OS IRMÃOS MARAVILHA
A industria do vinho na Argentina passa por um momento excepcional, principalmente em referencia aos enólogos, aos artistas que produzem o vinho.
Uma nova geração que decidiu sair do padrão e vir com ideias novas , irreverentes, ousadas, fantásticas...e entre eles estão os irmãos Michelini.
Gerardo, Juan Pablo e Matias estão revolucionando a industria fazendo vinhos antológicos e desafiantes, todos interessantíssimos com uma relação preço qualidade surpreendente.
Nesta matéria só vamos falar de Zorzal Wines, a vinícola onde coexistem os três irmãos.
Vinícola jovem, só tem oito anos de vida, mas que foi tão revolucionaria e se mostrando diferenciada que não passou despercebida pelos grandes capitais internacionais, e desde 2011 parceiros candaenses se somaram ao projeto destes irmãos maravilha.
Mas a injeção de capitais estrangeiros não fizeram os Michelini modificar a sua forma de entender e fazer vinho, todo o contrario... potenciou eles já que permitiu que a vinícola conte com tecnologia de ponta para sustentar as ideias geniais dos caras.
Caras que tentam mostrar o terroir em cada um dos seus vinhos, mas fruta que madeira, aproveitando
a altura do terroir, Gualtallary, a 1.350 metros, o que se traduz em vinhos bem frescos.
Neste caso falaremos dos vinhos que eu já experimentei e que me surpreenderam muito.
ZORZAL TERROIR UNICO
Dos melhores vinhos que se podem achar na faixa dos 8 dólares na Argentina.
Sem barrica, só criados em piscinas de concreto,este Terroir Unico oferece tudo o que o Gualtallary tem de diferencial:: aroma fresco e floral, bem mineral e uma boca gulosa, elegante, frutada na medida certa.
e a expressão do terroir nítida com uma textura diferente e um final pedindo mais.
Não é um vinho de guarda, pelo que se sugere comprar sempre as safras mais novas.
Outro sem paso por madeira... ele é criado em ovos de cemento; Malbec com pequenos aportes de Cabernet Franc e Sauvignon, bem pequenos.
Seu nome não é por acaso, os solos calcares de Gualtallary provocam essas notas de tiza; nariz profunda, complexa.
Em boca é suculento, voluminoso com um perfeito equilíbrio e muito bem estruturado taninos fortes, boa acidez; vinho fresco.
ZORZAL GRAN TERROIR MALBEC 2012
Para mim o melhor dos tres... Gualtallary 100 % Malbec e com 12 messes de madeira.
Tem frescura, intensidade, fruta, complexidade.e o aporte justo da barrica para entregar umas notas diferentes e estruturar o vinho, mas sem ser invasiva.
Boca ampla, gulosa, com boa concentração.O final é de sonho, quase aditivo.
Na faixa dos 50/55 reais na Argentina...aqui a Grand Cru o vende a caríssimos 152 reais.
Vinhaço, duma excelente RPQ na Argentina, não no Brasil.
Viram outras matérias sobre os Michelini brothers, vinhos pelos quais tenho uma fascinação especial, pois entregam muito pelo preço que custam.