sexta-feira, 19 de setembro de 2014

ARGENTINA PREMIUM TASTING - SÃO PAULO

O EVENTO DO ANO




Um dos eventos mais importantes da Argentina, sucesso absoluto em Mendoza nas suas quatro edições decidiu levantar as barreiras e levar esse formato ao exterior da mão do WOFA (Wines of Argentina) em parceria com a INPROTUR (Instituto Nacional de Promoção Turística da Argentina); e afortunadamente a primeira cidade escolhida foi São Paulo.

A escolha não foi por acaso: Brasil representa para a Argentina o seu quarto maior comprador e São Paulo a sua cidade mais rica.

O Premium Tasting reuniu a 29 vinícolas, cada uma apresentando um rotulo que pontuou 92 o mais pontos na ultima avaliação do especialista internacional Robert Parker e teve lugar na Casa Argentina, no Jardim Paulistano.
Casa Argentina

Poucas vezes se tem a chance numa degustação de experimentar esta quantidade de vinhos e que ao mesmo tempo sejam TODOS vinhos consagrados, tops.
O sistema é o duma cata "a cegas" em flights de 5, onde o convidado degusta cinco vinhos consecutivamente sem ver o rotulo, que tem seguidamente a opinião dos apresentadores (a grande Susana Balbo foi uma delas) e do winemaker o diretor da vinícola caso estejam no evento como foi na maioria dos casos.
.
Os 29 rótulos são o chamariz do evento, indiscutivelmente, pois se escolheu uma belíssima amostra do que a Argentina tem a oferecer em matéria de vinhos, e não somente do seu grande carro chefe o Malbec... mas ter aqui na cidade a winemakers do prestigio e reconhecimento mundial como Alejandro Vigil, Daniel Pi, Sebastian Zuccardi, J.LMounier, Juan Pablo Michelini ou Pablo Martorelli não tem preço.

Pi, Vigil, Michelini, Zuccardi, Martorelli
Eu tive o privilegio de ser convidado ao evento e poder bater um papo com eles e conseguir extrair um 0,5% do que estes feras manjam de vinhos, de solos...caras realmente apaixonados pelo que fazem, descontraídos, sem postura alguma de divos considerando a fama já alcançada.
Os caras ofereceram umas palestras, umas oficinas que rolaram no dia anterior ao grande tasting.




Foram quatro clinicas, o Alejandro, enólogo da vinícola Catena Zapata e co proprietário da Aleanna falou de Cabernet Franc e Chardonnay de Altura e trouxe com ele magnificas amostras ainda não comerciais destes dos varietais; Subraiou que o Cabernet Franc e outras uvas como a Bonarda nao sustituirão ao Malbec; pelo contrario, serão seus parceiros.
Explicou que a melhor forma de mostrar a diversidade de varietais que a Argentina tem a oferecer é a través do Malbec.
O Ale Vigil ainda esta analisando o comportamento do clima e do solo em diferentes alturas, o que demostra que a vida é um eterno aprendizado, incluso para caras deste naipe.





O José Luis Mounier, enólogo da Vinicola Tukma  e proprietário da Vinícola J.L.Mounier Finca Las Nubes falou sobre os "Vnhos do Norte", em referencia aos vinhos das Províncias mais nortenhas do pais, como Salta, San Juan e Jujuy, esta ultima poco reconhecida pela produção de vinhos, da qual Jose Luis trouxe um belo exemplar, um Sauvignon Blanc de altura, a 2.670 mts da vinícola Tukma nomeado justamente 2.670, e que é completamente diferente aos SB chilenos que estamos acostumados a consumir aqui.
Falou também da evolução da qualidade do Torrontes na Argentina.
















O Daniel Pi, outro cara que dispensaria apresentações, Winemaker da Trapiche e Diretor de Enologia do Grupo Penaflor (proprietária entre outras da Vinicola El Esteco e de Finca Las Moras, alem da mesma Trapiche) venho acompanhado de belíssimos exemplares ganhadores dos Trophies Regionais no AWA 2014, alem de dar uma aula dos diferentes terroirs argentinos e comentar a grande aceptação dos jurados internacionais sobre o Cabernet Franc argentino incluso de regiões não tão badaladas como San Patricio del Chañar na Patagonia e a província de San Juan neste varietal.








Finalmente o Sebastian Zuccardi, enólogo da Vinícola Família Zuccardi explicou os diferentes terroirs de Mendoza, se focando nos solos aluvionais e a diversidade deles medidos principalmente pela proximidade  ou a distáncia de cada um com a Cordillera e a quantidade de pedras recebidas do aluvião, do fenomeno.
O Seba, outra fera, trouxe junto diferentes micro vinificações feitas nos diferentes terroirs mendocinos, mostrando comparativamente e na pratica a magnitude de como o clima e o tipo de solo interfere diretamente no produto final.












O Nicolás Aleman, responsável e dono da marca Premium Tasting mencionou que é a sua intenção traze lo de novo a sampa no ano próximo....estaremos te esperando Nico!

Nico Aleman e Rodrigo Kohn


Foram dos dias inesquecíveis para quem gosta de vinhos...foram apresentados nas duas jornadas mais de 30 joias: Gran Enemigo, Nosotros, Iscay, Adrianna, Aluvional, Eolo, Alfa Crux, Luca, Gran Familia, Bramare e Demente por  mencionar somente alguns destes rotulos impactantes.

De cada um deles escrivirei nas próximas matérias em breve.





Nenhum comentário:

Postar um comentário