terça-feira, 7 de julho de 2015

JIQUITAIA - RELOADED

 MEMORÁVEL 

Já tinha escrito e me empolgado muito com este pequeno restaurante na Bela Vista, a dois passos da Av.Paulista comandado pelos irmãos Barros, com o Marcelo na cozinha e a doce Ana na recepção.

Nas ultimas duas visitas efetuadas, uma janta a seis em turma e uma a dois neste ultimo Sábado, o nível dos pratos,  a apresentação deles e a execução da cozinha continua num nível alto...altíssimo.

Fomos de novo na linguiça artesanal, para meu gosto ardida um pouquinho mais da conta mas que é o carimbo do chef Marcelo e na batata doce com gorgonzola nas entradas, esta ultima conseguindo aplausos na mesa: a harmonização da textura da batata com a untuosidade do gorgonzola deu o quefalar na mesa.








Nos principais experimentamos uma novidade do cardápio, as bochechas de porco.
Quatro dados generosos no ponto exato de cozimento geraram alguns suspiros e gemidos... as bochechas estavam saborosas, suculentas, carnudas e molhadinhas...outro grande nova incorporação ao menu.



O menu dos três passos está em 65 reais por barba, um preço bem razoável considerando a disparada da inflação e principalmente da qualidade dos ingredientes e da execução dos pratos.

Um dato não menor, ao menos para mim, é que continua SEM SER TAXADA a rolha da primeira garrafa de vinho.
Considerando os preços malucos e abusivos neste quesito praticados por muitos empresários gastronômicos em Sampa o Jiquitaia vira um oásis, pudendo acompanhar a minha refeição com meu próprio vinho que eu escolho da minha adega e não ficando limitado a  cartas muitas vezes fracas, incompletas e caras que muitos restaurantes oferecem.
Levei um Gavilán Crianza, um tempranillo que harmonizou e muito bem com o pato e o porco.
 

No mesmo alto nível apresentado nas bochechas de porco, continuam o pato com arroz de pato no tucupi e a moqueca, bem elogiadas em matérias anteriores (http://enogastrogringo.blogspot.com.br/2014/03/jiquitaia.html) 

 


Ainda não consegui neste restaurante virar fá dalguma sobremesa, e já experimentei varias considerando todas as visitas efetuadas.
A mousse de chocolate branca estava bem, mais do que correta porem no cheesecake faltou um lubricamento maior...a calda de frutos vermelhos resultou insuficiente ante o tamanho do bolo e a densidade do queijo.
 

Resumo da opera: Continua sendo uma das minhas primeiras escolhas na hora de sair jantar fora, a o continuara sendo, com um alto padrão mantido desde a sua abertura.

JIQUITAIA
R. Antônio Carlos, 268 - Consolação, São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário