segunda-feira, 18 de abril de 2016

PARIS - LA BILLEBAUDE


  EGG - on the road  

  MELANCOLICO  


Tinhamos grandes lembranças do La Billebaude de quando o visitamos em 2013, e quando decidimos voltar a Paris nem duvidamos um pouco em agenda-lo para uma nova visita.
A sensações vividas naquela época estão aqui: http://enogastrogringo.blogspot.com.br/2015/10/paris-gastronomia-la-billebaude.html

A visita não começou bem porque mesmo com data marcada e agendada, imensa foi a nossa surpresa de ve-lo fechado.
O restaurante esta muito bem localizado, a duas quadras da Torre Eiffel numa cortadinha tranquilona, numa área nobre da cidade.
Decidimos voltar no meio-dia seguinte (bem cedo) e a sensação inicial foi de certa tristeza: o restaurante estava aberto mas não o parecia, portas fechadas, cortinas fechadas e ninguém no interior quando arrisquei abrir a porta.
Finalmente Pascal o dono apareceu e fizemos a refeição: boa, mas sentindo que faltou algo a mais: vida.

  

Os pratos, que descreverei em breve estavam saborosos, a comida não decaiu tanto assim...mas a tristeza do lugar, almoçar soizinhos, e um Pascal bem mais apagadinho do que trés anos atrás, sem se desculpar sequer pela gafe do dia anterior viraram um muito bom almoço num melancólico, apagado, sem os outros elementos que também fazem parte duma saída, duma refeição fora de casa.



Dito isto, a comida em si própria foi boa de verdade, para começar pelo o arenque defumado e marinhado (foto do capa) que estava incrível! Legumes, batatas e o arenque marinhados em um bom aceite extra virgem deixaram o peixe saboroso, delicado, o que não é fácil de conseguir num arenque. Porção também suculenta e generosa, pelo que deu para fazer a "formule" tão caraterística dos bistrôs parisinos com uma entrada e principal, e a outra com o principal e sobremesa, o que deu 24 Euros por cabeça sem bebidas.
Os principais não foram memoráveis como na nossa visita do 2013, mas estavam mais do que corretos.
Eu fui no bife no molho de roquefort com legumes: correto, carne irlandesa mal passada como pedida, selada por fora na frigideira...não emocionou mas sem cobranças.


A minha esposa foi num prato clássico da culinária argentina: mollejas (sweetbreads) e figados em dadinhos muito bem temperados com purê de batatas e ciboulette...ela não suspirou pelo prato e eu não desaproveitei a oportunidade de garfar a vontade.
Molleja tenra, crocante, carnuda, muito bem lograda, os figados acompanharam bem...talvez a unica critica seria de proporções: poucas mollejas.



O molleaux au chocolat com creme inglesa estava igual de saboroso quanto aquele gravado na nossas memorias gustativas de 2013.


Deixando a melancolia do lado, a refeição não desapontou, mas numa refeição a comida, mesmo sendo o mais importante, não é o único, deixando um sabor agridoce a nossa visita.



La Billabaude 
29 rue Exposition, 75007 Paris 







Nenhum comentário:

Postar um comentário