quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

HARMONIZAÇÕES




Vinho e comida
-CARNES-

A ideia duma harmonização é a união entre a comida e o vinho, procurar qual é o melhor jeito para que as duas se complementem e que não “briguem” entre elas.

Já só pelo fato de estar acompanhando uma comida com um bom vinho é estar no caminho certo, pelo que esta nota só se propõe servir de ajuda, mas não impede escolher matrimônios diferentes entre a comida e o vinho.

Peixe branco: Sauvignon blancs e Chardonnay jovens (sem o com um muito breve passo por madeira).

Peixes gordurosos: como o Salmão...aí é melhor um Chardonnay reserva (barricado em carvalho) ou se preferir um tinto um Pinot Noir jovem.

Frango: de novo um Chardonnay mas maduro ou tintos jovens, neste caso as cepas Merlot e Carmenere caem bem

Porco: Carmenere reserva, mas também Merlot e Pinot com bastante madeira.

Pato: carne especial, pois é vermelha mais sem a força da carne da vaca ou boi. Definitivamente tintos, neste casso um Carmenere com mais corpo (reserva) ou um Pinot bem amaiderado.

Vaca: cortes como o filé mignon, olho de bife, fraldinha. Maminha, alcatra patinho e outros harmonizam muito bem com Malbec, Cabernet Sauvignon, Syrah ou até um Merlot mais encorpado (reserva).

 Cordeiro e Cabrito: carnes mais pesadas – Malbec reserva, Syrah reserva e Cabernet Sauvignon reserva.

Caça maior: para Javali ou Cervo cai que nem uma luva o Cabernet Sauvignon reserva, mas também acompanham muito bem os Malbecs reserva e Syrah reserva.

Lingüiças, chourizos, salsichas: Do momento que este tipo de embutidos são especiados, caem muito melhor com brancos que com tintos.
Uma boa opção também são os rosados...falando de brancos, untuosos com madeira então...Chardonnay nitidamente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário