terça-feira, 17 de setembro de 2013

VINHOS - PORTUGAL

TAPADA DO FIDALGO - BLEND - ALENTEJO - PORTUGAL





Foi um grande parceiro na janta em Torero Valese, acompanhando umas tapas e uma paella.A paella tem sabores marcantes, e precisa dum vinho que não brigue por sobressair, tem que acompanhar.Este alentejano, um blend de 4 castas, Alicante Bouschet,Aragonez, Tinta Caiada e Trincadeira, tem um  breve passo por madeira mas não faz dele um vinho complexo e estruturado...é super gastronômico, suave, bem frutado e fácil de beber.
O paguei 69 reais no restaurante(eu não pago em restaurantes mas do que 80 por um vinho) mas não sei  qual é o preço da importadora (Adega Alentejana) pois eles NÃO colocam no seu site os preços dos vinhos (inacreditável!).















PAULO LAUREANO PREMIUM TINTO 2010 - ALENTEJO





Vinho bem gastronômico, e que acaba acompanhando e muito bem a comida árabe por exemplo.
É um blend de 3 castas: Aragonpes, Trincadeira e Alicante Bouschet

Os vinhos do velho mundo, nestas primeiras linhas e mesmo após de passar por madeira, são em geral vinhos mas leves que os chilenos o argentinos.
Neste Laureano a madeira aparece sutil ,deixando passo a fruta (ameixa principalmente, quase em compota)
Sabor macio, agradável e um final de boca não tão persistente.
A Adega Alentejana importa ele, a preço desconhecido.
No restaurante Arabia é vendido a 78 reais o a 28 reais o pichet de 250 ml (dito seja de passagem, Arabia tem uma das melhores cartas de vinho em custo beneficio).





ADEGA DE BORBA - ALENTEJANO 2010

Vinho jovem, fresco, gastronômico, sem madeIra e que se sugere beber (qualquer safra, em um máximo de 3 anos)é um blend de 3 uvas: Aragonez, Trincadeira e Alicante Bouschet  e não pretende ser mais do que é...o de acompanhar bem uma comida.
Fácil de beber, bem frutado sem um final tao pronunciado, mas um bom RPQ lá em Portugal onde paguei 6 (SEIS!!) reais a garrafa num restaurante em Porto.Deve ser um vinho de 3 Euros no super ...aqui no Brasil é  importado por Alentejana, que não só comete a burrice de não o colocar os preços no seu site, mas que se você se toma o trabalho de enviar um email perguntando preços, ELES NÃO RESPONDEM!!



ADEGA Borba reserva 2008

Uma versão melhorada do básico, passa 12 messes em madeira mais  6 em garrafa mas não conseguiu me empolgar muito...mesmo tendo recebido muitos prêmios.Não pagaria o valor, com
 certeza exageradamente caro, que a importadora Alentejana peça por ele.
 Recompraria a preço econômico claro, o básico deles







CADAO 09- Douro

Outro vinho bem gastronômico, e ganhador de varios premios, só que aqui senti que valeu bem mais a pena!... acompanhou bem um almoço portuga em Porto.
Vinho de 4 Euros nas garrafeiras, é vendido a 9 nos restaurantes, preço mas do que justo (você parou para pensar que 9 Euros são 27 reais?, quanto você paga por um vinho para te acompanhar na refeição num restaurante paulista?)
Passa 2 anos antes de ser engarrafado, mas é um vinho do velho mundo, fácil de beber, sem a intensidade que a teria um chileno ou um argentino passando 24 messes estacionado.
Bom vinho!!
DICA: O REI DOS WHISKYS VENDE ELE A 29,80 REAIS!!! achado!!

OBS: A SAFRA da venda no Rei é 2007,  sei lá se já nao passou do ponto.






Cabriz, colheita selecionada 2009 Dao




Outro que o rei dos whiskis vende por menos de 30 reais...acompanhou bem um almoco em Lisboa. bem gastronomico, facil de beber...mas de escolher ou dos dois prefiro a Cadao 2009 resenhado acima.



FIUZA BLEND TN/MERLOT 2010

Fiuza Merlot & Touriga Nacional 2011
Este blend, jovem, que passa so 6 messe em barrica e 3 engarrafado antes de sair a venda, é um vinho suave, bem frutadinho, gastronomico, mas nada demais.
Foi sugerido pelo vendedor do Free Shop em Lisboa, mas nao me empolgou.
E um vinho na faixa dos 10 Euros na Europa, e sinceramente acho melhores opcoes nesses valores.
Aqui no Brasil Vinea (lojas em Paraiso e Alphaville em Sao paulo) vende o monovarietal de Merlot (que nao experimentei) a 60 reais.

Um comentário:

  1. No rei dos whiskis o Cadão esta em falta, mas valeu pela dica hermano!

    ResponderExcluir