segunda-feira, 10 de novembro de 2014

DIÁRIO DE VIAGEM - MENDOZA - GASTRONOMIA

     PIE DE CUBA    

COZINHA CRIATIVA NUM ENTORNO DE FAZENDA

Mendoza é uma das nove capitais do vinho, junto com  Bordeaux, Florença, Rioja, Porto, Melbourne, Napa Valley, Cidade do Cabo e a ultima incorporada Casablanca no Chile.

O Enoturismo é a atividade principal de quem chega aqui - só nesse rubro a Província recepciona mais dum milhão de turistas ao ano- mas existem muitas outras atividades: esportes radicais, escaladas ao Aconcágua, águas termais.
Uma que também vem se destacando e crescendo e a gastronomia: não só nas vinícolas onde chefs renomeados cuidam das cartas e entregam menu de passos harmonizados, mas também fora, e o Pie de Cuba é um bom exemplo.

Localizado em Coquimbito - Maipú, a 20 km da cidade, mas conveniente e bem mais perto pra quem escolhe se hospedar mais perto das vinícolas da região (Trapiche, Carina E, Zuccardi, López entre outras) este restaurante não é um lugar de passo, mas vale a pena se desviar para apreciar a sua culinária.



Ideal para um almoço a o ar livre (não tivemos essa sorte pois tocou, estranhamente, um dia bem frio em Novembro) a cozinha é boa e possuem uma boa seleção de vinhos a preços bacanas.

Este trio de empanadas superou com folga as mollejas como opção de entrada.


Já nos principais o destaque veio da mão da Bondiola de cerdo braseada (um corte suíno maturado).
A maciez da carne e a delicadeza do molho combinaram muito bem, muito bem... os tomatinhos cerejas caramelizados e cebola roxa deram a leveza necessária ao prato.




Não ficou atras o Ojo de Bife em crosta de pistache: tenro, suculento...carne macia, trazida no ponto pedido...foi uma grande pedida, pena que não foi a minha.

Desentonaram um pouco a truta e a minha pedida, os Parpadelle com camarões.
Na minha massa faltou magica, o prato estava correto mas nada inesquecível.




O lugar é acolhedor e pequeno pelo que se sugere reserva, mais nos finais de semana.


A sobremesa, um parfait de chocolate com sorvete fechou satisfatoriamente o almoço com uma muito boa relação preço qualidade.

















O bonito quintal fora é super convidativo para beber o cafe fora, embaixo das árvores, ou incluso para tirar uma soneca reparadora após varias taças de vinho...mas num dia quente claro.




Preços?
Trocando bem seu dinheiro, as entradas estão por volta de 10 a 15 reais, os principais entre 25 e 30...e bebimos um muito bom vinho, um Escorihuela Syrah Selecciones por menos de 30 reais, preços camaradadíssimos para quem enfrenta dia a dia os exorbitantes valores paulistas.

Pie de Cuba
Urquiza 800 - Coquimbito - Maipu - Mendoza

Nenhum comentário:

Postar um comentário