terça-feira, 21 de março de 2017

ANGELICA ZAPATA - CATENA ZAPATA

 ALTA GAMA DE EXC RPQ  


Admiro esta vinícola ha tempo e particularmente esta linha da Catena Zapata.
O jeito de ser pioneiro, de investir em terras e regiões que outros desprezavam ha não muito tempo atras, e de ser os impulsores do prestigio que hoje o vinho argentino tem no mundo não é pouca coisa não.  
Da mão do Ale Vigil saem estes quatro exemplares para ter bem em conta na hora da escolha:  um grande chardonnay de altura, um fresco cabernet franc, um interesantissimo cabernet sauvugnon e um glorioso malbec.





ANGELICA ZAPATA CABERNET SAUVIGNON  - CATENA ZAPATA WINES 




Um grande vinho, Argentina produz grandes cabernets, e este é um deles. A Vinícola  Catena Zapata dispensa comentários, e este vinho consegue ser, ao mesmo tempo, equilibrado, elegante, de boa estrutura, carnudo.
Bom equilíbrio entre fruta (muita ameixa madura, quase compota) e madeira (que aporta os aromas especiados, pimenta do reino),
Passa 18 meses em barricas,e é duma cor roxo intenso, muito bom final em boca, perdurável...achei ele um grande vinho.


Eu decantei ele por 45 minutos, pois quando o abri estava "duro" ainda, não tinha soltado aromas nem na rolha nem na garrafa..a oxigenação abriu ele por completo, mostrando tudo seu potencial.

Aí chega a grande pergunta, este é um vinho que aqui no Brasil sai na faixa dos 160 reais, realmente o vale?
A resposta depende de cada bolso, mas é uma compra segura para quem pode pagar, ate porque que não desiludirá a ninguém.



ANGELICA ZAPATA CHARDONNAY 



Este vinho é produzido em vinhedos a 1450 mts em Tupungato Mendoza. Essa altura da aos cultivos muita amplitude térmica, sol e calor no dia e frio a noite, perfeitas para o desenvolvimento da uva Chardonnay.
Passa 14 messes em carvalho francês, e o vinho é tudo o que um Chardonnay pode aspirar:
É untuoso em boca, quase amanteigado, super concentrado...se mostra elegante, com um perfeito final de boca, persistente.
Mistral o importa aqui, mas a piada não sai barata, é um branco acima de 150 reais.
Um dos melhores chardonnay da Argentina, já experimentei todas as safras desde o 2008 e a qualidade se mantem inalterável.

  ANGELICA ZAPATA CABERNET FRANC  
Delicado, 18 messes em barrica, algo astringente, fresco
Persistente final de boca, amável, algo doce...impacta mais em boca que me nariz, que para mim é o mais importante, não gosto de vinhos "mentirosos".

 ANGELICA ZAPATA MALBEC 


Blend de Malbecs de diferentes vinhedos, um alta gama com todas asletras.
Cada vinhedo aporta um toque distintivo e o resultado final é um show no palato.
Concentração sem perder elegância, isso é o que distingue um grande vinho dum só potente...não adianta só envelhecer o vinho em barricas de carvalho se o produto mãe não é de excepção.
Os 18 messes de barrica (50% de primeiro uso) entregam a base onde este Malbec se sustentar, a matéria prima deste Angelica Malbec é inquestionável e a mão do Alejandro Vigil faz o resto.
Aditivo, suculento, equilibradíssimo, notas florais, minerais, a fruta invade nariz e boca... um grande Malbec que custa o que vale, acima de 250 reais nestas terras.

Os Angelica Zapata, em cada uma de as suas variedades, são vinhos diferenciados, custosos, mas não caros pelo que oferecem.





Nenhum comentário:

Postar um comentário