Se deixa claro que este não é um ranking absoluto nem total dos melhores restaurantes de Buenos Aires, este é meu ranking em função dos restaurantes que eu visitei nos últimos dois anos.
Aqui não aparecerão os mais caros, simplesmente porque eu não os frequento.
Tomem o ranking como dicas onde vocês podem ir se quiserem.
Aqui não aparecerão os mais caros, simplesmente porque eu não os frequento.
Tomem o ranking como dicas onde vocês podem ir se quiserem.
1º lugar
DOPPIO ZERO 89 PTS
Comida 36/40, Apresentação 5/5, Serviço 14/15, Ambiente 11/15 e preço 23/25
menu 7 passos
Vivo apaixonado por este restaurante, e cada vez que visito Buenos Aires vou.
Não fica em Porto Madeiro nem Palermo, não chegam estrangeiros, mas para mim dos melhores RPQ da cidade em alta cozinha.
O proprietário, Mariano é sommelier e apresenta uma boa e diferente carta de vinhos, com achados e seus sugeridos, que sempre valem a pena ter em conta; ainda mais, a diferença dos "grandes" empresários paulistas, a margem de lucro com os vinhos e correta, não exagerada nem absurda quanto aqui, e da para degustar um bom vinho, bom mesmo acompanhando a comida, por 25 reais.
Mesmo tendo menu a la carte, o melhor é ir naquele de 7 passos, que são cinco tirando dois "amousse bouche" : entrada fria, entrada quente, prato massas, prato de carne e sobremesa
ACREDITE: tudo isso, em pratos de alta cozinha, alta em qualidade e em apresentação, como se aprecia nas fotos, sai por $165 (45 reais na cotação de setembro 2013).
O lugar não é um charme, mas é simpático... o cara, este Mariano, não ostenta a presença do Olivier Anquier mas o cara é craque, figuraça em recepcionar as pessoas em te fazer sentir como em casa.
Vale realmente a pena sair do circuito de Puerto Madero e do centro e se deixar levar pelos 7 passos deste Doppio Zero.
Não e fácil me agradar, porque cada vez que volto as minhas expetativas e as saudades são maiores, mas eles mai me defraudam.
Imprdíveis paté de campaigne, penne rigatti, tiramisu e semifreddo.
PATE DE CAMPAIGNE |
beringela gratinada |
penne rigatti a caponata |
tiramisú |
SEMIFREDDO |
Doppio Zero
Soldado de la Independencia 1238
2° lugar
MENU EXECUTIVO DE RPQ EXCELENTE
Comida 32/40, Apresentação 5/5, Serviço 14/15, Ambiente 13/15 e preço 23/25
La Parolaccia é uma rede de restaurantes italianos distribuídos em vários bairros nobres da cidade, com uma alto padrão na qualidade do produto sem que isso signifique ser esfaqueado na hora de chegar a conta.
Eles tem, de 2da a 6ta, um menu executivo dos melhores RPQ da cidade, pois por 110 pesos, ums 30 reais, você tem direito a um drinque de boas-vindas, ao couvert com pates, pãezinhos e umas bolachas de queijo fantásticas, a uma entrada, a um principal e a uma sobremesa ou cafe....e ainda uma copinha de lemoncello no final.
Essa aqui é uma das muitas opções do executivo
Essa aqui é uma das muitas opções do executivo
Na sobremesa eles tem parceria com o Freddo, das melhores sorveterias da cidade.
A escolha é livre do menu meio-dia, com mas de 10 opções em cada item do menu.
Eles estão também em Porto Madero, com 3 restaurantes, todos com a mesma proposta...incluso a noite eles possuem um "menu 25 anni" , mas enxuto, mas bom também, com uma garrafa de vinho incluso a 155 pesos, uns 40 reais se você trocar bem seu dinheiro.
DICA: evite a sucursal de San Isidro, a qualidade deles não é a mesma
A.M. de Justo 1052 e sucursais
3º lugar
SARKIS 83 pontos
Comida 35/40, Apresentação 4/5, Serviço 11/15, Ambiente 10/15 e preço 23/25
- O melhor arabe/armenio de Buenos Aires-
Sarkis já não é um segredo, era originalmente um árabe/armênio bom e barato, muuuito bom de fato, mas claro, a internet descobriu ele para os turistas e deixou de ser um restaurante que vivia lotado para os portenhos a ser aquele que tem fila mesmo antes deles abrirem as portas as 8pm.
A ideia de maximizar a visita é ir em turma, impar de preferencia, porque tudo e gostoso a preços accessíveis e aí da para pedir tudo isso que vocés enxergam nas fotos.
Jantando até morrer, sendo uma turma insisto, a conta dificilmente passe de 35 reais por cabeça.
Caso ir só em duplas, a conta pode subir a 90 o casal talvez, o que para os preços paulistas e súper convidativo.
Dicas: Esfiha aberta de carne (lajmashin aberto), hommos, babaganush de chupar os dedos!
Sarkis
Thames esquina com Jufré
4º lugar
EL OBRERO 80 pontos
Comida 36/40, Apresentação 3/5, Serviço 12/15, Ambiente 6/15 e preço 23/25
o melhor "bodegón" de Buenos Aires
Outro que passou de bouca em bouca, que se internacionalizou a traves de guias de viajantes (lonely planet, frommers), jornais extranjeros e mais tarde a internet feiz o restante.
Aqui a estrela é a comida, num restaurante próximo a fazer 60 anos!!o bairro é meio sombrio, as redondezas não convidam para uma voltinha, o lugar tem charme zero, mas a comida é insuperável.
Originalmente este bodegón, fundado por dois irmãos espanholes, servia operários pedreiros (obreros) que trabalhavam na área, daí o nome.
Era uma fonda numa zona portuária, e atendia pessoal dos frigoríficos, das mecânicas.
Dos poucos lugares onde tudo o que servem é para destacar: as massas são artesanais, qualquer coisa da churrasqueira sai bem (matambrito de cerdo, mollejas que eu pedi estavam melhor que muitas grandes churrascarias da cidade), as lulas sequinhas e douradas no ponto justo, a tortilha espanhola que ainda faz suspirar a minha esposa...difícil encontrar algo que não esteja 8 pontos ou mais.
Os preços já não são para obreros, mais continua sendo bem em conta, na faixa dos 40 reais por pessoa comendo ate explodir.
Dicas: Ir e voltar de taxi - lulas de sonho - tortilha espanhola - mollejas - TUDO!
Não é longe do estadio de Boca Juniors, mas não se sugere ir e voltar a pê
EL OBRERO
A.Caffarena 64 - La Boca
4º lugar
BESARES - 79 pontos
Comida 30/40, Apresentação 4/5, Serviço 12/15, Ambiente 10/15 e preço 23/25Churrascaria de bairro de respeito - RPQ EXCELENTE
Não justifica ir especialmente , mas para quem mora proximo, e meu pai mora na esquina, é uma dos melhores custos beneficios da cidade, na hora do almoço executivo
Couvert - entrada - principal - sobremesa - cafe e copa de vinho inclusa (finca Portillo) por 82 pesos final (uns 25 reais) é imbatível.
De entrada a linguiça (chorizo) cai muito bem, até para fazer um sandwich aproveitando o couvert bem completo...a entranha (dica para quem não quer cair num porto seguro com o bife de chouriço) como principal é super saborosa e trazida no ponto pedido. e o flan de sobremesa - caseiro- é show de bola
Besares Parrilla Urbana
11 de Septiembre 4098 - Nunez - Buenos Aires
5 lugar
MALVON 76 pontos
O Malvon esta em Vila Crespo, próximo a duas áreas de compras que os brasileiros adoram pelos preços: a rua Aguirre e, um pouquinho mais distante a Av. Cordoba...os dois endereços onde estão os outlets de roupa.
O lugar é um charme só...e atrapa tanto pelos doces quanto pelos salgados.Paes e sandwiches gourmet, pattiserie de alto padrão (muffins, bolos), numa casa perfilada para os orgânicos.
É um lugar para ir em qualquer momento do dia, eles servem cafe da manhã, brunch aos finais de semana, tem almoço executivo o a la carte, e também da para ir só para tomar um cafezinho e alguma das tantas delicatessen oferecidas.
Nós fomos de almoço executivo, e por 25 reais por cabeça você tem direito a couvert, entrada,prato principal e bebida ( copa de vinho inclusa).
Bom Santa Julia Saivignon Blanc para acompanhar um saborosíssimo cous cous e o peixe que como principal nos pedimos.
Dicas: o almoço executivo e o brunch dos finais de semana tem um RPQ MB - já a la carte mesmo barato para os padrões paulistas, não é tão em conta assim.
Malvón - Serrano 789
5º lugar
EL BAQUEANO 74 pontos
Comida 30/40, Apresentação 5/5, Serviço 12/15, Ambiente 11/15 e preço 16/25
6 passos de comida exótica argentina
É um 6 passos de comida argentina, de animais exóticos, daqueles que nem a gente acostuma comer:
Jacaré. Viscacha, Nandú, Liebre foram os bichos escolhidos dessa semana.
A ideia é muito boa, gostei da experiência, a comida é de altíssimo padrão enquanto a qualidade, mas é caro para os padrões argentinos $ 300 (uns 75 reais por cabeça, e isso não inclui a bebida nem o cafe.
S e optar por uma harmonização, dói 50 reais a mais.
Não é barato nem para os padrões paulistas, são 125 reais com vinho por cabeça e aí que está o ponto de conflito, ao menos na minha cabeça:
As porcões são reduzidas, muito reduzidas diria eu, não me fecha tanto quando o tamanho do prato é 4 vezes maior que a porção
sopa de batatas |
coxinha de jacare |
salada de viscacha |
A salada de viscacha vá no mesmo sentido...porcões pequenas...não é tudo dia que você se destina a experimentar animais exóticos, não quero uma amostra grátis, quero sentir em porções aceitáveis a cada bicho!
Resumindo, dos 6 passos, são aceitáveis em tamanho só a sopa, os queijos e a sobremesa.
risoto de liebre |
risoto de liebre |
pre sobremesa |
queijos e contrastes |
A carta de vinhos é boa, e a sommelier também (trabalhou com Alex Atala aqui e fala bem português).
Ela nos sugeriu o Humberto Canale Old Vineyards Riesling, que acompanhou muito bem a comida, e teve a delicadeza de nos dar uma taça de vinho tinto sem custo adicional para acompanhar o lomo de nandu (carne vermelha).
texturas de laranjas |
Uma opção diferente em Buenos Aires, com RPQ só B para mim, fui uma vez e não repetiria.
6º lugar
PIZZERIA ROMARIO 72 pontos
Comida 27/40, Apresentação 4/5, Serviço 10/15, Ambiente 11/15 e preço 20/25
Rede de pizzarias espalhada pela cidade em barrios nobres , de ambiente descolado, com mesinhas fora muito disputadas.
O portenho adora comer fora, e principalmente se o tempo acompanham se sentar fora...bem diferente dos paulistas.
A pizza é boa, não sensacional, mas é saborosa.
Dica: peça uma "fugazzetta rellena", pizza de cebola recheada com queijo mussarela de qualidade; pode ser pedida em fatias também
7ºlugar
TANCAT 70 pontos
Comida 24/40, Apresentação 4/5, Serviço 12/15, Ambiente 13/15 e preço 17/25
Para falar a verdade esperava mais deste restaurante catalão/espanhol tão tradiça em Argentina.
Foi correto, boas gambas al ajillo (camarão alho e oleo)., rabas (lulas) douradas no ponto justo mas fininhas demais, a tortilha boa, bem boa, mas não atinge o patamar daquela que comi no "El Obrero".
Eles estão no centro da cidade, ao lado do calçadão Florida, e teu outra loja na zona norte da cidade.
Não comi mal, para nada mal, mas saí um pouquinho desiludido, talvez porque as minhas expetativas eram grandes.
Não comi mal, para nada mal, mas saí um pouquinho desiludido, talvez porque as minhas expetativas eram grandes.
TANCAT - Paraguay 645
bom blog cara, vou imprimir essas dicas pois estou viajando para Buenos Aires em novembro
ResponderExcluirEssas sugestões são importantes, pois muitas vezes somos enganados.
ResponderExcluirAs dicas dos restaurantes e vinhos serão muito bem usadas por todos que gostam de um boa gastronomia.