quinta-feira, 11 de setembro de 2014

RESTAURANT WEEK NOVA EDIÇÃO - BRADO

15º SPRW

Já esta rolando na cidade o festival gastronômico que acontece duas vezes ao ano aqui na cidade.
Eu estou menos empolgado que em outras edições, das quais publiquei varias matérias.
http://enogastrogringo.blogspot.com.br/2013/09/13-restaurant-week.html

Talvez porque mesmo com mais sponsor e mais restaurantes, tenho a sensação que em geral a qualidade do produto oferecido foi dando uma queda com o decorrer das edições.


Nesta edição comecei pelo BRADO e o resultado foi DECEPCIONANTE.

No week o restaurante, que paga um fee aos organizadores para participar, acostumam ter três perfis:
a) aqueles que aproveitam para faturar
b) aqueles que tentam captar um novo publico, aproveitando o week para mostrar o que a sua cozinha tem de melhor
c) aqueles já mais consagrados, aqueles com costas amplas que podem inovar criando um menu novo só para o festival, com a ideia final talvez de incorporá-los a seu próprio cardápio futuramente.

BRADO, surpreendentemente, não se acomoda em nenhuma dessas alternativas.
Participando do week, este não é oferecido inicialmente aos clientes, pelo que a primeira possibilidade se esvanece.
Tampouco mostram a sua cozinha, pois o cardápio do lugar não possui os pratos do week.
É definitivamente não é um consagrado; aberto ha menos de três anos ainda procura o seu espacio e a sua identidade: duma cozinha autoral nos inícios, deliciosa mas que pecava pela quantidade a o cardápio atual, com pratos mais fartos (pelo que vi sair da cozinha).

A julgar pela experiencia vivida, dificilmente esse pratos do week acrescentem o eclético cardápio: Não pecaram pela quantidade, mas sim pela qualidade.

A entrada que escolhemos no jantar foi o tartar de salmão oriental marinhado com manga, que é um diferencial sobre o menu do meio dia.
Boa apresentação mas entrada só correta, pois a manga adocicava por demais o salmão; pecou também pela falta duma textura diferente, uma crocancia  que corte o sabor monocorde do prato.

Nos principais a fraldinha assada com shimeji e purê de batata com wasabi não provocou cobranças , mas tampouco suspiros: uma fraldinha que desmanchava, bom aporte crocante do alho poro frito e um untuoso e bem saboroso purê de batatas, que foi a estrela do prato por sobre a fraldinha.
A fraldinha estava bem assada, a temperatura correta para que não seque mas não conseguiu se destacar...prato acima do correto, 7 pontos...bem longe de ser memorável

A outra pedida, infelizmente, foi o risoto de marisco, pancetta, pecorino e chili... outro diferenciado que se serve só a noite e o motivo real da visita.
Quando percebi que os risotos que eu faço em casa são melhores passei a considerar duas alternativas: ou eu estou para Masterchef  ou este risoto apresentado era uma piada...me inclino pela segunda opção.

O risoto carecia de tudo o que prometia: os frutos do mar eram cinco mexilhões(contados) ...nem lula, nem camarões, nem nada; o pecorino, se realmente estava, sendo um queijo forte e salgado nem se notou no prato.A pancetta estava passada do ponto, perdendo seu único e distinguido sabor.
Em definitiva, um risoto que prometia sabores marcantes e contrastantes acabou num arroz cremoso que "deu para comer".
A sobremesa boa, um brownie morno com sorvete não corregeu os sérios erros dos principais, o dano já tinha sido feito.


Brado é um restaurante jovem, descolado, com uma varanda agradável  mas que se apresenta no week com um menu que não representa a sua cozinha.
Não o sugiro para o week, se voce é alguem que se importa com o que esta dentro do prato e não fica empolgado só com a apresentação.
Em linhas gerais, fora do week me parece um point cool, descolado, onde beliscar umas batatas bravas, comer um hamburguer gourmet ou um principal sem tantas pretensões, escolhendo lo pelo ambiente por sobre a comida, correta mas sem magica.

BRADO 68 pontos

Comida 38/60 pontos
Ambiente 15/20 pontos
Serviço 7/10 pontos
Apresentação 8/10 pontos


Brado
J.Antunes 381, Pinheiros



Nenhum comentário:

Postar um comentário