quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

CHIUSO

Dicas de restaurantes - Buenos Aires

A EVOLUÇÃO DO DOPPIO? 

 CHIUSO 


Mariano Ackman, um carismático judeu servindo comida italiana, inventou o Doppio Zero ha mais duma década, um restaurante de bairro do qual eu tinha virado fá e sobre o qual escrevi e muito em outras matérias. 
Ele decidiu que era tempo de evoluir, de se transformar, de fazer que um restaurante de bairro e de culto virasse um mais aberto aos turistas também funcionando durante o dia, justo frente a praza San Martín, uma das mais tradicionais de Buenos Aires e bem próxima ao calçadão Florida..
Fechou o Doppio do bairro de Belgrano, o que muitos lamentamos e que funcionava e muito bem, para abrir este Chiuso.

Em Doppio as estrelas eram a comida e o Mariano, pau a pau; aqui talvez porque na nossa unica visita o Mariano curiosamente não estava, sentimos a falta dalguma cosia a mais, o ambiente diferente não ajudou pois carecia de luz suficiente principalmente na área do bar, tornando o lugar triste, meio sem graça.
Um restaurante com uma figura tão especial perde e muito quando ele não esta...foi o que aconteceu conosco, que fomos para ter uma experiencia completa e só recebemos parte dela.


Também mudou o sistema, daquele menu de passos de Doppio pra este onde se podem pedir meias porções de qualquer prato, pagando o 60% do valor total; uma mudança teórica, pois cada cliente pode montar seu próprio menu de passos, escolhendo livremente do cardápio a meia porção. 

Ficamos num porto seguro e escolhemos as grandes estrelas de Doppio, só pra ver se alguma coisa tinha mudado gastronomicamente falando.. nesse sentido as entradas, embora as mesmas, não produziram o mesmo efeito do que em Doppio: o pate, mesmo bom, tinha perdido algo de magica enquanto a mussarela trançada não empolgou na mesma proporção que aquela que ficava na minha memoria gustativa .




Nos principais todas as nossas nostálgicas sensações se perderam: sensacionais raviolones de rosbif  com manteiga e sálvia, prato memorável e até melhor daquele gravado na memoria.. aqui a evolução foi pra melhor e o Chiuso ganhou claramente a partida. .



Não ficou atras o ossobuco alla milanesese(foto de capa), uns dos antigos carros chefe e que aqui em Chiuso atinge o mesmo nível de excelência.

 Conclusões finais: mesma cozinha e diferente look e sistema, com um ambiente que precisa ser melhorado...não é prazeroso se sentar paralelo a barra de drinques, essa parte do resto ainda parece mais um bar do que um restaurante.
Talvez para aproveitar o encanto da praza, o segredo seja ir ao meio-dia e não a noite, com principais de tirar o folego.
Sentimos e muito e falta do Mariano, mesmo tendo feito a reserva com muita antecedência...essa figuraça,  a quem defini alguma vez como a mistura de Woody Allen e Capussotto (um cômico portenho) é a essência do lugar, sem ele Chiuso vira só mais um dos bons restaurantes na minha lista de visitas cada vez que volto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário