segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

HUARPE WINES

DIARIO DE VIAGEM  - AGRELO, LUJAN DE CUYO - MENDOZA 

PAIXÃO DE FAMÍLIA


Huarpe Wines é a paixão de dois irmãos que respiram vinho desde que nasceram, são a quarta geração duma família tradicionalíssima e pioneira em vinhos como os Toso.
Fundada em 2003, Huarpe é uma das vinícolas premium que mas cresceu em exportações; José Hernández Toso é um cara que manja e muito de vinhos, já foi winemaker de Luigi Bosca e escolhido o enólogo do ano em 2004.

Fui conhecendo o que eles fazem em restaurantes de autor em Buenos Aires é isso é sempre um bom sinal, pois são escolhas do próprio dono ou chef do bistrô, que fogem das grandes marcas para surpreender com rótulos diferentes, com achados.
















Na minha viagem a Mendoza queria conhecer a vinícola, o trabalho que eles fazem, saber mais da sua historia e a chance unica de degustar os vinhos onde eles se produzem, tomando ate do tanque...experiencia que pela gentileza dos irmãos Hernández Toso tivemos a sorte de vivenciar.

Não foi uma cata propriamente dita, foi mais uma visita, com o diferencial de beber alguns rótulos do tanque.
José infelizmente estava viajando mas fomos atenciosamente recebidos por Patricio.



Vinícola pequena em tamanho, com a ideia que para manter os altos níveis de qualidade a produção deve ser limitada, mas com grandes vinhos ao ponto que a linha aérea Lufthansa os escolheu como fornecedores para todos seus voos internacionais de first e business; o Taymente foi o escolhido.
Incluso os da linha de entrada, os Lancatay são vinhos cuidados, meticulosamente produzidos...quase artesanais.A vinícola não clarifica seus vinhos, nem filtra eles.

Experimentamos na nossa curta visita e direto do tanque a nova produção 2014:





Lancatay Cabernet Sauvignon 2014: gastronômico, fácil de beber mas com corpo e personalidade: leve, vinho jovem, final envolvente.

Taymente Malbec 2014: vinho que explode em fruta.. Tomei ele em Buenos Aires, o 2013, e a madeira aporta corpo, algum toque defumado.

Intenso em boca, taninos presentes e amáveis, vinho redondo
Smart buy em qualquer lado, fora aqui, onde é importado e comercializado pela Maison des Caves na faixa dos 75 reais, o que prejudica notoriamente a sua relação preço qualidade.



Dos outros, o Huarpe e o Guayquil (que não é importado aqui) farei uma nota separadamente, pois trouxe 3 garrafas e ainda repousam na minha adega, esperando alguma ocasião especial.
















Huarpe Wines esta se preparando para receber ao enoturismo, que em Mendoza atinge o surpreendente numero de 700.000 ao ano.As primeiras projeções indicam a sua apertura para 2015/2016 conforme contava Patricio.



Foi um dia de corridas saindo do Valle de Uco pela manha, com almoço programado em Dominios del Plata e com a tarde já agendada em Trapiche, assunto da próxima matéria...visita curta que com certeza não sera a ultima e bem proveitosa, agradecemos profundamente ao Patricio pela a sua amabilidade e valioso tempo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário