa dos 6/7 Euros também.




Rioja pela tipicidade do seu solo e clima destaca claramente mais em tintos, e em Bodegas Beronia não é diferente: o 95% da sua produção são tintos.
O primeiro a ser analisado foi o Beronia Crianza 2014, o carro chefe da casa.
A ideia da casa, da mão do seu enólogo Matias Calleja é aquela de conseguir um estilo próprio para os vinhos, o "estilo Beronia" mencionado, com a base dum bom crianza riojano mas um pouco mais fresco, mais guloso, mais atual aos palatos jovens. 
Ese aqui passou  12 messes em depósitos, mais 12 em barricas mistas e 3 de crianza em garrafa antes de sair a venda.


2014 foi um ano considerado só bom pelo órgão regulador, por algumas dificuldades climatológicas justo no momento de colher o fruto.
Essas dificuldades não aparecem no produto final: um crianza 88% tempranillo, 10% garnacha e 2%Mazuelo bem guloso, com nariz frutada e floral e uma boca suculenta mas equilibrada com persistência media.


O Beronia Reserva 2012 surpreendeu muito gratamente.


Vinho de excelente relação qualidade preço, na faixa dos 10 Euros lá.
Um tempranillo com todas as letras, com pequenos aportes de Mazuelo e Graciano.
Uma nariz expressiva, intensa, complexa. algo licorosa inicialmente, mas que com a devida oxigenação abriu passo a notas especiadas marcantes, canela principalmente e presencia marcante de frutos pretos.
Em boca entra caudaloso, doce, taninos amáveis.
Bem estruturado e equilibrado...vinho redondo, com final persistente pedindo mais...show!
Grande poder de evolução ainda, considerando que ele foi engarrafado fim de 2014 trás 20 messes de barricas mistas e outros 18 na bodega antes de sair a venda.
Um grande vinho a um preço acessível...comprei!





Beronia Grande Reserva 2009

Vinho difícil de ser apreciado assim que aberto.
Uvas selecionados das vinhas mais velhas, aquelas que dão menos quantidade porém mais concentração e expressão na fruta, e ainda por cima passando por uma seleção de racimos e uvas.
Passa 28 messes em barricas mistas e mais outros envelhecendo em garrafa dentro da vinícola antes de sair ao mercado, nos finais do 2014.
Aos poucos, foi soltando e mostrando parte do seu potencial, vinho que deveria ser consumido a garrafa inteira, para ir apreciando a sua evolução uma vez aberto, pois cada taça seguinte sera diferente.
Nas minhas primeiras sensações, este tempranillo com um leve aporte de Graciano (2%) impacta pela sua cor: um bordô intenso.
A nariz é complexa e bem intensa, soltando aromas de frutos secos, algo de chocolate e nítidos frutos pretos.
Em boca entra power, carvalho bem integrado e nada invasivo, entregando um vinho com corpo e personalidade; Fruta bem integrada, senti guinda e moras brincando no meu palato.
Fiquei com a vontade de comprar, mas o meu limite de garrafas a serem transportadas estava extrapolado.
Tinha bebido e analisado o Gran Reserva 2007 junto com o Reserva 2010 nesta matéria: https://enogastrogringo.blogspot.com.br/2015/10/riojanos-vol-i-lan-beronia.html

 Os dois continuam igual de bons.




Uma boa degustação, para entender este sucesso da bodega num período tão curto de tempo comparando com as bodegas lendárias da região.

Fica a dica então, para que quer ter uma visão diferente dum Riojano.
Gracias Beronia!

Bodegas Beronia
Carretera de Ollauri a Nájera, km 1,8
Ollauri - Rioja Alta

Nenhum comentário:

Postar um comentário