terça-feira, 6 de junho de 2017

RIBERA DEL DUERO - BODEGA ASTER

 CHARME FRANCES - 100% RIBERA 


EGG on the road


A Rioja Alta é um centenário e poderoso player no seu habitat natural. Rioja, e ha mais de 25 anos, o grupo decidiu se expandir a outros D.O.P  incursionando também na Ribera del Duero.
Lês levou um tempo achar o terreno apropriado, aquele que permitisse desenvolver a sua ideia e filosofia até que em 1990 o achou em Anguix. Burgos, em plena D.O.P Ribera del Duero.

O Grupo se passou mais de 15 anos estudando e deixando maturar os vinhedos, vendendo nesse lapso as uvas, até que com a chegada do diretor enológico Julio Sanz se estabeleceram, baseado na qualidade e no potencial, as divisões no próprio quintal das parcelas para a produção de dois vinhos, um crianza e um de pago, o Finca El Otero. 



Muito bem recebidos por Azucena Sanz, do departamento de Relações Publicas do Aster, catamos esses dos vinhos, mais um branco denominação de origem Rias Baixas, outra incursão na expansão do grupo.
Visitamos também, claro, as modernas instalações que abrangem a própria vinícola e um hotel rural de alto padrão, com ares de chateau francês.

Mesmo algo afastada, merece e muito a pena a visita a vinícola pela qualidade do seus vinhos, pela relação preço qualidade deles e pelo entorno onde esta localizada



Quem tiver bolso para pagar um quarto aqui, na faixa dos 250 Euros com cafe da manha, janta e vinhos de cortesia inclusos, sera recompensado por um entorno mágico: paz e sossego num hotel pequeno, de atendimento personalizado,elegante e sofisticado.  




As instalações da moderníssima e vanguardista vinícola já valem a visita: o enoturismo aqui é levado a serio mas a outra escala...quem preferir evitar as multidões e fazer uma visita em grupos bem menores, Aster é uma muito boa opção.
Os pacotes começam em 15 Euros, com visita e cata.
Mas informações no próprio site da Bodega: http://www.bodegasaster.com/enoturismo









Na cata fiquei bem impressionado pela excelente relação preço qualidade do branco, D.O.P  Rias Baixas Lagar D Cervera, um aromático e frutado Albariño. Seu preço convidativo, na faixa dos 7 Euros lá, viram uma excelente opção de branco para o dia a dia.Vinho que entrega muito a mais do que se paga por ele.
Untuoso, perfumado, fácil de beber, bem fresco e com final persistente e convidativo.
Altamente recomendável, ao ponto que comprei um para bebe-lo aqui tranquilamente e dar uma opinião definitiva; Os ineptos da Tap/Azul quebraram umas garrafas, entre elas este delicioso albariño.





Dos tintos, o Aster crianza 2013, com 22 messes de barricas saiu a pouco ao mercado a um preço interessante, na faixa dos 13 Euros.Um bom crianza, com carácter e intensidade. taninos doces, final persistente, boca ampla, voluminosa; Tem potencial de crescimento ainda em garrafa, para quem decidir comprar e guardar.

A importadora Zahil esta com a safra 2010 em estoque, uma grande safra, mas a vende a proibitivos 290 Reais.

O ultimo foi o multipremiado Aster Finca El Otero 2014, das melhores parcelas da vinícola.
16 messes de barrica, ele saiu ao mercado só em Junho do ano passado.
100% tempranillo, aqui chamado também de Tinta del Pais, é potente sem perder a elegância, das coisas mais difíceis de conseguir num vinho.
Carvalho integrado e não invasivo, final persistente, equilibradíssimo.
Trouxe um para beber tranquilamente aqui, mas acho que ele vai evoluir e muito bem nos próximos três a quatro anos.


Uma visita breve mas bem proveitosa nesta elegante bodega; Agradecemos e muito o tempo dedicado mas principalmente a disposição da vinícola e de Azucena desde o primeiro contato para nos receber.

Gracias Aster!

Nenhum comentário:

Postar um comentário