sexta-feira, 5 de agosto de 2016

MADRÍ - CASA LUCAS


   CASA LUCAS        
ONDE COMER: LA LATINA 


Madri é quase que a Disney para um foodie, as tentações surgem em cada esquina, em cada vizinhança, oferecendo um leque gigantesco de opções. 
Restaurantes tradicionais, tapeio, comida mais informal, moderninhos, super exclusivos, tudo pode ser encontrado nesta fantástica cidade.
A oferta gastronômica é impressionante, mas nem tudo vale a pena; trampas para turistas estão por toda parte, pelo que é bom se levar umas dicas que podem ser a diferença entre uma comida mais ou uma diferenciada e inesquecível.
Eu passei só 3 dias em Madri e na matéria de hoje esta uma das minhas melhores escolhas. 

A rua Cava Baja, não muito longe da Porta do Sol é um reduto de barezinhos e de tapas onde se pode comer algo informal em pé acompanhado por umas "cañas" (cerveja) ou um om vinho Riojano ou da Ribeira do Duero.
Mais existe um lugar que mesmo informal possui uma cozinha diferenciada e que bem mereceria um lugar maior e mais acolhedor para apresentar seus pratos, realmente de alta cozinha...o CASA LUCAS

























Fisionomicamente falando é um bar de tapas, mais quem passa desinformado pela porta perdera o seu grande segredo, a alta cozinha.
Três ou quatro messas no fundo, ao lado duma barra disputada e lotada  é o espaço físico minusculo.
A comodidade não é a melhor, não é chique, mais a comida compensa tudo.
Das três noites em Madri duas foram aqui, o que marca o que o lugar conseguiu transmitir em culinária e em atendimento.










Fomos em vários pratos, entradas ou principais segundo o humor e a fome do dia e nenhum defraudou...de fato alguns atingiram um outro patamar, aquele que te faz suspirar e fica gravado na tua memoria.


As lulas em a sua tinta (foto de capa), servidas em fardos envolvidas em bacon e apresentados na mesa com a tinta aparte para ser cortados no momento e misturados, é duma excelência sem par
A leveza e a perfeição da fritura é dalguém que se preocupa e muito com o sabor final do produto; não estive na cozinha, mais imagino e percebi no paladar que o óleo usado ou era novo ou era a sua segunda vez.
Óleo de boa qualidade e não usado indefinidamente mudam e muito o sabor dum prato...parabéns!
As lulas foram o prato mais marcante, mas o bacalhau gratinado com babaganush mesmo não memorável, foi outro acerto e muito boa pedida; bacalhau cremoso, berinjela suculenta....garfei só um pouco pois foi o prato da minha esposa e mesmo não sentindo que combinaram, que harmonizaram juntas,  individualmente gostei das duas.



Se preferir as "raciones", os petiscos, as tapas, são outra grande opção aqui.
Não são as tipicas tapas ou raciones que se encontram espalhadas por Madri, aqui a alta cozinha fala mais alto.
Nas frias escolhemos e muito bem a "jumilla" : onde numas torradas chegam uma mousse, uma terrina de espinafre e alho poró com camarão com uma consistência e cremosidade perfeitamente executada.
Nas quentes, grande pedida foi o Cariñena: solomillo de cerdo servido numa cumprida fatia de pão italiano com cebolas caramelizadas.
As croquetas de jamon não me convenceram tanto, foram só corretas; porção generosa mais esperava um sabor marcante do jamon governando a croquete, o que não aconteceu.
Igualmente essa mini derrapada não desmerece nem muda em nada a minha opinião final : lugar com excelente gastronomia ao qual voltaria e voltarei na minha próxima visita a Madri.


Os preços, embora não baratos tem uma boa RPQ pela qualidade da matéria prima utilizada e pelos grandes sabores logrados.
Raciones entre 6 e 8 Euros, Principais entre 14 e 20, pinchos (tapas) entre 5 e 6 se a minha memoria não falha.
Para a próxima ficarão o foie de pato mi cuit, e o "canelon" de mariscos entre tantas outras iguarias visualmente impactantes que vi passar nas duas noites que os visitamos.
Vinhos em taça ou a garrafa inteira com boa seleção, bons riojanos, da Ribera del Duero e outros D.O.C entre 3 e 3,50 a taça.



CASA LUCAS
Cava Baja 30 -  Madrid






Nenhum comentário:

Postar um comentário