quinta-feira, 12 de maio de 2016

PARIS - AU PETIT SUD OUEST

  RENOVADO  
EGG -on the road


Este restaurante com especialidades do sul oeste da França renovou e muito a sua cara desde a ultima vez que o visitamos em 2013.
Esta muito mais elegante por fora, mas principalmente por dentro, onde antes com o aspeito de trattoria italiana era poco convidativo e só dava vontade de pegar uma mesa fora.; esta muito mais acorde ao 7º arrondissement, o bairro chique a passos da Torre Eiffel.

A cozinha continua se especializando em foie gras e no pato, e mesmo quando não todos os pratos luziram, a proposta é honesta, regional e de terroir.
A matéria prima é inquestionável. eles usam patos só da raça mulard, todos franceses e da região Landes, onde compram dos pequenos produtores.

A grande estrela do almoço e a grande pedida é o foie gras quente na chapa, acompanhado e muito bem pelo purê de maçã. 
O purê cumpre um rol vital no prato, pois a gordura e a untuosidade do foie pedem a gritos algo adocicado que o equilibre para não ficar enjoativo.
O foie é maravilhoso, se dilui na boca... a chapa provoca esse crocante gostoso que o sela e o contêm. 



Fomos na experiencia completa do foie, o carro chefe da casa, com resultados ambíguos.
Na entrada, o foie gras cru não foi tanto de nosso agrado, deixando um muito melhor sabor de boca o mi cuit (medio cozido).
Me resultou curioso que um mi cuit ou patê seja servido só com um pão tipo pão de forma para esquentar nas torradeiras que simpaticamente se espalham pelas messas.
Num pais onde a boulangerie provoca fascinação e com tantas opções possíveis (pão rustico, baguette, pão de campo, só por mencionar alguns), achei fraco aquele que eles servem.
O mi cuit é untuoso, intenso, com aquele sabor marcante do foie, aprovadíssimo!!...pena o pão que o acompanha.





O pato, a outra pedida de prato principal, não brilhou tanto assim, opacado pelos cogumelos que o acompanhavam...eles  roubaram a cena, simplesmente maravilhosos!    Bom pato, mas outros em Paris me geraram melhores sensações. As batatas "sautés" bem valem uma menção especial também, gorduchas, arejadas por dentro e crocantes por fora. Os cogumelos são caramelizados e conservados em azeite de oliva, conseguindo um sabor único e ao mesmo tempo se garantem de ter a iguaria o ano todo.





Um Gaillac 2007, do Domaine de Pialenteu, vinho estruturadinho e no ponto para ser bebido acompanhou bem o pato e nem tanto o foie, mais o frio de Paris impediu optar pelo branco que tivesse sido definitivamente um melhor parceiro.
Igualmente boa nariz, bem frutada e uma boca agradável, fruta preta, fresco; para bebe -lo máximo neste ano, no 2017 pode começar a sua curva descendente


Resumo da opera: um lugar muito acolhedor para apreciar cozinha regional francesa, super bem atendidos pelo casal Chantal e Christian, o chef.


Sabendo pedir pode dar uns 35 Euros por pessoa, já para apreciar a experiencia foie + o pato e uma garrafa de vinho a conta da uns 45 por cabeça.
A melhor opção continua sendo se sentar nas mesinhas de fora principalmente a noite, no chique terraço no aristocrático bairro da Torre Eiffel.


Au Petit Sud- Ouest 
46 Avenue de la Bourdonnais, 75007 Paris











Nenhum comentário:

Postar um comentário