sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

VINICOLA SOLANDES

DIÁRIO DE VIAGEM VINÍCOLAS

BODEGA SOLANDES
VINHOS ORGÂNICOS 

Vinícola jovem, fundada em 2005 e localizada no sul de Mendoza em San Rafael, bem dentro do Canhão do Atuel.
O sul da província vem crescendo no mundo do vinho: fora a histórica Valentín Bianchi, outras vinícolas apostam a estas terras para fazer vinhos premium, Algodon Wines entre outros.



No caso desta vinícola, de capitais suíços, tive a grande fortuna de conhecer por acaso a um dos donos, o carismático Thierry Pache e a sua adorável esposa.
Eles prepararam uma degustação privada do seus vinhos na nossa ultima noite na cidade de Mendoza, nos seus elegantes escritórios e salões.
Pelo fato de ser a nossa ultima noite e nos já ter compromissos assumidos, a degustação que surgiu no momento foi mais rápida do normal, que não é o meu estilo...  aproveito este espaço para me desculpar.








É  uma vinícola em crescimento e alguns dos seus vinhos contam com o assessoramento do prestigiado enólogo Michel Rolland.
Na cata se apresentou um Solandes Chardonnay orgânico fresco, cítrico e aromático em nariz, algo mineral... para o dia a dia; vinho sem complexidade nem estrutura e duma RPQ B. Chardonnay gastronômico sem voltas. Na faixa dos 80/90 pesos lá...uns 16/18 reais.


Solandes Malbec 2012: o primeiro dos malbecs testados.Passa 10 messes em baricas de segundo e terceiro uso.
Malbec pura fruta em nariz, em boca entra guloso, mas com taninos um poco duros ainda e persistência media.Na mesma faixa de preço do que o chardonnay.



Solandes Malbec 2013: Esta safra contou com o assessoramento do Michel Roland e as diferenças são notórias.
Nariz mais elegante, , frutos vermelhos e pretos aparecendo, vinho mais refinado em boca, taninos amáveis, bom final de boca, persistente. O melhor da cata disparado.


Solandes Cabernet Sauvignon: Passa entre 6 e oito messes só barricado.
Cabernet de boca amável, fácil de beber, entra fácil e doce, com taninos firmes...persistência media.
cabernet gastronômico e tranquilo.


Conclusões finais: Vinícola em crescimento, com uma safra 2013 já produzida integralmente sob os assessoramentos do Michel Rolland.
Ficaremos a espreita para observar e comentar seus próximos passos e evolução.





Nenhum comentário:

Postar um comentário