segunda-feira, 2 de setembro de 2013

BUENOS AIRES RESTAURANTES

BUENOS AIRES




DOPPIO ZERO 

Restaurante fechado em 2014






menu 7 passos

Vivo apaixonado por este restaurante, e cada vez que visito Buenos Aires vou.
Não fica em Porto Madeiro nem Palermo, não chegam estrangeiros, mas para mim dos melhores RPQ  da cidade em alta cozinha.
Talvez seja pouco profissional, no final das contas eu NÃO SOU profissional e decidi copiar os comentários que eu mesmo escrevi para uma guia de restaurantes em Argentina, onde cada cliente pode se expressar livremente.
Aqui o que coloquei em Setembro de 2012 (está em espanhol, bateu uma preguiça de escrever tudo de novo em português):

Al lugar le falta charme para ser un bistrot, no tiene pinta de bodegón y no es glamoroso; sí, quizás le falte estilo.

Mariano, su dueño, es una mezcla de Woody Allen y Capusotto; sí, quizás le falta presencia y ese no se qué de los grandes restaurateurs. 
Pero lo que sucede dentro es magia pura: Woody (Mariano), un crack de toda la cancha, te lleva por un menú de 7 pasos (5 en realidad sacando dos amousse bouche): entrada fría, caliente, plato pasta, plato de carne y postre...platos reducidos, pero muy bien servidos. 
Todos son fantásticos: la muzzarella trenzada o el paté de campagne son fabulosas entradas frías, la berenjena gratinada, el penne rigati, la ternera que cortás con el tenedor, todos platos de alta cocina,  o el orgásmico semifreddo, pero de tanto en tanto el menú se renueva, vale la pena dejar que Woody elija por vos la 1 º vez. 
Hay alta cocina en cada plato, alta en serio, en sabores y en presentación, hay dedicación y pasión por lo que se hace, las mozas son cancheras y atentas, todo funciona armoniosamente. 
Cuesta 130 mangos(sept 2012), mínimo la mitad que aquellos mas chics. Mariano además se maneja con márgenes chicos en los vinos, carta interesante con pocos clásicos, varios tapados y sus recomendados. 
Yo ya no vivo en Argentina, fui por 3 semanas y cené 4 veces- sugiero a quienes la suerte de tenerlo cerca visitarlo.


Voltei agora, setembro 2013 e as sensaçoes continuam as mesmas, e decidi escrever de novo naquele site:


 









Vivo enamorado de este restaurante...no vivo en el país y es el 1º en mi lista de restaurantes a repetir cada vez que regreso. Hice un comentario bien extenso hace un ano (ver comentario +...destacado)...sólo puedo agregar que se mantienen fieles a su idea original e igualmente firmes en calidad. 
Gran carta de vinos, escueta,diferente, muy buenos tapados en el rango 80/100 mangos 
No es fácil agradarme, porque voy con expectativas acumuladas durante un ano entero, pongo la barra muy arriba... y nunca me defraudan. 

Imperdibles paté de campaigne, penne rigatti y tiramisú.





PATE DE CAMPAIGNE











beringela gratinada
penne rigatti a caponata



tiramisú
SEMIFREDDO




Doppio Zero
Soldado de la Independencia 1238







LA PAROLACCIA - 
MENU EXECUTIVO DE RPQ EXCELENTE

La Parolaccia é uma rede de restaurantes italianos distribuídos em vários bairros nobres da cidade, com uma alto padrão na qualidade do produto sem que isso signifique ser esfaqueado na hora de chegar a conta.

Eles tem, de 2da a 6ta, um menu executivo dos melhores RPQ  da cidade, pois por 110 pesos, ums 30 reais, você tem direito a  um drinque de boas-vindas, ao couvert com pates, pãezinhos e umas bolachas de queijo fantásticas, a uma entrada, a um principal e a uma sobremesa ou cafe....e ainda uma copinha de lemoncello no final.


Essa aqui é uma das muitas opções do executivo












Na sobremesa eles tem parceria com o Freddo, das melhores sorveterias da cidade.
A escolha é livre do menu meio-dia, com mas de 10 opções em cada item do menu.












Eles estão também em Porto Madero, com 3 restaurantes, todos com a mesma proposta...incluso a noite eles possuem um "menu 25 anni" , mas enxuto, mas bom também, com uma garrafa de vinho incluso a 155 pesos, uns 40 reais se você trocar bem seu dinheiro.

DICA: evite a sucursal de San Isidro, a qualidade deles não é a mesma




La Parolaccia
A.M. de Justo 1052 e sucursais








SARKIS 
O melhor arabe/armenio de Buenos Aires-




Sarkis já não é um segredo, era originalmente um árabe/armênio bom e barato, muuuito bom de fato, mas claro, a internet descobriu ele para os turistas e deixou de ser um restaurante que vivia lotado para os portenhos a ser aquele que tem fila mesmo antes deles abrirem as portas as 8pm.

A ideia de maximizar a visita é ir em turma, impar de preferencia, porque tudo e gostoso a preços accessíveis  e aí da para pedir tudo isso que vocés enxergam nas fotos.
Jantando até morrer, sendo uma turma insisto, a conta dificilmente passe de 35 reais por cabeça.
Caso ir só em duplas, a conta pode subir a 90 o casal talvez, o que para os preços paulistas e súper convidativo.
Dicas: Esfiha aberta de carne (lajmashin aberto), hommos, babaganush de chupar os dedos!



Sarkis
Thames esquina com Jufré








EL OBRERO 
o melhor "bodegón" de Buenos Aires


Outro que passou de bouca em bouca, que se internacionalizou a traves de guias de viajantes (lonely planet, frommers), jornais extranjeros e mais tarde a internet feiz o restante.

Aqui a estrela é a comida, num restaurante próximo a fazer 60 anos!!o bairro é meio sombrio, as redondezas não convidam para uma voltinha, o lugar tem charme zero, mas a comida é insuperável.

Originalmente este bodegón, fundado por dois irmãos espanholes,  servia operários  pedreiros (obreros) que trabalhavam na área, daí o nome.
Era uma fonda numa zona portuária, e atendia pessoal dos frigoríficos, das mecânicas.

Dos poucos lugares onde tudo o que servem é para destacar: as massas são artesanais, qualquer coisa da churrasqueira sai bem (matambrito de cerdo, mollejas que eu pedi estavam melhor que muitas grandes churrascarias da cidade), as lulas sequinhas e douradas no ponto justo, a tortilha espanhola que ainda faz suspirar a minha esposa...difícil encontrar algo que não esteja 8 pontos ou mais.
Os preços já não são para obreros, mais continua sendo bem em conta, na faixa dos 40 reais por pessoa comendo ate explodir.














Dicas: Ir e voltar de taxi - lulas de sonho - tortilha espanhola - mollejas - TUDO!
Não é longe do estadio de Boca Juniors, mas não se sugere ir e voltar a pê

EL OBRERO
A.Caffarena 64 - La Boca






BESARES - 
Churrascaria de bairro de respeito -  RPQ EXCELENTE



Não justifica ir especialmente , mas para quem mora proximo, e meu pai mora na esquina, é uma dos melhores custos beneficios da cidade, na hora do almoço executivo
Couvert - entrada - principal - sobremesa - cafe e  copa de vinho inclusa (finca Portillo) por 82 pesos final (uns 25 reais) é imbatível.





De entrada a linguiça (chorizo) cai muito bem, até para fazer um sandwich aproveitando o couvert bem completo...a entranha (dica para quem não quer cair num porto seguro com o bife  de chouriço) como principal é super saborosa e trazida no ponto pedido. e o flan de sobremesa - caseiro- é show de bola



















Besares Parrilla Urbana
11 de Septiembre 4098  - Nunez - Buenos Aires









MALVON 
Para qualquer momento do dia



O Malvon esta em Vila Crespo, próximo a duas áreas de compras que os brasileiros adoram pelos preços: a rua Aguirre e, um pouquinho mais distante a Av. Cordoba...os dois endereços onde estão os outlets de roupa.



O lugar é um charme só...e atrapa tanto pelos doces quanto pelos salgados.Paes e sandwiches gourmet, pattiserie de alto padrão (muffins, bolos), numa casa perfilada para os orgânicos.





























É um lugar para ir em qualquer momento do dia, eles servem cafe da manhã, brunch aos finais de semana, tem almoço executivo o a la carte, e também da para ir só para tomar um cafezinho e alguma das tantas delicatessen oferecidas.

Nós fomos de almoço executivo, e por 25 reais por cabeça você tem direito a couvert, entrada,prato principal e bebida ( copa de vinho inclusa).
Bom Santa Julia Saivignon Blanc para acompanhar um saborosíssimo cous cous e o peixe que como principal  nos pedimos.

Dicas: o almoço executivo e o brunch dos finais de semana tem um RPQ MB - já a la carte mesmo barato para os padrões paulistas, não é tão em conta assim.














Malvón - Serrano 789





EL BAQUEANO 
menu de passos de comida tipica argentina





Este restaurante, tão bem conceituado pelas guias de viagens e por jornais estrangeiros, deixou em mim  sensações encontradas. 


coixinha de jacaré
Aqualidade dos produtos e e da proposta é inquestionável, mas o tamanho das porcoes deixa muito a desejar...ninguem pretende que cada prato seja farto, mas uma coxinha de jacare (mais bolinho que coixinha em verdade) e quase que pular um dos passos.



A salada de viscacha, se tirar as verduras, é um prato pequeno demais.
salada de viscacha

A sopa de batatas, saborosissima, isso sim.
textura de batatas




risoto de liebre















Olhem o tamanho do risoto, que é nos passos o prato principal, o prato quente, fotografei ele desde o alto para se ter uma dimensao do tamanho, para quatro garfadas.



pre sobremesa
queijos e contrastes

Mesmo entendendo o conceito, de porcoes menores e menu de passos, a piada nao é barata, pelo que nao senti ter investido muito bem meu dinheiro.








Sobremesas sim, a contra cara do resto em porcoes generosas



texturas de laranja









PIZZERIA ROMARIO
rede de pizzarias descoladas 


Rede de pizzarias espalhada pela cidade em barrios nobres , de ambiente descolado, com mesinhas fora muito disputadas.
O portenho adora comer fora, e principalmente se o tempo acompanham se sentar fora...bem diferente dos paulistas.

A pizza é boa, não sensacional, mas é saborosa.
Dica: peça uma "fugazzetta rellena", pizza de cebola recheada com queijo mussarela de qualidade; pode ser pedida em fatias também






TANCAT
comida catalã/espanhola

Para falar a verdade esperava mais deste restaurante catalão/espanhol  tão tradiça em Argentina.
Foi correto, boas gambas al ajillo (camarão alho e oleo)., rabas (lulas) douradas no ponto justo mas fininhas demais,  a tortilha boa, bem boa, mas não atinge o patamar daquela que comi  no "El Obrero".



Eles estão no centro da cidade, ao lado do calçadão Florida, e teu outra loja na zona norte da cidade.
Não comi mal, para nada mal, mas saí um pouquinho desiludido, talvez porque as minhas expetativas eram grandes.





TANCAT - Paraguay 645











JARDIN JAPONES 
par curtir o lugar - a comida só acompanha




















Nenhum comentário:

Postar um comentário