terça-feira, 11 de novembro de 2014

TERRUÑO - CLUB TAPIZ



DIARIO DE VIAGEM MENDOZA GASTRONOMIA II 

  TERRUÑO - CLUB TAPIZ   

SÓ PARA GOURMETS 



Restaurante e hospedagem da vinícola Tapiz que ficam num endereço diferente de onde os vinhos se produzem. 
Desta vez chegamos em turma, acompanhado por outros dois casais mais tradicionalistas, e fomos no menu de quatro passos.


Eu abraço a ideia da cozinha de autor, do cara criativo que procura surpreender; agora bem, nem todas as combinações deram certo e houve certo aborrecimento na mesa com o tamanho dalgumas porções.
Eu achei uma marcante preocupação pela apresentação do prato, visualmente perfeito, mas descuidando algumas proporções, o que não tirou uma grata impressão geral.

O que me deixou inconformado, e não é um dado menor,  foi o fato de que a harmonização dos pratos é feita somente com a linha de vinhos de entrada e da linha clássica da vinícola...o que tivesse acrescido a conta de 290 para 440 pesos por pessoa, caro em comparação a outros restaurantes de vinícolas que estivemos.

A ideia de comer numa vinícola é a de apreciar seus vinhos, e como eles interagem e harmonizam com cada prato; sendo deles os preços deveriam ser menores



Ja falando da comida, meu primeiro passo, o apetizer,  tinha cogumelos silvestres, aspáragos, queijo, ervilhas... simpático, para abrir o palato e se preparar para a entrada.







Combinação muito bem logradaQuejo de Cabra em puré doce de azeitonas, com sementes de abóbora crocantes (deliciosas) e tuile de amêndoas  










No segundo passo, que poderia ter sido memorável, pois combinou a fantástica molleja, carnuda, macia, sem gordura, com uma beterraba assada dando o toque da terra, e a doçura aportada pela geleia de goiaba, pecou na excentricidade do mascarpone, que não combinou nem um pouco...outros queijos (cambembert ou brie tanto assado como empanado) teriam funcionado melhor. 

A molleja veio em porção minuscula que gerou acalorados debates na mesa por parte dos tradicionalistas...e não faltava razão neles, pois acabou sendo outro tira-gosto, mais do que um segundo passo, quase perfeito na execução mais deixando ao cliente desejando mais.



Outras opçóes foram os langostinos em creme de açafrão e gaspacho de maça, que não experimentei por razoes obvias: não foi a minha pedida e vinham só dois no prato



Nos principais os tamanhos melhoraram: bom cordeiro braseado e correta costela de cordeiro na chapa acompanhados de batata rosti ...bom prato, mas esperava mais.

Boa pedida para amantes do peixe é a truta, selada e tenra, com chips de mandioca e creme de beterraba














O ultimo passo trouxe  a estrela da noite: a delicada creme de chocolate com cítricos  e cristais de hortelã necessários para cortar tanta doçura e dar um frescor ao prato.
Sobremesa contundente, em sabor e em tamanho



O morango com mascarpone, merengue e frutos vermelhos não provocou suspiros, mas não desentonou.



Conclusões finais: 
Os resultados finais foram diferentes segundo o casal, e a proposta em seu conjunto não foi abraçada totalmente pelo grupo.

Se você é daqueles que se importam com a apresentação do prato, com os diferentes sabores e texturas que cada passo pode oferecer, se privilegia a qualidade por sobre a quantidade, você tem o perfil do restaurante.


Agora se você é daqueles que quando acerta em cheio com a escolha do prato, pois ele é saboroso, acaba sentindo que a porção é pequena demais, ficando na vontade...aí sugiro pensá-lo duas vezes, ou escolher outro.

Terruño  - Club Tapiz
Ruta 60 km 2,5 Maipú, Mendoza

Nenhum comentário:

Postar um comentário