sexta-feira, 16 de junho de 2017

CAFE BAR LAS TERESAS - SEVILLA

EGG on the road 
Espanha - Sevilha

 O segredo do bairro Santa Cruz

O destaque dos nossos trés dias em Sevilha; Fizemos incluso um repeteco deixando de lado outras opções e propostas que tínhamos pre-estabelecido.
Passamos por acaso a primeira vez, após ter beliscado e tapeado em outro lugar já sem muita fome, e nos impressionou a qualidade da matéria prima curioseando nos pratos dos outros.
Decidimos, ao final das contas esto é um sacerdócio (rsrsrs), nos sentar para almoçar também.

Inicialmente da para desconfiar deste tipo de lugares: cafe/bares poco badalados no seu interior, sem glamour nem sofisticação e onde o preço não é barato.

Mas na Espanha são aqueles bares de toda a vida, que investem na matéria prima como a sua razão de ser o que se reflete nos pratos: altíssima relação preço qualidade em cada um deles.



Este tipo de bar/cafe/restaurante se espalham e com bom sucesso em toda Espanha, e existe uma explicação: é difícil que algo não saia saboroso da cozinha complementada com a chance de poder pedir metade dum prato inteiro; alta cozinha, mas em porções o raciones, o que permite experimentar varias iguarias sem perder um salario minimo no intento.
Igualmente é bom ficar atento, pois muitas vezes não são tao confortáveis...os espanhóis adoram comer um acima do outro na barra, e nos valores pedidos aqui, para mim a conta não fecha.
poucas mesinhas dentro, e as mais deputadas fora, vale a pena esperar por elas.


Não é fácil de achar, mesmo com o endereço, pois o centro histórico é um labirinto e as ruas não tem o cartaz na maioria das vezes; Algum aplicativo ou simplesmente perguntando, como nos fizemos, se chega.

Nos dois dias experimentamos umas quantas, uma melhor do que a outra.
Apenas chegados em Espanha, não podíamos não pedir o jamon ibérico de bellota.
Em breve farei a matéria para explicar as diferencias entre un jamon serrano e um de bellota e todas essas palavras inicialmente estranhas para entender o mundo do presunto: cebo, caña de lomo, etc.
Este em particular é um dos produtos mais nobres, jamón de raça ibérica alimentado a bellotas.
O jamon é mais doce, mais untuoso, deixando as papilas gustativas ativas e pedindo mais; excelente produto, vale os 10 Euros, uns 37 reais essa "media reción".








O arroz, a 6,50 euros a meia, paella muito bem lograda, e uma porção justa pelo seu valor.
Cansei de ir a lugares especiais especializados em paella, onde a pedida dever ser minimo para dois pessoas; este conseguiu levantar suspiros da minha esposa, e eu não tive que em embarcar na mesma.




Nos principais eu suspirei por estes "Chipirones a la plancha", oito lulas GG perfeitamente seladas, e banhadas no alioli.
Sabor marcante, lulas carnudas, o prato cumpriu todas as altas expetativas criadas. Preço custoso, 18 Euros a porção inteira, uns 65 reais, mais não caro pela excelência do produto.






Na segunda visita, Eu fiquei extasiado pelos cogumelos. Apos dum saboroso queijo de cabra da região, mergulhei nestes champignones, feitos no mesmo alioli dos chipirones do dia anterior.

Talvez para não ficar entediado, a meia porção seja a melhor pedida; Minha esposa desfez a parceria e tive que mata-los sozinho. A qualidade da matéria prima, não tão fácil de exibir em fotografias, explica o preço dele: 14 Euros.


As meias porções, o "media ración", são, na maioria dos casos, a melhor alternativa. Comendo bem a conta atinge, com duas taças de vinho, mesinha na rua, pedindo pratos não economico, uns 25 Euros por pessoa, uns 90 reais por cabeça.




Uma grande opção, essas imperdíveis onde vale a pena gastar algum euro a mais, a cozinha e a matéria prima o justificam plenamente neste caso.


Cafe Bar Las Teresas
Calle Sta. Teresa 2, 
Sevilha

Nenhum comentário:

Postar um comentário