segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

MERCADO MUNICIPAL de SÃO PAULO



MERCADÃO  
TIPS para que o passeio não vire um cartão estourado






O mercadão é uma parada obrigatória para qualquer turista que visita a cidade, mas também para os paulistanos e os que moramos aqui... de fato eu religiosamente vou lá todos os sábados para fazer minhas comprinhas.

O mercadão é uma explosão de cores e sabores, impossível não ficar com as defesas enfraquecidas perante a quantidade e a qualidade da oferta, com tanta fruta, frios, especiarias, peixes e opções gastronômicas para comer in loco.

Como todo ponto turístico, existem trampas que evitar (se o teu orçamento é limitado) sem que isso signifique abrir mão da qualidade.

Odeio aquelas expressões absolutas do tipo “o melhor pastel do mercado” ou “a melhor massa de Sampa” como se aquele que escreve conhecesse todas as opções para dar uma opinião dessas... eu sou mais cauto e darei a minha sobre meus favoritos, após 4 anos de percorrer o mercadão...vamos lá:


Queijos – loja favorita -  RONI


 




















Imbatíveis na relação preço qualidade. Provolone defumado a 25 o quilo, caccia cavalo e a mozarela nesses valores também.Eles vendem uns saborosos nozinhos de mozarela, perfeitos para misturar numa salada com tomate, uns fiozinhos de oliva extra virgem e pimenta do reino.










Queijos: A idéia é caminhar o mercado, o mesmo queijo pode ser vendido a 72 o quilo, como o caso do Grana Padano italiano no LACTICÍNIOS ESTRELA, e uma outra barraca pode atingir os 90 contos.




















PATES e ANTEPASTOS: LACTICÍNIOS ESTRELA aqui a qualidade é realmente boa a o preço e de 39 o quilo
Sardela, abobrinha com peperoni, enroladinho de tomate seco com provolone...isso é o que eu compro aqui.
Em outros o enroladinho sobe a 50 o quilo






















Frios: linguiças artesanais, presunto serrano, Parma e outros, mas não posso falar muito porque eu compro o Villani San Daniele (D.O.C) a interessantes 120 o quilo no super, fatiado na hora.



Frutos Secos e Desidratados:
 LACTICÍNIOS  ESTRELA de novo, amendoim frito ou assado a 15 o quilo, castanhas de caju entre 35 a 45 o quilo dependendo a qualidade, só por citar alguns exemplos.









Bolinho BACALHAU:
















Aqui o vencedor é nitidamente o CAFE  MACHADO
Dos tiozinhos, irmãos eles, fazem o melhor bolinho dos que eu já provei do mercado, melhor do que o Mané (enfrente) e o Hocca.






Frutas: Aqui esta o perigo do mercado; frutas exóticas, gigantes a preço de ouro: Morangos a 90 o quilo (vão te dizer R$9 as 100 gramas, espertinhos do c...) uvas, ameixas, pêssegos a 39 o quilo...o segredo é caminhar e pesquisar.
Casa Gonzáles vende boas uvas Itália a 11 o quilo.









Massas / Quiches: Casa NANCY



Umas senhoras simpaticíssimas vendem massas pré-cozidas (boas entre 40 a 50 o quilo), quiches e se quiser almoçar algo diferente aos tradiças sandwiches de mortadela ou o pastel de bacalhau, elas fazem massas na hora, gostosas, servidas nas únicas duas mesinhas do lado de fora da loja.


Especiarias De longe os melhores preços, basta só comparar ao outras barracas e ver que se bobear, qualquer uma pode até sair o dobro. Grande sortido, incluso de meles orgânicos.




Pastel -  MANE: melhor pastel de camarão do que o super premiado Hocca.

Sandwich Mortadela MANE – e muito bom, mas é o único que comi no mercado, não posso comparar com outros.


O Mercadão é um lugar único, do melhor de São Paulo para passar uma manhã descobrindo cheiros e sabores, e um bom lugar de compras ficando esperto e sem se relaxar... caso contrario a piada pode sair cara...caríssima   


MERCADO MUNICIPAL SÃO PAULO 
rua da Cantareira 306, Centro







Um comentário:

  1. Adorei a nota, diz bem o que é o Mercadão, pra quem não conhece fica com vontade de conhecer. Esse é meu marido

    ResponderExcluir