terça-feira, 5 de agosto de 2014

LA MAR CEBICHERIA

REFERÊNCIA EM COMIDA PERUANA EM SÃO PAULO


Tenho essa relação de amor e ódio com o La Mar desde o primeiro dia que o conheci.
O lugar e a ambientação são super bacanas, agradabilíssimo e no coração de Itaim,  tem o carimbo dum grande restaurateur como Gastón Acurio, o atendimento em todas as vezes que eu fui foi perfeita sempre (os garçons se esmeram em explicar cada prato, os ingredientes usados e a forma de elaboração deles), e a comida é de provocar suspiros em muitos pratos.

O que me incomoda então? O PREÇO.

Fora uma elite que não se incomoda com o preço da conta, ao resto dos mortais nos muda e muito na equação final o valor que pagamos, o que a refeição acaba custando.

Paguei por dois esta ultima vez 225 reais (que viraram 250 com o serviço), levando meu próprio vinho (pois a carta deles é escandalosamente cara), sem sobremesa, sem cafe e dividindo uma entradinha, uma sopa.
Com uma segunda entrada, dividindo uma sobremesa e dois cafés a conta tivesse atingido 330 reais, 110 Euros!

Inicialmente esse valor pago de 250 contos não parece tão assustador assim, até porquê nos estamos mal acostumando aos valores ridículos de São Paulo.
Mas 250 reais são 85 Euros, e por essa grana se janta na maioria dos bistrôs e em alguns restaurantes em Paris, com entrada, principal e sobremesa para cada um, É COM VINHO!

Deixo aqui o link da a minha experiencia gastronômica em Paris o ano passado. só uma vez (e porquê pedi um vinho de 40 Euros) a conta ultrapassou o que eu gastei em La Mar.

http://enogastrogringo.blogspot.com.br/2013/09/paris.html


Deixo claro que La Mar está nos mesmos valores que tantos outros restaurantes na cidade ( incluso bem menos comparando com os exclusivos)a minha critica é geral: ha dois anos o dólar estava 1,55, dava em parte para entender esses preços considerando a supervalorização do Real, mas agora está em 2,30... um 50% acima do valor mencionado;  aí os argumentos perdem a pouca força que já tinham.



A refeição em si própria foi, boa, muito boa, começando pelo delicioso couvert: umas mandioquinhas, batatinhas e bananas fritas bem acompanhadas por 3 molhos de pimentas peruanas...de fato achei o valor do couvert muito justo e tentador a 9 reais. 
Noite de frio em sampa, e aproveitamos para pedir uma entrada diferente dos bons ceviches que acostumamos saborear aqui: fomos nesta espesa sopa (chupe peruano) com frutos do mar, pãezinhos torrados em cubos e ovo poche: gostosa, saborosa, mas cara para um valor de 30 reais que foi cobrado.










Nos principais eu fui e sem erro no pulpo anticuchero, polvo com acabamento em grelha para dar essa crocância final, deixando lo tenro por dentro mas deliciosamente crocante por fora.
O purê de batatas na textura e na temperatura certa aportaram untuosidade ao prato, enquanto as amêndoas laminadas torradas complementaram muito bem.
Tenho pratos que ficam grudados na minha memória, e dificilmente não os peça quando volto aos restaurantes...e este é um deles (o magret de pato do Le Jazz ou o falafel do Arábia  seriam outros bons exemplos).
Sólido, contundente, não defraudou nem um pouco as minhas altas expectativas
Grande pedida e super sugestão pra quem vá lá.


Minha esposa foi no arroz com mariscos: prato bem executado com boa quantidade de mariscos diversos (polvo, lula, peixe, mexilhão e outros) bem misturado com pimentões, cebolas e verduras..
Ela suspirou pelo prato, eu dei umas garfadas e gostei, mas de jeito nenhum trocaria pelo polvo.



Fora o desabafo inicial, que é geral e não particularmente aplicado a este restautrante, devo dizer que La Mar é um bom e fiel representante da comida peruana em São Paulo, comida que vai bem alem dos cebiches.
O La Mar oferece para bolsos mais fracos (como o meu) ou para quem não quer gastar 300 reais numa refeição a dois um excelente menu executivo, a 49 contos, do qual já escrevi a matéria no seguinte link:
http://enogastrogringo.blogspot.com.br/2013/12/la-mar-excelente-menu-executivo-pessima.html


LA MAR CEBICHERIA
rua Tabapuã 1410, Itaim Bibi





Nenhum comentário:

Postar um comentário