quinta-feira, 5 de setembro de 2013

PARIS - RESTAURANTES

TOUR GASTRONOMICO EUROPA

Algumas consideraçóes prévias:
Na França, o preço do menu é o preço final, nada de 10/12% de serviço, nada de couverzinho ou surpresas adicionais...péssima costume de muitos empresários paulistas.
Como é possivel jantar en PARIS por 90 reais, que da 100/105 cada com um bom vinho, e que em Sao Paulo vocé deva ficar tenso, alerta, preparado para dispensar o couvert ou cualquer oferecimento do garçon, aparentemente inocente para te enfiar a faca:  porqué a conta em SP atinge 250/300 se vocé comete a "locura" de pedir um vinho barato?
Estamos sendo "assaltados" em SP, aceitando preços só porque se tem recursos e se pode pagar.
Aceitamos couvert de bosta, com pão e manteiga acima de R$10, vinhos que começam na faixa de 60, blogs gastronomicos com fotos bonitonas que não se revoltam pelos preços dos pratos, até porqué sao parte do sistema disfarzados de blogs independentes, com leitores com comentários burros do tipo "amei", sem analizar que no final "amou" ter sido roubado/a.... acordemos por favorrrrrr!!!

Saímos a comer fora, tanto almoço quanto jantar em Paris, Barcelona, Lisboa,Porto, em povoados turísticos no sul da França e NUNCA pagamos os exorbitantes preços paulistas.

Pronto, desabafei...agora sim o tour gastronómico

PARIS

Nosso sistema de puntuaçao é simples, o máximo são 100 pontos dividindo a experiência gastronômica en 5 categorias:

1 - COMIDA 40 pontos

2- APRESENTAÇÃO DA COMIDA  5 pontos

3-SERVIÇO/ATENDIMENTO (desde a reserva até o serviço no lugar) 15 pontos

4- AMBIENTE 15 pontos

5- PREÇO (RPQ) 25 pontos

1º lugarLA BILLEBAUDE  91 pontos
Comida 37/40, Apresentação 5/5, Serviço 15/15, Ambiente 10/15 e preço 24/25

Foi o único bistrô que repetimos.Almoçamos uma quarta feira, e repetimos Sábado a noite.
No jantar, de 33 euros vá de couvert,entrada, principal e sobremesa .. no almoço da para fazer entrada e principal ou principal  e sobremesa por 23.
No almoço fomos de asparagos gratinados e salmão como entradas, e peixe e risoto como principais, dividindo um petit gateau ao creme de pistache.
Todos os pratos estavam saborosos, suculentos, nos seus pontos justos de cocção, acordando nossas papilas  gustativas a cada instante...talvez a entrada de aspáragos não era suculenta, mas o sabor, a qualidade dos produtos foi ótima

O risoto leva os palmares, ao ponto de ser repetido no jantar do Sábado.

petit gateau c/ creme de pistache...oh la lá!

No sábado  junto com o risoto com frutos do mar, fui no pato,um peito tenro, macio no ponto no qual o pato deve ser servido (a foto saiu meia tremida)

e 2 entradas diferentes: foie gras, muito bom, untuoso, em porcão generosa (não foi o melhor que comi em París, mas muito bom mesmo), e sopa (estava fria a noite em Paris), deliciosa.

Sobremesas? panna cota: boa, mas não memorável e mesmo vendo a foto não me lembro da outra (o que confirma um passo sem muita glória)

Os três pontos que tirei da comida (dei 37/40) passam por estas sobremesas: corretas, boas, bom tamanho, mas não aquele sabor que te deixa uma marca, que encontrei sim no petit gateau do almoço anterior..

O SERVIÇO foi impecável...desde o momento que liguei desde S.Paulo para marcar até o mínimo detalhe nas duas visitas: na segunda PASCAL (dono, maitre, e garçon, ele sozinho lida com tudo e consegue ser eficaz e atencioso) nos recebeu com duas taças de rosé de cortesia e um couvert mas encorpado do normal. Nos sentimos lisonjeados, pois e gratificante receber esses gestos, te fazem sentir que o cara entendeu o que o bistró representou para nos dois, ao ponto de voltar em menos de 72 hs.

O preço, a relação qualidade preço é quase imbatível...pense o que você paga aqui em SP por um jantar de 3 passos com couvert e com VINHO...

Almoço para dois deu 78,50 (R$210), e o jantar 84 (R$227) em PARIS, a quatro quarteiroes da torre Eifffel e não com o vinho da casa...um vinho de 12 euros no almoço e de 18 no jantar.

sim, é para chorar mesmo!

lugar LA BALANÇOIRE  86 pontos
comida 32/40, apresentação 5/5, serviço 13/15, ambiente 13/15, preço 23/25

Tinha muita expetativa, bem no ranking da Trip Advisor e checado e reconfirmado com  outros blogs e sites franceses.
Eles tem, que nem a maioria dos bistrôs que visitamos, a "formule", ou seja um preço fixo por uma escolha de entrada, principal e sobremesa entre varias opções; Balançoire em particular tem o "menu para indecisos" : você só escolhe o prato principal que a entrada e a sobremesa são uma mini degustação dos pratos da casa.

Decidimos um tradicional e um indeciso... e o começo não podería ter sido melhor: eu fui na sopa e ela recebeu a mini versão da minha sopa mas um foie gras espetacular! o melhor que comi na minha viagem!(ainda melhor do que em restaurantes especializados) intenso, marcante, untuoso com esse final de boca táo especial do foie e aquela bolinha sobre um colchao de pure de asparagos que de acordo com a minha esposa estava delicioso

O problema daí em diante foi o bistró segurar esse nível de excelência: os principais estavam bons, até muito bons talvez, mas não atingiram o patamar das entradas.

Talvez errei/erramos na escolha dos pratos, tinham boa apresentação, os ingredientes de qualidade, esmero na procura dum sabor marcante...e de fato gostamos muito, mas não ao ponto de gerar essa sensação unica.

A sobremesa indecisa se vê fantástica na foto, e foi quase, porque o fondant não tinha esse sabor marcante, intenso dum chocolate de alta qualidade, gostosa torta de maca, adocicada sem exagero e bom tiramisú sem ser memorável (na foto na mesma bandeja os dois cafés)

Resumo, altamente recomendável!....merecia uma segunda visita, mas aí apareceu Pascal e seu La Billebaude.

lugar CREPERIE LA BROCELIANDE 85 pontos

Estava agendado como opção  mas não tínhamos reserva.Como não conseguimos ir no Bistrot Lorette a ideia  foi repetir Monmartre para ver o por do sol  no Sacre Coeur, curtir Monmartre a noite e jantar nas redondezas.

Tivemos sorte, tocou céu limpinho para curtir a vista  e quando chegamos na creperie sem reserva pegamos a unica mesa livre.

Gastamos 41Euros, sim 100 reais os dois!
Escolhemos um crepe salgado cada e dividimos um doce na sobremesa  com um bom vinho num pichet de 500 ml, e com cafe.
100 reais, em Paris, no jantar, em Monmartre. .Agora você pensa o quê do que gasta aqui em sampa?

Os crepes estavam fantásticos, principalmente o da minha esposa, leve, com queijo, mel e amêndoas...delicioso e suculento.
Lugar super recomendável pelos crepes e pela área: sem mesas fora.

lugar - AU PETIT SUD OUEST - 79 pts
Comida 29/40, Apresentação 4/5, Serviço 14/15, Ambiente 10/15 e preço 22/25

Tinha uma grande expetativa, talvez das maiores, até porque é um restaurante especializado em Foie gras e pato, e tudo seu cardápio se baseia nestes produtos...
Está super bem localizado, próximo a torre Eiffel e numa avenida elegante: A foto que tirei do exterior mostra as mesinhas mas badaladas e mas requeridas...dentro não é tao charmoso assim, muita madeira, muita toalha de mesa xadrez, pena que não tirei foto
Da comida só o pato cumpriu as expetativas: tenro, mal passado, suculento, mas o foie gras não foi aquele sabor que eu sonhei, de fato no La Balançoire o foie gras deles estava sensacional.
Talvez deveria ter pedido o foie gras quente como entrada, mas minha esposa não se sentia bem essa noite e não foi parceira.
Destaco sim o atendimento, desde o  momento que reservei até o final foi perfeito...garçom cancheiro e dona super simpática e também o preço: essa entrada de foie gras deu para dois, e com uma esposa sem muita fome mandei o pato quase por completo!
Ainda com um bom vinho do Medoc (Chateau Grand Lacaze 2004 Grand vin de Bordeaux) e o couvert  a conta deu 49 Euros...135 reais!

5°lugar MA COCOTTE 74 pts

Comida 27/40, Apresentação 5/5, Serviço 15/15, Ambiente 15/15 e preço 12/25

Fora, bem fora da cidade existe um mercado de pulgas "Marché aux puces" chamado Saint Ouen.
Quando falo bem fora de Paris é porquê da pra sentir que você deixou a glamour da cidade luz para entrar bem na periferia da cidade, assim que subir as escadas do metrô.
Autopistas que se entrecruzam, vida embaixo delas...muito posto ambulante ... de glamour parisino pouco e nada.
Este mercado é grande, e esta dividido em vários..em um deles está esta pretensiosa obra do arq Philippe Starck.

No meio dum mercado boêmio, despretensioso aparece este restaurante que  a priori não parece encaixar muito.
Posso falar pouco da comida, e daí que a pontuação talvez não reflita a realidade...mas os preços do restaurante nos obrigaram a consumir o menos possível, um chardonnay da casa, simpático e nada mais junto ao "fish &chips versão 2.0.-  apresentação moderna, molinho diferenciado, as batatas eram bravas e servidas num pote bonito - .enquanto eu pedi um steak tartare..deu 25 Euros por cabeça, vale pelo logar, mas não voltaria..
Esses pratos nem deslumbraram nem estavam ruins...corretos e ponto.o que converte a visita em inesquecível e o próprio restaurante!.
Todas as fotos internas postadas são do primeiro andar de restaurante, no térreo tem ainda uma barra e varias outras opções de salões.
Fomos beeem cedo a ao ser os primeiros em chegar curtimos bastante o lugar, nota 10 em ambientação.

Tem mesas no exterior, no 1º andar e no térreo, numa varanda linda, ideal para aqueles que gostam de ver e serem vistos.
Mas ao meio-dia fazia um frio do cacete! e não dava para ficar fora!

Resumo: o restaurante é lindíssimo...e bem vale uma visita se está fazendo compras ou passeando  pelo Saint Ouen, bem para tomar alguma coisa , para beliscar e fingir um almoço como nos fizemos ou para um almoço ou janta glamourosa...neste caso prepare a carteira.
Insisto, isso que nos almoçamos deu 50 Euros com duas taças do chardonnay da casa...sem entrada, sem sobremesa e sem cafe.

6° lugar - BISTROY LES PAPILLES 72  pts
Comida 30/40, Apresentação 5/5, Serviço 11/15, Ambiente 10/15 e preço 16/25
A diferencia de qualquer outro Bistrot, aqui você não tem escolha, o menu é fixo e é o que o cheff preparou para essa noite.
Não é para qualquer um...não tudo mundo gosta de se entregar ao cheff a uma unica entrada, principal e sobremesa.
A localização não é a melhor, a estação St Germain de Prés é a mais próxima e fica numa avenida meia sem graça a noite.
Desta vez eramos quatro, minha cunhada e uma amiga dela se juntaram.
Por dentro o bistot tem algum charme, não graaande assim, mas ta bacana...a dificuldade passa porque não existe uma carta de vinhos, os vinhos são aqueles que estão nas prateleiras do rack que se ve na primeira foto. e para poder tentar pegar algum tem que incomodar os outros comensais; resumo da opera: você  deve se entregar também a escolha do dono do restaurante...a escolha foi ótima, um Les Lezandes Syrah 2009, delicioso, mas uma escolha salgada! 40 euros a garrafa
A comida?
O primeiro prato era sopa.... primeiro é colocado no prato cenouras cortadas em juliana, cubinhos de pão torrado, um creme cheese , mini chips de presunto cru e salsinha....Jesusisss, que sopa! ainda é deixada na mesa, pra repetir quem quiser.

O principal era Ossobuco...muito bom, mas esperava algo um pouco más criativo, uma carne menos pesada para um jantar

A sobremesa bem francesa, queijo...saboroso mas inoportuno: após essa sopa e principalmente após do Ossobuco o corpo grita por algo doce, pra contra restar o salgado do jantar.
Boa experiência em geral, caiu a pontuação da comida um pouco por causa da sobremesa e da escolha do ossobuco como prato principal: Um custo benefício médio... deu 50 Euros por cabeça, que não achei barato. Não acho que voltaria, ao menos que soubesse com antecedência o menu do dia e ter a opção de ver a carta de vinhos...foi o vinho mais caro que paguei na viagem.

6º lugar LE CHENIN - 72 pts
Comida 28/40, Apresentação 5/5, Serviço 10/15, Ambiente 11/15 e preço 18/25

Boa opção caso você se hospede próximo como foi o nosso caso.
Eles, a diferencia dos outros Bistro não tem a "formule" aquele preço fixo pelos 3 pratos, mas somando as opções acaba dando mais ou menos isso, e você não precisa nem se obriga a pagar esse montante, caso quera alguma jantar leve com um prato principal só. Não foi o nosso caso, foi o dia que chegamos em Paris desde SP, queríamos algo perto do hotel e logisticamente a escolha foi perfeita.
O Bistro tem charme, tem um dono mais simpático do que o outro e uma comida boa, saborosa, mas nada espetacular nem imperdível
A impressão em referência a comida é que depende muito da escolha; se quer ver o copo meio cheio...ou analisando lo negativamente a cozinha é irregular O salmão da entrada estava bom, mas a charcurterie, ainda bonita na foto, não era saborosa, diferenciada.

Nos principais a diferencia foi gigante.Eu, que perdi na escolha da entrada peguei "o prato" da noite. Tres tipos de carne diferentes num prato só, acompanhado por uM molinho ágrio; o steak tartare bem feito , boa textura e bem temperado, as carnes cozidas bem no ponto que eu as pedi...macias,saborosas.
Um prato sensacional....bem contrastante com o peixe da minha mulher, fraco em tamanho e em sabor.

A sobremesa (escolhemos a mini degustação das sobremesas da casa) super bem apresentada mostrou mais do mesmo... suspiros bem ganhados com o tartin de framboesas se perderam com uma mousse sem graça.

Não acho que voltaria, mas para a noite do arribo a Paris e a Europa valeu para nos.

L´ AS DU FALAFEL - menção especial

STOHRER PATISSERIE - mençaõ especial

Estes dois não entram na categoria restaurantes, mas a qualidade do FALAFEL, e as delícias da PATISSERIE merecem seu destaque.

Solange ainda suspira por esse falafel, enquanto ao STOHRER, ficando a 20  quarteirões do hotel, fiz questão de voltar um finalzinho da tarde prévia a nossa partida para Bordeaux para aprovisionarmos.

Os Eclaires deles foram escolhidos como os melhores da cidade agora em 2013... e estavam bons mesmo!, mas além do eclaire, uns doces maravilhosos, a qualidade do chocolate, do pistache...da macá...pena que não tirei fotos, esqueci.....

SIM  eu ainda suspiro pelo Stohrer e morro de saudades desses sabores que deixaram marca na minha memória.
Os salgados pareciam ótimos também, mas com preços salgados propriamente.

TARTES KLUGER 68 pts

Comida 24/40, Apresentação 4/5, Serviço 09/15, Ambiente 13/15 e preço 18/25

Tartes Kluger

Este também estava cogitado mas sem reservar, perto da Place des Vosgues, e quase do lado com L´ As du Falafel.
O lugar é bacana, descontraído, prolixamente desalinhado,cheio de gente jovem e algums turistas, bem parecido com  Malvón em Buenos Aires, lugar cool.
O lugar perfeito, mas esperava mais da comida, da relação qualidade preço..

Não deixou grandes lembranças:.uma boa torta, só isso.

Em soma, valeu, mas saindo vimos L´ As du Falafel e claro, decidimos dividir um entre os dois para experimentar outro dos agendados... este ultimo levou todas as memórias e os suspiros.

Em L´ As da pra comer dentro ou fora (neste caso 5,50 Euros, 16 reais)