quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

HUARPE WINES

 GRANDES SENSAÇÕES 




Fora a visita feita em Novembro a esta vinícola, detalhada aqui:  http://enogastrogringo.blogspot.com.br/2014/12/huarpe-wines.html , ficou pendente o analise dos vinhos mais top da adega.
Criados em barricas e não em berços; os irmãos Toso, descendentes de famílias tradicionalíssimas do mundo do vinho, produzem vinhos de altíssima qualidade a preços bem honestos.

Da linha de entrada deles, os Lancatay, só experimentei o Cabernet Sauvignon 2014 in loco, na própria vinícola... do resto da produção me trouce alguns exemplares para degustá-los num momento propicio, e aqui as minhas conclusões:


Taymente Malbec 2013:

Vinho comprador, pura fruta, com uma intensidade em boca surpreendente; taninos suaves, bom aporte da madeira dando corpo ao vinho sem ser invasiva. 

Smart buy dentro e fora da Argentina, fora aqui infelizmente, onde é importado e comercializado pela Maison des Caves na faixa dos 75 reais, o que prejudica notoriamente a sua relação preço qualidade.



Huarpe Winery Selection 2010 Terroir Uco Valley

Foi divinamente harmonizado com um olho de bife no Arturito, da Paola Carrosella, sobre o qual já publiquei as minhas sensações aqui: http://enogastrogringo.blogspot.com.br/2014/04/arturito.html
Este vinhaço 2/3 Bonarda e 1/3 Petit Verdot é um vinho diferente, não é para qualquer um.
A extranha combinação das duas uvas deu um vinho fresco, tranquilão mas complexo ao mesmo tempo, para ir apreciando as suas bondades taça a taça.
A suavidade e a fruta madura do Bonarda (ha muito pouco tempo atras a uva era só usada para fazer vinhos de corte) se mistura e muito bem com a estrutura e as notas herbáceas e de especias do Petit Verdot.
É um vinho com muito bom corpo, os 14 messes de barricas francesas de primeiro uso deram boa estrutura.
Para aqueles que procuram vinhos diferentes, se escapando dum porto seguro.




Huarpe Winery Selection 2010 Terroir Maipu

Oh la la!!!...Neste blend predomina o Cabernet Sauvignon, 70%, misturado com um 30 de Merlot.
Mesmo pasando o mesmo tempo madeirado do que o anterior, aqui os resultados são bem diferentes.
O vinho que já apresenta uma nariz brincalhona e profunda, com fruta preta e pimenta aparecendo nitidamente e deixando a imaginação voar prestes ao que esta por vir:  literalmente uma explosão no palato!
Vinho envolvente, de grande corpo e dum persistente e aditivo final.
Talvez merecia um prato mais contundente que esse sandwich de fraldinha com que eu acompanhei, mas precisava dum pretexto para abrir a garrafa, a ansiedade estava me matando!! 
Igualmente funcionaram bem juntos, com um claro e antecipado vencedor; o vinho





Me faltou trazer o Huarpe Terroir Agrelo, 80% Malbec e 20 de C.S e de vinhedos próprios , talvez a combinação que seguramente teria me voado ainda mais a cabeça.
Este aqui é por enquanto o único a ser importado pela Masin des Caves, a caros 99 reais



Guayquil 2007 El Elegido


Blend de cinco uvas, é o vinho ícone da vinícola.
Malbec e Cabernet Sauvignon conformam as 3/4 partes do vinho, deixando o quarto restante ao Petit Verdot predominando por sobre o Bonarda e o Tannat.
Outro vinho complexo , tanto em aromas quanto em boca.
Fiquei com a sensação que, mesmo aberto agora em 2015, tem para evoluir em garrafa.
Gostei dele, da sua acidez e seu largo final, mas fiquei mais impressionado com o Huarpe anteriormente descrito.



Para quem quer começar a conhecer esta vinícola, a amplia gama dos Lancatay (a linha de entrada) são comercializados a interessantes 49 reais aqui no Brasil no site da importadora.



Nenhum comentário:

Postar um comentário