A residencia oficial do Consul Argentino em São Paulo foi o lugar escolhido pela vinícola Estancia Mendoza para fazer a apresentação e o lançamento da sua linha de produtos aqui no Brasil.
O evento, que teve a Presencia do próprio Cônsul General e outras autoridades, contou claro, com os representantes da vinícola, que pertence a maior cooperativa argentina de vinhos, a Fecovita, que ate uma década atras só fazia vinhos de mesa, aqueles em caixa de papelão.
Decidiu abrir o jogo e tentar jogar também em outras ligas, primeiro com a sua linha de varietais, e depois atacando o mercado com a suas linha roble e posteriormente com o ícone da vinícola que só viu a luz em 2015, tentando se posicionar num segmento de alta gama com um preço médio.
Da linha de vinhos, o Estancia Mendoza Chardonnay 2015 se mostrou sedutor na primeira nariz, e bem frutada na segunda; em boca mostrou frescura e equilíbrio...não pretende ser mais do que é: um chardo sem complexidades e pronto para ser bebido.
O Malbec Roble 2013, com 6 messes de barrica mostrou um vinho brincalhão em nariz e agradável em boca, frutado, taninos amáveis e corpo médio.
LOS HELECHOS 2012
O ícone da vinícola...é um blend de três fincas no Valle de Uco, El Peral, La Consulta e Gualtallary, terroir este ultimo que hoje esta em boca de todos e de onde estão saindo os melhores vinhos da Argentina.
Blend no total sentido da palavra pois é também um blend de três enólogos diferentes, onde cada um elaborou separadamente um malbec, e que foi "blendeado" para produzir este Los Helechos.
O Resultado de colocar três vinhos diferentes numa mesma garrafa deu um vinho bem identificável com o Valle de Uco.
Os 14 messes de barrica não invadem o vinho, afortunadamente, dão estrutura para que Los Helechos mostre o que tem de melhor, um vinho de terroir com uma boca interessantíssima.; não é um vinho "power", é sutil.
Gualtallary aporta a sua frescura caraterística, La Consulta a textura aveludada e El Peral a explosão de fruta...é um vinho elegante, delicado com muito bom final de boca, amplo e persistente.
A primeira nariz é fechada, mas bebido a garrafa inteira e com a devida oxigenação, a segunda e as seguintes se mostraram mais convidativas.
Vinho para ser bebido a garrafa inteira, pois evolui na hora seguinte a ser aberto.
A apresentação da vinícola concluiu com um show de tango, fechando com chave de ouro a noite.