terça-feira, 14 de julho de 2015

VILLA TRAVIGNOLI - CHIANTI

PAIXÃO FAMILIAR 



Conheci esta vinícola na ultima Expovinis aqui em sampa; fiquei impressionado pela qualidade dalgum do seus vinhos que experimentei e decidi inclui-la na minha lista de aziendas a visitar no meu passo pela região de Toscana.
Contamos claro, com o convite e a grande disposição de Giovanni Busi a tal efeito, infinita geração da família a cuidar dos negócios da vinícola.


A visita foi agradabilíssima, se percebe no ar a paixão pelo que fazem e a dedicação de toda uma vida entregada ao vinho.
Azienda pequena dumas 70 has, que faz parte do Chianti (D.O.P), numa área lindíssima da Toscana , que vale e muito a pena ser percorrida e que fica a menos de 20 km de Florença.
Giovanni é um craque, super anfitrião que nos fez sentir bem a vontade e dedicou parte do seu valioso tempo em nos mostrar todas as instalações onde seus vinhos são produzidos, estacionados e investigados.



Solo calcário, altitude de quase 400 mts, sol o dia inteiro e a proximidade com os Apeninios são as caraterísticas principais do terroir desta parte do Chianti e desta azienda em particular.

Falando em vinhos, tivemos uma boa amostra de tudo o que ali se produz, e degustamos também um tesouro, um Tegolaia safra 2000 que o Giovanni tirou da sua coleção especial e fez questão de abri só para nos.




Um vinhaço que ainda estava impecável e que como sempre comento, vinhos muito estacionados ou de guarda precisam dum tempo para se abrirem e mostrar todo o seu potencial.
No caso deste Tegolaia 2000 Chianti Ruffina Riserva a cor e o persistente final de boca se manteiam intatos assim que aberto, seguramente se tivéssemos voltado a beber a outra metade da garrafa o dia seguinte, deixando -lo evoluir 24 hs, as sensações seriam insuperáveis.
Faltou algo de nariz logico, mas é obvio que um exemplar deste tipo e desta guarda não ia conseguir despedir todas as suas fragrâncias aos 15 minutos de aberto.
Um grande vinho que me arrependo não ter perguntado se estava a venda, para degustar em casa com os tempos necessários de abertura que eu preciso para fazer uma avaliação completa.




Degustamos praticamente toda a linha de produção, começando por um chardonnay com um toque de sauvignon blanc bem frutado e pronto para beber: fresco, sem madeira e sem mistérios, o Villa Travignoli Gavigano IGT.
Vinho elegante, intenso em nariz, comprador, saboroso em boca e de persistência media.
Não pretende ser mais do que é, e entrega bastante em função do seu valor nominal.






Seguimos com o VILLA TRAVIGNOLI CHIANTI RUFINA D.O.C.G, um sangiovese que passa 6 messes barricado e mais outros 6 em inox.
Uma nariz sedutora e prometedora com toques florais e fruta vermelha, cereja, ameixa..
Vinho com corpo médio, no palato se bebe fácil, honesto, franco e de muito bom RPQ na faixa do mercado onde concorre, entre 7 e 10 Euros.





O Tegolaia - Chianti Rufina Riserva  se mostrou como um Chianti de gente grande.

A melhor sensação que tive com este vinho foi o poder de evolução que evidenciei nele; quatro ou cinco anos num chianti riserva são poucos para um vinho que passou 20 messe em madeira.. ainda esta na curva ascendente e acho que atingira todo o seu potencial em outros 3 ou quatro anos.
Dum rubi vibrante, entrega logo de cara uma nariz rica, convidativa, algo defumada.
Em boca se percebe algo da mineralidade do solo e taninos que ainda precisam ser domados; a fruta não se impõe, mas pinta ser uma clara vencedora em pouco tempo, assim que atingir o alto da curva.
Bom exemplar com alto poder evolutivo.














Passamos realmente uma tarde encantadora na azienda, checando cada um dos rincões das charmosas instalações da vinícola, testemunhando os próximos sangioveses a serem plantados como cada uma das fases da produção destes belos vinhos, da mão dum apaixonado como Giovanni, que no somente manja muito do assunto mas que tem a  vontade de compartilha-lo e a clareza de poder transmitir esse conhecimento.




















Agradecemos a Giovanni, um grande anfitrião, pela possibilidade de "assegiare" seus grandes vinhos e principalmente o tempo dedicado... uma verdadeira aula de vinhos..



















Nenhum comentário:

Postar um comentário