segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

CATENA ZAPATA

DIÁRIO DE VIAGEM - VINÍCOLAS - MENDOZA

 CATENA ZAPATA 
INOVADORES e VISIONÁRIOS 

A historia da vinícola mais prestigiada da Argentina no mundo, fundada em 1902 é apaixonante: começou com a visão do Nicola Catena que deixou a escassez da sua Itália natal para plantar malbec em Mendoza, imaginando que estas terras providenciariam as condições perfeitas para o desenvolvimento da uva; logo foi o turno de Domingo, o filho maior do Nicola, de levar a vinícola a outro patamar e que continuou com Nicolás, o outro grande visionário da dinastia. Assumiu riscos, desouviu colegas que desaconselhavam muitas das suas inovadoras ideias, como plantar em altura ou imaginar que o malbec teria capacidade de envelhecer e evoluir para concorrer com os grandes vinhos franceses.

Nicolás Catena Zapata revolucionou a historia da vitivinicultura na Argentina, existe um antes e um depois dele, pois é o máximo responsável do grande prestigio que tem hoje os vinhos argentinos no mundo... chapeau! 



Tive o imenso prazer de conhece-lo numa das suas viagens a São Paulo e a grande fortuna de ser convidado para uma cata privada na piramide, organizada por Marcela Savio, a Export Manager da vinícola e Ramiro Barutta, o Hospitality Manager que nos mimaram bastante.



A piramide de Agrelo é emblemática...mesmo quando os grandes vinhos da Catena surgem de outras fincas e vinhedos, a visita é quase que obrigatória para qualquer enófilo.
Não existem como opção ainda, infelizmente, visitas mais técnicas indo com o enólogo ate as fincas onde os Angelica, Adrianna ou os Nicolás Catena Zapata se produzem, ver os solos, ter uma aula de agronomia in loco em definitiva...talvez numa próxima visita. 





Apos do tour para conhecer as belas e modernas instalações, todas muito fotogênicas, perfeitas para o turista, e um resumo da historia da vinícola catamos um branco e três tintos, da linha alta gama deles.





























Catena Alta Historic Rows Chardonnay 2011:  Conhecía já o Angelica Zapata Chardonnay, a qual considero um dos 5 melhores chardonnay da Argentina, mas não este Catena Alta, outro magnifico representante do que a vinícola pode fazer e ao patamar ao qual Ale Vigil (o enólogo) pode atingir com chardonnay de altura.
Seleção das fileiras mais históricas, este chardonnay é elegantismo, bem mineral, cremoso e cítrico. 14 messes barricado dão estrutura sem invadir ao vinho. final persistente e bem fresco; vinho para evoluir em garrafa.











Angelica Zapata Malbec 2010: Malbec de gente grande.
Blend de malbec de diferentes vinhedos, nariz sedutora e intensa com nítida ameixa e frutos pretos maduros, bem frutado.
Em boca entra contundente, guloso, mas é aveludado no palato e nunca perde o passo elegante.Final longo e complexo.Taninos firmes.
Este tipo de vinhos de alta gama evoluem não só em garrafa, mas também a partir do momento em que são abertos, e sempre a próxima taça é melhor... comprarei ele para descrever as minhas sensações a garrafa inteira.



Angelica Zapata Cabernet Sauvignon 2010: Tinha tomado a safra 2008, que comentei aqui: http://enogastrogringo.blogspot.com.br/2013/09/vinhos.html
A 2010 entrega uma nariz frutos pretos e vermelhos concentrados. Passo elegante e delicado em boca, é carnudo e de final persistente...outro grande vinho.









Nicolás Catena Zapata 2010: Final com chave de ouro!
Multipremiado e elogiado ícone da vinícola, este blend de Cabernet Sauvignon e Malbec (75/25), é um vinho que passa 2 anos em barricas de carvalho e mais dois engarrafado antes de sair ao mercado,
Vinho ainda duro, rustico, que precisa ser domado; vinho de guarda, para beber em casa e não num restaurante para apreciar gole a gole a sua complexidade. Potencial de evolução gigante.
Soltou alguns aromas apimentados e de frutos pretos em nariz. Suculento, concentrado, potente, complexo em boca, vinho com grande estrutura, grande acidez, final elegante e persistente; taninos firmes e bem mineral.
Vinho sofisticado e custoso, na faixa dos R$270 na Argentina, e acima de R$ 470 aqui, mas não caro, pelo que entrega em troca.







Visita imperdível para quem destina parte das suas ferias a percorrer Mendoza e suas vinícolas. A piramide de Agrelo esta encravada num lugar magico, a Catena Zapata é a vinícola mais prestigiada da Argentina e seus vinhos, todos disponíveis para cata segundo o segmento escolhido, são extraordinários...faz falta mais alguma razão? 







Nenhum comentário:

Postar um comentário