terça-feira, 27 de setembro de 2016

MERCATO CENTRALE DE FIRENZE


UMA BOA EXPERIENCIA GOURMET




Firenze é outro dos paraísos gastronômicos na Itália, fora a sua incrível beleza, um verdadeiro museu a céu aberto.
Enquanto as atrações turísticas estão em cada esquina, espalhadas por toda a cidade, gastronomicamente falando Florença oferece um leque bem sortido de opções: restaurantes chiques, trampas para turistas, comida de rua e muitas trattorias onde comer bem e barato é possível, das quais já postei algumas matérias.




Mas a novidade é este MERCATO de San Lorenzo bem no centro e bem próximo del Duomo, onde acima do mercado de frutas e peixes que fecha cedo foi criada uma área gourmet de produtos típicos da Itália, onde a excelência fala mais alto.
O projeto conservou toda a imponência do velho prédio onde foi localizado, respeitando a historia Fiorentina.
A mesa então esta servida para o foodie: cerveja artesanal, cozinha a vista, um bar central bem chique, restaurantes tradicionais, wine-bar, loja de delicattessen e iguarias varias, um cheiro envolvente, difícil fugir!
O primeiro andar onde se desenvolve este mercado tem duas áreas diferenciadas: o próprio andar com as lojinhas gourmets e o mezzanino onde já ficam os restaurantes mais tradicionais com vista ao espaço gourmet debaixo.





Assim, é possível achar aquele presunto Parma estacionado 30 messes, aquele vinho top, massas frescas artesanais e orgânicas  e muitas outras iguarias: pizzas, sandwiches premium e frios de todos os sabores e preços se espalham pelo salão de quase 3.000 metros quadrados.


Uma opção inteligente também é fazer as compras aqui e levar para o apé, que no nosso caso estava quase que do lado.
Foi o que fizemos, já tínhamos comprado bons vinhos e usamos o Mercato para nos aprovisionarmos.


Compramos uma burrata sensacional, presunto Parma e San Daniele, ciabattas  e bons queijos e fizemos no apé um dos jantares memoráveis da viajem.



O lugar foi pensado para comer lã, o salão como se aprecia nas fotos e lindo, limpo com  cadeiras super confortáveis.  Numa cidade cheia de turistas, este mercado é novo, pelo que ainda não ha multidões; se respira tranquilidade e sofisticação. 


Em definitiva é um lugar gourmet para quem não quer aquele ritual de sair jantar fora num restaurante e ter uma variedade de opções no mesmo lugar, mas também um grande mercado onde comprar provisões premium.

Não é uma opção imperdível em Florença, mas é uma boa dica para um foodie, que me o agradecerá depois.








Mercato Centrale Firenze
Piazza del Mercato Centrale – Via dell’Ariento
http://www.mercatocentrale.it



Nenhum comentário:

Postar um comentário